InícioSaúdeGramado e Canela1ª Conferência de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde em Canela

1ª Conferência de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde em Canela

Tempo de leitura: < 1 minuto

CANELA – Em uma cerimônia , realizada na última quinta-feira (27), aconteceu a 1ª Conferência de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde de Canela. A cerimônia foi iniciada pela Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Sra. Marina Susin Siota, e o Secretário de Saúde, Sr. Álvaro Ricardo Grulke.  Este evento, promovido pelo Conselho Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, aborda o tema central “Gestão do Trabalho e Educação em Saúde” e tem como objetivo principal aprofundar o debate e avaliar as políticas de trabalho e educação em saúde.

A conferência visa reformular diretrizes e propostas que são aplicadas nas políticas públicas de saúde em todas as esferas de governo, com foco no fortalecimento das ações intersetoriais de gestão, trabalho e saúde. Um dos principais objetivos é definir as propostas de Canela que serão apresentadas na Conferência Estadual de Saúde, a ser realizada em Porto Alegre. Durante o evento, serão eleitos quatro delegados que representarão o município na conferência estadual.

Propostas Discutidas

Eixo 1: Gestão Pública do SUS

Manutenção do SUS como Política de Saúde de Estado, assegurando a gestão das políticas públicas e serviços próprios exclusivamente pelo setor público.

Estruturação de políticas públicas que considerem a territorialidade e regionalidade para o acesso à saúde, garantindo os princípios de universalidade, equidade e integralidade.

Transparência na comunicação e execução das políticas públicas, fortalecendo a atuação dos conselhos de saúde e qualificando o processo de fiscalização.

Eixo 2: Saúde do Trabalhador

Atualização dos recursos federais para os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), permitindo a continuidade das ações de vigilância e assistência em saúde do trabalhador.

Fortalecimento dos CERESTs por meio da gestão e financiamento estadual, garantindo capacitação aos municípios e atuação integrada, desde a atenção básica até a alta complexidade.

Implantação de um plano de carreira para todos os servidores da saúde do Estado do Rio Grande do Sul, com isonomia de vencimentos e ascensão funcional, através de concursos públicos.

Implementação do Piso Nacional da Enfermagem e garantia do piso salarial às demais categorias profissionais da saúde.

Eixo 3: Educação e Promoção da Saúde

Implantação de programas de educação em ambiente extraescolar, em contraturno, para crianças e adolescentes, com financiamento e apoio intersetorial das secretarias de educação, esporte, saúde e assistência social. O objetivo é promover o desenvolvimento integral desde a infância, evitando a exposição a ambientes e práticas nocivas.

Retomada do projeto de Vivências e Estágios no Sistema Único de Saúde (VERSUS/Brasil), visando fomentar o protagonismo e a formação inter, multi e transdisciplinar no SUS, especialmente com as populações mais vulneráveis.

Manutenção do provimento médico pelo Ministério da Saúde através do Programa Mais Médicos, considerando critérios como vulnerabilidades socioeconômicas e a dependência da população do SUS.

Garantia de recursos financeiros para a capacitação dos servidores públicos atuantes no SUS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Festa do Figo de Nova Petrópolis define programação e recebe aporte municipal

GRAMADO - O Poder Público Municipal e a Associação Cultural e Esportiva Linha Brasil firmaram termo de fomento nesta quinta-feira, 18 de dezembro, no...

Gazeta Funerária: Curta metragem gramadense será exibido em duas sessões na próxima semana

GRAMADO - As relações pós-vida são o tema do curta-metragem Gazeta Funerária, produzido pela proponente Naiana Amorim e Melancia Filmes, produtora audiovisual de Gramado....

Redes municipais e estaduais definem encerramento do ano letivo na região

João Pedro Boch [email protected] REGIÃO - As redes municipais de Gramado e Canela, além das escolas estaduais, já definiram as datas de encerramento do ano letivo,...

Economistas da Fiergs e Farsul alertam para desequilíbrio fiscal e desaceleração econômica

REGIÃO - A RA (Reunião-Almoço) da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), de segunda-feira (3), reuniu no mesmo...

Novo momento

CANELA - Na tarde desta sexta-feira, 31 de outubro, a reportagem do Jornal Integração esteve na Secretaria de Turismo de Canela para uma entrevista...
error: Conteúdo protegido