InícioNotíciasGeralEscritor gramadense irá representar o Brasil em Feira Internacional

Escritor gramadense irá representar o Brasil em Feira Internacional

Tempo de leitura: < 1 minuto

Nicolas Felippetti

[email protected]

GRAMADO – O escritor e agente cultural Ariel Fonseca Pulsz está prestes a fazer história representando o Brasil na 48ª Feira Internacional do Livro de Buenos Aires, na Argentina. Este evento de grande escala, considerado um dos maiores da América Latina e entre os cinco maiores do mundo, será realizado de 25 de abril a 13 de maio.

A presença de Ariel Fonseca Pulsz nesta feira é um testemunho de sua dedicação à literatura e sua saga de livros “As Crônicas de Sathira”, que ganharam reconhecimento internacional em países como Portugal, França, Espanha, Angola e Moçambique. Nascido em Gramado julho de 1995, Ariel é escritor, músico e palestrante, que traz não apenas suas obras, possui formação em Gestão Ambiental, seus trabalhos visam abordar questões ambientais e filosóficas da existência humana.

A participação de Ariel na Feira Internacional do Livro de Buenos Aires é resultado de um processo seletivo rigoroso, onde sua inscrição foi realizada através do site oficial do evento, www.el-libro.org.ar. Além de participar de oficinas literárias e apresentar sua obra, Ariel também estará cadastrado oficialmente como escritor, contribuindo para a diversidade cultural presente no evento.

Representando Gramado, Ariel destaca a importância de levar suas obras para o mundo, contribuindo assim para a evolução literária e cultural da região. Ele expressa sua gratidão pela oportunidade de fazer parte deste evento e compara a experiência a participar de uma Copa do Mundo no mundo literário. “É uma grande realização como escritor fazer parte de um evento cultural de tamanha expressão. Poder estar presente na Feira Internacional do Livro de Buenos Aires na Argentina é como ir jogar uma copa do Mundo no meio futebolístico. Levar minhas obras do Sul do Brasil para o Mundo é poder compactuar com a evolução literário da nossa história, e isso enche o meu coração de alegria e gratidão”, enfatiza Pulsz.

Questionado sobre suas expectativas e objetivos pessoais para esta participação na feira, Ariel destaca que busca o reconhecimento internacional de suas obras, bem como a distribuição e tradução de “As Crônicas de Sathira”. O escritor ainda destaca sobre o aprendizado que poderá obter num evento deste porte. “O aprendizado profissional, uma vez que a Argentina é um país de referência no meio literário. Segundo dados da Associação Internacional de Leitura Conselho Brasil Sul, enquanto o brasileiro lê em média um livro por ano, os uruguaios e argentinos leem quatro livros nesse período. Somente na cidade de Buenos Aires há mais livrarias do que em todo o Brasil.”

Durante sua estadia em Buenos Aires, além das atividades programadas na feira, Ariel planeja explorar alguns dos templos da literatura mundial, como a livraria El Ateneo e a Biblioteca Nacional da Argentina que reúne a maior fonte bibliográfica das Américas. Ariel também expressa sua gratidão pela assistência e apoio recebidos da Secretaria Municipal de Cultura de Gramado, que auxiliou no processo de concessão de bolsas culturais para viabilizar sua participação neste evento internacional.

Com sua participação na feira literária, Ariel Fonseca Pulsz irá representar tanto a tradição cultural de Gramado e a promoção da literatura brasileira no cenário internacional. No seu retorno ao Brasil, o escritor tem como compromisso em contrapartida cultural uma onda de atividades gratuitas na cidade, que incluem, palestras em escolas e bibliotecas e apresentação artística junto ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).  

Para quem quiser acompanhar um pouco mais a trajetória do escritor, as redes sociais são Instagram: @arielpulsz e Spotify: Ariel Pulsz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Festa do Figo de Nova Petrópolis define programação e recebe aporte municipal

GRAMADO - O Poder Público Municipal e a Associação Cultural e Esportiva Linha Brasil firmaram termo de fomento nesta quinta-feira, 18 de dezembro, no...

Gazeta Funerária: Curta metragem gramadense será exibido em duas sessões na próxima semana

GRAMADO - As relações pós-vida são o tema do curta-metragem Gazeta Funerária, produzido pela proponente Naiana Amorim e Melancia Filmes, produtora audiovisual de Gramado....

Redes municipais e estaduais definem encerramento do ano letivo na região

João Pedro Boch [email protected] REGIÃO - As redes municipais de Gramado e Canela, além das escolas estaduais, já definiram as datas de encerramento do ano letivo,...

Economistas da Fiergs e Farsul alertam para desequilíbrio fiscal e desaceleração econômica

REGIÃO - A RA (Reunião-Almoço) da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), de segunda-feira (3), reuniu no mesmo...

Novo momento

CANELA - Na tarde desta sexta-feira, 31 de outubro, a reportagem do Jornal Integração esteve na Secretaria de Turismo de Canela para uma entrevista...
error: Conteúdo protegido