Com o mundo globalizado, portanto, sem fronteiras, diversos acontecimentos acabam afetando a todos. Com a chegada do Coronavírus, oriundo da China, não é apenas a área da saúde atingida. Basta acompanharmos um pouco do mercado de investimento nas Bolsas de Valores pelo mundo afora e verificarmos o quanto foram desvalorizadas estas aplicações. Tudo porque as expectativas de produção e lucros projetados não se confirmarão aos investidores.
FUGA PARA O DÓLAR.
Qualquer um de nós, ao vermos nossos negócios não dando o resultado esperado, procuramos alternativas. Para investidores, uma aplicação é o Dólar. Ou seja, retiram suas aplicações de ativos de empresas e compram esta moeda. Naturalmente, quando a procura de uma moeda estrangeira se fortalece, acaba desfavorecendo a moeda nacional. Nosso Real acaba se desvalorizando perante a moeda americana
DÓLAR EM ALTA.
Nesta briga por maiores resultados, perde a Bolsa de Valores com a saída de recursos, causando, portanto grande desvalorização ao mercado de capitais e se valoriza o dólar pela maior procura de investidores.
VACINA ANTICRISE.
Como qualquer outra crise, esta também vai passar. O mundo é feito de negócios. São eles que movimentam as cidades. As empresas irão retomar sua produção e a moeda americana irá se estabilizar. Nosso maior problema continuará sendo a burocracia que atinge nossos negócios. É difícil abrir uma empresa para se trabalhar legalmente, é difícil mantê-la aberta. Não existe incentivos a produção entre outras. A contratação de um funcionário é cara e complicada, A carga de impostos é alta e traz poucos benefícios. Nosso país precisa sim realizar uma Reforma Administrativa para encolher o tamanho do governo e uma Reforma Fiscal para melhor distribuir seus impostos.