InícioColunistasCâmara antidemocrática

Câmara antidemocrática

Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta semana, a Câmara de Vereadores de Canela surpreendeu ao impedir os internautas de registrarem comentários nas postagens na rede social da Casa (Facebook e Instagram). A determinação foi imposta pela Mesa Diretora, que é formada pelos vereadores Jefferson de Oliveira, Carmem Seibt, Alberi Dias e Emília Fulcher.

Eles se reuniram na quinta-feira (18), e dentre outros assuntos abordados, decidiram de forma unânime por desabilitar os comentários. Conforme a ATA desta reunião, a justificativa é: “Desabilitar os comentários nas redes sociais pode ser uma estratégia eficaz para preservar a qualidade do ambiente digital e reduzir o risco de disseminação de discurso de ódio, desinformação e comentários prejudiciais, desta forma, a Mesa Diretora concordou com essa solicitação”. Nesta semana, a assessoria de comunicação da Câmara divulgou o número (54) 3282-3828 de whats para os munícipes enviarem mensagens e apresentou mais uma justificativa: “A maior motivação para tal decisão foi a maneira ofensiva, com pouca educação, e também o grande número de perfis falsos que atacam as figuras políticas, podendo gerar imbróglios jurídicos, sobretudo por conta do ano eleitoral”.

Pois bem, a coluna concorda que a internet é um local onde os internautas não possuem limites para ofender, isso é um fato. Mas essa medida da Câmara é basicamente uma censura, e não é censurando o povo que isso será resolvido. Com essa decisão, no fim das contas, a Mesa Diretora quer apenas evitar desgastes e, sendo assim, a maneira mais eficaz para evitar comentários prejudiciais ou ‘com pouca educação’ é não sair de casa, não ter rede social, não se candidatar a cargo público remunerado com dinheiro do contribuinte e não se meter em nenhuma atividade social que possa refletir algum tipo de crítica.

Se o internauta errar a medida e injuriar ou difamar, o caminho é acionar o Poder Judiciário e fazê-lo sofrer as consequências legais. No caso dos perfis falsos, sinceramente, além do rigor da lei, os covardes que se prestam a isso merecem um baita tundão de laço.

TRIBUNA DO POVO

Lais Andreia de Ataídes utilizou o espaço no início da sessão ordinária desta semana para falar sobre o bairro Bom Jesus que, segundo ela, está abandonado pela administração pública. Sede da Associação de Moradores, praça e espaço de lazer na localidade, esgoto a céu aberto, alagamentos e recolhimento de lixo foram algumas das pautas levadas pela contribuinte para a reunião dos vereadores.

PROMESSAS

Depois de duas sessões ausentes, Jerônimo Terra Rolim (PDT) voltou inspirado. Nesta semana, logo na primeira fala, elencou sete promessas de campanha feitas pela administração e que ainda não teriam sido cumpridas. Uma delas tem relação com o pórtico na entrada da cidade.

INOVAÇÃO NA GESTÃO PÚBLICA

Esta semana está bem movimentada em Canela. E o foco dessa movimentação é a inovação. Veja comigo: nos dias 23 e 24, aconteceu aqui o Fórum Gaúcho de Cidades Educadoras que discutiu a inovação e a tecnologia dentro da educação. Ontem teve a Missão Municipalista ali no Cidica com envolvimento de mais de 50 cidades que integram entidades regionais como a Amserra, Amesne e Amucser.

E ontem e hoje ocorre o Congresso Gaúcho de Cidades Digitais e Inteligentes com a presença de mais de 500 inscritos de 100 Prefeituras. Este evento ocorre no Tri Hotel. Estas realizações foram divulgadas pelo vereador Luciano Melo, criador do Cidica e que vem puxando a régua de Canela para um patamar superior quando o assunto é inovação.

“Estamos discutindo inovação e tecnologia para os municípios de todos esses participantes. E é claro que Canela tem que evoluir nesse sentido, nós precisamos digitalizar o setor público, buscar inovação e tecnologia. É preciso entender isso”, enfatizou.

ENTREVISTA

Hoje, às 8h, vamos entrevistar aqui na rádio Integração Digital os gestores do Hospital de Caridade de Canela. Para acompanhar basta acessar o site leiafacil.com.br ou a página do Integração no Facabook. Além da administração da Casa de Saúde, vamos abordar questões como a destinação do lixo hospitalar, que foi assunto abordado na tribuna da Câmara nesta semana.

CÓDIGO TRIBUTÁRIO

A vereadora Carla Reis (MDB), está solicitando que a Prefeitura realize um estudo para promover mudanças no Código Tributário do Município. A Associação dos Contabilistas da Região das Hortênsias apresentou uma proposta de alteração, especificamente no Art. 78 do Capítulo II, que versa sobre infrações e penalidades relacionadas ao Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) e obrigações acessórias.

