Sempre ouvi falar muito em relação as fake news em momentos de caos durante a época que estive fazendo minha graduação em jornalismo. E isso ficou bastante evidente como uma realidade durante essas tragédias. Tivemos inúmeras fake news sendo divulgadas. Agora por último a principal foi as dos aeroportos divulgadas pelos principais veículos de imprensa do Estado e do Brasil, onde citavam que a paralisação do aeroporto iria até setembro. Canela e Gramado com essa informação praticamente já estava decretando um ano perdido com essas informações, sabendo que boa parte dos turistas desembarcam no Salgado Filho. A Fraport veio a público e reiterou que segue com suas atividades suspensas até o final do mês de maio. Mas que em nenhum momento citou sobre reabrir somente em setembro.
Prefeito agradece voluntários
Em entrevista concedida de forma exclusiva em seu gabinete nesta quinta-feira (16), o prefeito Constantino rasgou elogios para o trabalho dos voluntários durante este período de calamidade no Rio Grande do Sul, citou as diversas frentes e agradeceu a todos que estiveram e seguem trabalhando na colaboração de reerguer o Estado. Começou citando os jipeiros, os gaioleiros e os grupos de motocross pela colaboração nos resgates das famílias ilhadas e seguiu falando depois de todos os voluntários que estão colaborando seja com doações, ou na colaboração da triagem de alimentos e roupas das doações. Além disso, também agradeceu a todos que seguem doando, seja através dos centros de coleta da prefeitura, seja através da distribuição feita de forma privada pelos próprios voluntários.
FGTS
Nesta semana tivemos diversos questionamentos sobre como a comunidade canelense poderia sacar o FGTS por conta do estado de calamidade do município. Fomos atrás dessas respostas e recebemos a informação de que esse dinheiro será somente para as pessoas das localidades atingidas diretamente. Além disso, o município ainda está passando pelo processo de aprovação da Caixa, e deve ser liberado o saque até o dia 21 de maio para quem realmente foi atingido.
Equívoco
Não tenho nada contra o vereador Alberi Dias, bem pelo contrário, tem vários projetos que leva para a Câmara realmente interessantes e grande maioria aprovados por unanimidade na Câmara. Mas nesta semana, assim como na Pandemias ele foi mal ao fazer o uso de suas palavras. Naquela ocasião queria pulverizar a cidade de avião. Dessa vez utilizou da seguinte frase “Nós precisamos comprar um helicóptero para a Defesa Civil, para os Bombeiros aqui. Não é impossível. Verba federal tem. Não veio verba federal para 2 roçadeiras aqui? Então pode vir também para um helicóptero. Não é uma ideia maluca, é uma ideia que teríamos que pensar juntos.” A ideia em si não é maluca, e eu até entendo a ideia da compra de um helicóptero, mas comparar verba para duas roçadeiras e para um helicóptero, que grande equívoco vereador. Uma roçadeira com 1000 reais compra uma, talvez até duas. Um helicóptero custa no mínimo 6 milhões.
Transporte 100% gratuito
Em meio ao caos que estamos vivendo nos últimos dias por conta dos desastres naturais ao mínimo uma notícia boa teremos, pelo menos para os universitários. O valor de 100% do transporte gratuito finalmente entrou em vigor, após toda a burocracia, e todos os papéis devidamente assinados, agora os universitários terão transporte gratuito para estudar.
Nova era
Foram 21 anos do Jornal Integração em forma impressa, iniciada lá no ano de 2003, e realizada até essa semana em 17 de maio de 2024, estamos agora definitivamente aderindo a modernidade e a era da tecnologia. Sigam nos acompanhando através das redes sociais, e também da nossa nova edição digital toda sexta-feira.