Fábio Grison, Divulgação
As irmãs Rosane e Viviane Gasparin estão à frente de uma nova iniciativa enogastrônica, em Caxias do Sul. Na Vinícola Don Giácomo, que administram em companhia do pai Hermógenes, montaram estrutura que contempla uma pizzaria, com rodízio e serviço a la carte, além da degustação de cinco fatias de pizzas harmonizadas com cinco diferentes vinhos. No mesmo espaço montaram o Vino Spa, onde são oferecidos serviços de manicure, cabeleireiro, bronzeamento e massagens. Localizado no Bairro Colina Sorriso, o complexo foi desenvolvido por meio do Investe Turismo, programa do Sebrae, Ministério do Turismo e Embratur que tem como meta aumentar a competitividade de rotas turísticas estratégicas do Brasil. A proposta objetiva agregar valor à tradição de mais de quatro décadas da Don Giácomo na elaboração de vinhos, espumantes e sucos de uva. A pizzaria, chamada de Cave Di Bracco Enopizzeria, está ambientada em local com pipas e barris de madeira e tanques de aço inox, onde são armazenados os produtos elaborados na casa. O deck externo, com jardim de lavandas, é indicado para um happy hour estendido. Outra atividade é o Mãos na Massa, destinada a quem quer aprender os segredos do preparo de pizzas. Ainda há o pacote Celebrazione del Vino, feito para grupos de cinco a 20 pessoas, que podem usufruir de vários serviços durante quatro horas. O funcionamento da pizzaria é de quarta a domingo, das 19h30 às 22h. As degustações harmonizadas são realizadas de segunda a sábado, das 9h às 18h, e aos domingos, das 9h às 11h. Informações e reservas pelo telefone (54) 9 8131-7581.
Formação de eletricistas
A partir de sexta (7/2), a RGE recebe inscrições para o processo seletivo do curso de formação de eletricistas de redes aéreas, que será oferecido em Caxias do Sul. Em nova edição para a região, o curso será ministrado em horário noturno, com início em abril e duração de cinco meses. Os candidatos a uma das 12 vagas devem ter idade mínima de 19 anos, ensino fundamental completo, disponibilidade de deslocamento diário para participar do curso e Carteira Nacional de Habilitação Definitiva (categoria B). Terão prioridade candidatos que residam em São José do Ouro, Nova Prata, Veranópolis, Guaporé, Caxias do Sul, Cambará do Sul, Vacaria, Bento Gonçalves e Antônio Prado, Cachoeira do Sul e Santa Cruz do Sul. As inscrições devem ser feitas até o dia 24 de fevereiro em http://bit.ly/CaxiasCursoRGE ou www.rge-rs.com.br, clicando no banner "Curso de Formação de Eletricistas". Em caso de dificuldade para se inscrever por meio virtual, os candidatos podem enviar nome completo, cidade e telefone para o e-mail [email protected].
Saldo positivo de empregos
O município de Flores da Cunha teve saldo positivo de 152 empregos no ano passado, de acordo com a carta do mercado formal de trabalho da região de abrangência da Universidade de Caxias do Sul, a elaborada a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério da Economia. Os setores que mais empregaram foram serviços, com 50 vagas, e indústria de transformação, com 40. Somente a indústria extrativa mineral desempregou, com dois vínculos a menos.
Tratores para agricultura familiar
Integrante do Grupo Stedile, de Caxias do Sul, a Agritech leva novidades para a Femagri (Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas, que ocorre em Guaxupé (MG), entre os dias 12 e 14 de fevereiro. Pioneira na indústria brasileira ao fabricar máquinas voltadas especialmente para a agricultura familiar, a empresa expõe dois tratores para cafeicultura. O modelo 1160 é indicado para os produtores que necessitam de uma máquina estreita, compacta, ágil e econômico para trabalhar em lavouras de diferentes espaçamentos, podendo ser usado desde o preparo do solo até o transporte da colheita. O modelo 1185 Turbo cafeeiro é específico para atender a lavoura de café e suas diversas topografias, aliando alto desempenho e facilidade nas operações. É equipado com motor dotado de sistema de injeção que proporciona até 20% de economia no consumo de diesel. Organizada pela Cooperativa Regional de Cafeicultores de Guaxupé, a Femagri reuniu em, sua última edição, cerca de 33 mil visitantes e movimentou R$ 135 milhões em negócios.
Assessoramento financeiro
A StoneCapital Investimentos, com sede em Caxias do Sul, assessorou a Taurus, de Porto Alegre, na criação de uma joint venture com a indiana Jindal Group. A empresa respondeu pela modelagem financeira do negócio, que permitirá a fabricação e a comercialização de armas, pistolas e revólveres na Índia. Foi a primeira transação internacional da assessoria em 2020. Segundo o sócio da StoneCapital, Fernando Schirmer Magalhães, o negócio sinaliza tendência de aquecimento do mercado de fusões e aquisições, neste ano, em decorrência da maior estabilidade da economia brasileira. No ano passado, foram realizadas mais de mil operações no país. Visando atender ao esperado aumento exponencial da demanda por assessoria especializada em fusões e aquisições, a StoneCapital anunciou a abertura de mais uma unidade no Paraná, desta vez em Maringá, totalizando quatro escritórios no país – há operações em Curitiba e São Paulo.