Contesc, Divulgação/Folha de Caxias do Sul
A movimentação de cargas por navegação interior entre Tecon Rio Grande e Contesc (Terminal de Santa Clara), no Rio Grande do Sul, alcançou a marca 2.466 TEU cheios em dezembro, o maior número registrado desde o início da operação, em outubro de 2016. As principais cargas transportadas foram resinas, madeira e borrachas. A maior parte da carga transportada foi destinada à exportação e teve como origem as cidades de Triunfo, Taquari e Garibaldi. O Tecon Rio Grande e o Contesc operam integrados e, hoje, duas embarcações realizam quatro viagens semanais entre os dois terminais. A média mensal de movimentação de TEU cheios pelo modal fluvial foi de aproximadamente 2.000 unidades no ano passado. Desde o início das operações, já movimentou mais de 100 mil TEU – unidade correspondente a um contêiner de 20 pés. “O transporte fluvial vem atraindo muitas empresas da região pelas vantagens que oferece, como maior eficiência de custos logísticos, redução dos riscos de acidentes e avarias nas cargas, além de menor emissão de gases do efeito estufa”, avalia o diretor-presidente do Tecon Rio Grande, Paulo Bertinetti.
Incremento nas exportações
A Sumig consolidou no ano passado crescimento de 15% nas exportações em comparação a 2018. Dentre os motivos do resultado estão duas novas parcerias realizadas no ano: em abril, com a Guatemala, e em junho, com a República Dominicana. Atualmente, a empresa especializada em soluções para solda e corte exporta para 18 países. Além da matriz em Caxias do Sul, a marca possui filiais em São Paulo e nos Estados Unidos. Wilian Susin, CEO da companhia, explica que a filial é responsável por atender o mercado do Canadá, México e dos Estados Unidos. “O foco de atuação está no desenvolvimento de projetos especiais para soldagem robotizada aos setores automotivo, óleo e gás, máquinas pesadas e fabricação em geral”, destaca. Para 2020, a intenção é aumentar o faturamento das exportações em 25%.
Novidades no Armazém das Pontas
Programada para o período de 14 a 16 de agosto próximo, a 12ª edição do Armazém das Pontas, iniciativa da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Bento Gonçalves terá uma série de novidades. Dentre elas, aumento de 50% no número de expositores; e nova localização, no Salão Comunitário no Bairro Maria Goretti, com maior área para exposição, estrutura para oferecer ainda mais conforto aos visitantes, fácil acesso e estacionamento. Mais informações pelo telefone (54) 3455-0555.
Mais segurança em fechaduras
Soprano, Divulgação/Folha de Caxias
A demanda do mercado por itens de alta segurança tem crescido nos últimos tempos. Mirando esse ramo em expansão, a Soprano, de Farroupilha, lançou sua primeira fechadura com quatro pinos. A novidade gera segurança extra nas portas, dificultando arrombamentos, danos ou quebra. Por ser blindado, o mecanismo da fechadura de quatro pinos é mais difícil de ser violado. Além disso, a mola na roseta torna o manuseio mais firme e pesado, uma característica de fechaduras de alto padrão. O principal diferencial é a quantidade de pinos: normalmente é utilizada apenas uma lingueta ou dois pinos, enquanto o lançamento da Soprano conta com quatro.
Viagem para Curaçao
Apreciar o frescor dos espumantes Aurora e concorrer a uma viagem para uma paradisíaca ilha no Caribe. Isto é possível para quem adquirir, até o 31, de janeiro, dois rótulos ou mais dos espumantes Aurora e cadastrar o cupom no hotsite www.sejogaemcuracao.com.br. A cada duas garrafas adquiridas, o consumidor recebe um número para concorrer ao prêmio. O regulamento completo também pode ser acessado no hotsite. A Vinícola Aurora exporta vinhos, espumantes, suco de uva e frisantes para Curaçao desde 2017. No ano passado, cerca de 21 mil garrafas foram vendidas para a ilha caribenha, volume quase quatro vezes maior do que foi embarcado em 2018. A promoção “Se joga em Curaçao” tem parceria com a Curaçao Tourism Board, com apoio da Hertz Rent a Car e rede de hotéis Marriott International.