Quero deixar um abraço bem apertado e o desejo de Feliz Natal a todos os meus leitores.
Circulação
Aos prezados assinantes informo que a edição de sexta será normal, e terça, dia 31, não teremos edição impressão. Dia 3 de janeiro será a largada de 2020. Durante os meses de janeiro e fevereiro, como de costume, teremos edições impressas somente às sextas-feiras.
Somos todos digitais
Caros assinantes, peçam suas senhas na redação, pode ser por telefone. A secretária faz algumas perguntas e se o pagamento estiver em dia libera a senha pelo mesmo período da validade da assinatura do impresso. Assim poderás acompanhar todas as atualizações que são feitas a cada momento. Quem viajar então, imagina, recebe toda a informação na palma da mão.
Cassado prefeito de Caxias
O prefeito de Caxias do Sul, Daniel Guerra (foto), foi cassado em sessão extraordinária da Câmara de Vereadores do município, que começou na manhã de sexta-feira e se estendeu até ao meio dia de domingo, mais de 50 horas. O processo de impeachment foi protocolado pelo ex-vice-prefeito Rodrigo Fabris. Ele se elegeu com Daniel Guerra, mas decidiu renunciar depois por não se entender com o prefeito. Este já era o sétimo processo de impeachment enfrentado por Guerra, cinco deles apresentados pelo Fabris. Dos 23 vereadores, 18 votaram pela condenação e um se absteve por ser o presidente do Legislativo que agora assume como prefeito.
Foto: Divulgação
Flávio Cassina
Assume como prefeito de Caxias do Sul por 30 dias, até que a Câmara de Vereadores eleja um prefeito e vice para levar a gestão até o final. Um acordo dos vereadores prevê eleger o próprio Cassina para permanecer no cargo até o final de 2020.
Aeroporto de Vila Oliva
O prefeito cassado era defensor do projeto. Até estava alargando a estrada de Vila Oliva até a divisa com Gramado para asfaltar e oferecer como acesso nosso. Até mesmo sobre a ponte sobre o Santa Cruz (ou Caí), estava disposto a encabeçar. A princípio, Cassina deve levar adiante o processo nos mesmos moldes e o presidente da Câmara, que assume no começo de janeiro, Rodrigo Daneluz, é de Vila Oliva e também defensor do aeroporto. Logo, tudo deve seguir, mas sempre causa um pouco de turbulência quando a mudança é tão grande.
Canela 75 anos
Parabéns a todos os canelenses pelos 75 anos da cidade, que se completam no próximo sábado. Muito feliz por poder ajudar esta cidade. Espero que a cada ano cresça e melhore as condições de vida dos seus cidadãos. O show do cantor Daniel, gratuito, no Lago, é só um detalhe. Parabéns Canela!
Atropelamento
O acidente com o atropelamento dos seis jovens que voltavam da festa no Parque Tomasini não teve nenhum outro componente além da culpa do motorista. Nem quero julga-lo por isso, mas o fato é este. Na publicação da matéria na página do Face do JI, muitos comentários, a maioria de forma a contribuir e respeitável. Os jovens andavam certo, fora da pista e foram atropelados. Menos mal que não se perdeu nenhuma vida. Mas fica o alerta a todos nós para que não transformemos os melhores momentos das nossas vidas nos piores.
Bom senso
Prefeitura e Câmara de Vereadores de Gramado chegaram a um acordo sobre a votação do Orçamento de 2020. O Fedoca retirou o terreno da Rua São Pedro, onde está o AAA, recebe a autorização para vender os demais e consertar a ERS-373 (Serra Grande) e tudo segue em paz. Foi feito agora o que não se fez em 2011 quando era para comprar a área para o Centro de Saúde da Várzea, quando preferiram judicializar a questão e o povo segue sem o espaço até hoje. Tem quem contabiliza uma derrota à oposição na Câmara, eu prefiro pensar em bom senso. Lá atrás sim foi uma derrota, pois até hoje o povo espera pelo Centro de Saúde.
Parque dos Pinheiros
Os vereadores de Gramado também aprovaram, sexta-feira, a concessão da Barragem dos Pinheiros (como conhecemos o Parque dos Pinheiros), por 25 anos, renovável por mais 20. Tomara que a Prefeitura encontre logo alguém que se interesse em explorar aquilo colocando à disposição da comunidade e visitantes. Local lidíssimo com muito potencial.
Carrieri ficou fora
Na lei que concede o Parque dos Pinheiros, inicialmente constava também a área da Carrieri, ali perto do Lago Negro. Uma emenda do vereador Dr. Ubiratã, porém, a retirou. Assim, o município segue com aquele espaço para ver o que fazer. Certamente será alvo de um novo projeto, exclusivo, logo ali. Se fizer uma praça para crianças antes tem de fazer um levantamento de quantas moram no bairro e fazer sob medida…
Havan
Outro assunto que muito repercute na rede social do JI é a aprovação do projeto da Havan. O que se discutia era se poderia ou não colocar a tal estátua. Os vereadores aprovaram e agora o empreendimento está livre para vir a Canela. Diante dos fatos acho que foi a decisão mais sensata. Vejam bem que se houvesse a recusa de Canela acabaria se instalando em Gramado, levando os dividendos (impostos e taxas municipais) para lá e se há, ou houver, prejuízo comercial a outros empresários, este independeria disso. Se a loja estivesse logo após a divisa, por exemplo, neste aspecto não mudaria nada.
‘Tomemo’
Ao contrário do que o nosso presidente Bolsonaro propôs, vamos pagar o tal seguro DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre), que como ele disse só serve para a corrupção, e sendo fiscalizado por ‘secadores de cabelo’ na estradas federais. É bom que nenhuma pessoa, independente do cargo, tenha autonomia total, mas, nestes casos, ‘tomemo’. Seguro obrigatório, ora!