Segunda-feira aconteceu a sessão descentralizada da Câmara de Vereadores de Gramado lá na sede do CTG Manotaço, no Mato Queimado. Na ocasião ocupei a tribuna para destacar algumas ações do CTG como a retomada das invernadas artísticas e a realização da Ronda Crioula. Para os mais toscos a Ronda não tem serventia, mas para o tradicionalismo ela é de grande valia, primeiro por questões históricas, segundo por fomentar a cultura, estender a programação tradicionalista, reverenciar um (a) tradicionalistae promover o convívio social enriquecendo a confraternização.
Durante muitos anos fiz parte do Manotaço, dancei na invernada, fui peão farroupilha e até vice-patrão, e por tudo que já acompanhei confesso que é de enorme alegria constatar o sucesso da Ronda Crioula. Canela faz da Ronda um grande acontecimento e a patronagem do Manotaço pretende seguir no mesmo rumo, homenageando um tradicionalista a cada ano como guardião da Chama Crioula de 7 a 13 de setembro. Magnífico!
Neste primeiro ato, Rodrigo Rosa é o nome enaltecido para rondar a chama. “Esse orgulho é algo que trouxemos na alma, no coração e no civismo gaúcho dentro da gente. O Manotaço é uma grande entidade, dirigido por grandes pessoas”, me disse, emocionado. O Rodrigo é um taura desses que tem uma vertente atrás das retinas, tem um orgulho pelo gauchismo sem medidas e se emociona com facilidade.Uma justa homenagem.
Medalha do Mérito Farroupilha
Outra novidade valorosa é a proposta da vereadoraRosiEcker Schmitt de implantar a Medalha do Mérito Farroupilha. No artigo primeiro do projeto está descrito: “Fica instituída a Medalha do Mérito Farroupilha do Poder Legislativo do Município de Gramado, para o fim de homenagear cidadãos que tenham merecido o reconhecimento por relevante atuação na preservação e na valorização do Movimento Tradicionalista Gaúcho, em nosso Município”.
Os vereadores decidirão entre si quem será enaltecido com a medalha. Será um peão, ou prenda, homenageado por ano. A entrega da condecoração será em sessão solene durante a Semana Farroupilha. Por esta iniciativa, vereadora, o meio tradicionalista de Gramado te aplaude, de pé.
Líder do governo
O vereador Alberi Dias (PPS) assumiu nesta semana a responsabilidade de líder do governo na Câmara. “Trata-se de um cargo importante, o qual aceitei, já defendia a administração como aliado, agora vou ser a voz mais aguda e elo entre administração e vereadores", reforçou o vereador. O governo estava sem um líder no parlamento desde que Jerônimo Terra Rolim abriu mão da responsabilidade ainda na metade do ano passado.
Asfalto de Gramado para o Caracol
Na semana passada, durante um evento, o prefeito da vizinha Gramado anunciou que a Prefeitura projeta asfaltar mais de 30 quilômetros de estradas no interior. A meta é concluir isso até o final do mandato, ano que vem. E um dos pontos programados para receber pavimentação asfáltica é o trecho de 4 km entre o Parque dos Pinheiros, no Mato Queimado, e a divisa com Canela, ali atrás da Lapele Móveis, na ponte sobre o arroio Caracol. O restante, cerca de uns 200 a 300 metros da ponte até a Estrada do Caracol, deverá ser buscado pela Prefeitura de Canela.
Mercado Matriz
Os vereadores aprovaram por unanimidade na sessão desta semana, a construção de um complexo comercial na esquina da Visconde de Mauá, esquina da igreja, em um terreno usado atualmente como estacionamento ao lado da casa paroquial. A ideia para o local é criar um ambiente comercial semelhante ao Mercado Público de Porto Alegre, com identidade local, permitindo espaço para agricultores e artesãos, entre outros, comercializarem seus produtos.