Durante a tarde de segunda-feira (22), a Vereadora promoveu uma reunião para tratar detalhes do assunto. Participaram do encontro, Ismael Schneider representante da Associação dos Contabilistas da Região das Hortênsias, Rafael Simões, Inspetor de Tributos Municipais da Prefeitura e o assessor jurídico da Câmara, o advogado Fabiano Faes.

A Associação dos Contabilistas acredita que algumas modificações trarão mais flexibilidade e justiça ao sistema tributário municipal, incentivando a autorregularização e promovendo um ambiente mais favorável aos contribuintes.

REPUBLICANOS, PL e PP

O ex-secretário de Obras, Luiz Cláudio da Silva, o Ratinho, assinou ficha com o Republicanos e já colocou seu nome à disposição para participar da eleição deste ano. Neste partido também está o Paulo Tomasini que já anunciou disposição para compor majoritária. “Da minha parte está tudo combinado”, me disse nessa semana. Tomasini também comentou que o partido pode indicar outra pessoa. “Vai depender do Republicanos e do PL, mas se tiver outro eu não me importo”, ponderou.

Sabendo das pretensões do Progressistas em ter candidato a prefeito, inclusive com dois nomes dispostos (Cristina Moura e Moisés Souza), Tomasini me formou a seguinte observação: “Temos que ver como vai se comportar o PL com o PP. Não dá pra ir PL e PP separados. Se forem separados é para bater palma para os outros fazerem festa”, avalia. “A situação do Republicanos é mais cômoda, agora o PL e PP precisam conversar, um deles terá que abrir mão”, observa.

É verdade que pelas características políticas até existe alguma aproximação entre estas duas legendas, mas na prática ainda não houve conversas entre as lideranças. Eis o X da questão, a coluna acredita ser bem difícil uma aproximação entre esses dois partidos.

NÃO É UM MÉRITO

Na sessão desta semana, o vereador Vellinho Pinto (PDT), que foi prefeito durante três gestões em Canela, falou novamente, acho que pela enésima vez, que o governo do PDT foi quem pavimentou a primeira rua da cidade, foi o responsável pelos primeiros asfaltamentos. Eu gosto muito da ideia de valorizar o nosso passado, saber de onde viemos e para onde queremos ir.

No seu tempo e com as suas possibilidades cada governo deixou uma marca, e assim é em todo lugar. O Vellinho está no seu legítimo papel de exaltar seus feitos. E enquanto cidadão, me limito apenas a enfatizar que cada governo não fez, ou faz, nada além da sua obrigação, afinal, estamos nos referindo a dinheiro público. E já ouvimos que o atual governo foi quem mais fez asfaltos e reitero: nada além da sua obrigação. Para o contribuinte a questão sempre vai ser a boa gestão dos recursos públicos. Dito isso, seguimos…

MANA NÃO CONCORRE

A 5ª suplente de vereadora em Canela, Andresa da Conceição, a Mana (MDB), que fez 441 votos na eleição passada, não vai concorrer no pleito deste ano. Ela assumiu como parlamentar na vaga de Marcelo Savi, enquanto ele respondia pela Secretaria de Obras. E mesmo que pudesse mudar de ideia até a convenção do partido, ela está inelegível por ter assumido como secretária adjunta na Secretaria de Assistência Social.

SURTO HISTÓRICO

O Brasil concentra 83% dos casos de dengue das Américas em 2024. Ao todo, são 237% mais ocorrências que o mesmo período de 2023. Já são 3 milhões de casos e 1.200 mortes no país. No Rio Grande do Sul, até quarta-feira, 102 pessoas morreram em decorrência da doença neste ano e mais já havia mais de 83 mil casos confirmados. Em Gramado, 106 pessoas tiveram confirmação de Dengue, em Canela são 23 casos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gilberto Cezar anuncia filiação ao PSD

O prefeito de Canela, Gilberto Cezar, anunciou neste sábado, 30 de agosto de 2025, sua filiação ao PSD. O ato contou com o apoio...

Motociclista é detido após acompanhamento da Brigada Militar em Canela

Na manhã deste sábado (30/08), um motociclista desobedeceu ordem de parada da Brigada Militar e seguiu em alta velocidade pelo centro da cidade. Durante...

Empresária de Canela denuncia tentativa de golpe com PIX falso

Uma empresária do ramo de confeitaria em Canela procurou a reportagem do Jornal Integração para relatar uma nova tentativa de golpe envolvendo pagamentos via...

IGP confirma feminicídio seguido de suicídio em Canela

A tragédia que abalou a comunidade de Canela no final de julho teve nesta semana uma confirmação oficial. Os laudos técnicos do Instituto-Geral de...

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...
error: Conteúdo protegido