SEU BENO SAUL

Tempo de leitura: < 1 minuto

Visitei, junto com o pastor Jaime, o seu Beno, recém saído de uma internação hospitalar. Bastante fragilizado, aos 94 anos vai administrando a velhice que chegou. Faço estes registros em reconhecimento a estes troncos de cerne de Canela do passado, que construíram os alicerces do município que hoje somos. Pessoas como o seu Beno, vivenciaram a época de penúria financeira do município (prefeitura e povo) aguentaram o rojão e daqui não arredaram o pé. Vestiram a camiseta. Fosse para convencer um governador para liberar um recurso, fosse para criar uma escola como foi o caso da hoje a Coopec. Fosse para manter o Serrano em pé. Fosse para ampliar a rede telefônica. Fosse para estender a rede elétrica no interior. Fosse para… seu Beno era parceiro sempre. Intenso. Tudo sempre empregando o seu tempo e com recursos próprios, bem diferente dos tempos e das condições atuais, felizmente alcançadas. Por esta razão, a minha reverência na pessoa do seu Beno, nunca é demais repetir.

 

O CINISMO COMO É E NÃO COMO DEVERIA SER

Às vezes os cínicos têm a habilidade de enxergar aquilo que o restante das pessoas se nega a ver.

Na Grécia clássica, cinismo se referia a uma escola que pregava uma existência frugal. Seus adeptos consideravam o mundo civilizado um mal em si mesmo, e acreditavam que para alcançar a felicidade era preciso viver em harmonia com a natureza. Era uma filosofia muito mais em acordo com o aforismo de Oscar Wilde do que com o sentido negativo que o termo assumiu atualmente. Os filósofos cínicos criaram postulados que ainda hoje são válidos:

– Todo ser humano tem o necessário para ser feliz, ainda que não se dê conta disso.

– A meta mais elevada de toda pessoa é alcançar a independência e a liberdade de pensamento.

– Uma vez que as preocupações materiais restringem nossa liberdade, quem tem menos necessidade é mais feliz.

 

RÁPIDAS E SELECIONADAS

  • Se, para o desfile da semana da pátria é visível a resistência de parte das escolas em participar (houve a ausência de cinco escolas estaduais e as duas grandes particulares), para a semana farroupilha sobra sentimento e voluntariosidade nas atividades programadas. Esse povo ligado ao tradicionalismo é de tirar o chapéu!
  • Sempre que ouço notícias de alterações no plano diretor sinto um calafrio. É que estas mudanças nem sempre são republicanas. Explico melhor: com o advento dos auto denominados empreendedores, passaram a existir certas pressões veladas para adequações que resultem no atendimento dos interesses econômicos dessa turma, desconsiderando as pretensões coletivas da cidade. Parece não ser o caso do momento, pois a coordenação dos trabalhos está a cargo do secretário Jackson Müller que tem história e respeitabilidade.
  • Até sábado 47,6 % dos eleitores canelenses fizeram a biometria, significando que falta mais da metade ainda. Outrossim, sabemos que o voto continua obrigatório.
  • Quando perguntado, durante a campanha eleitoral, como resolveria a questão da falta de recursos do estado, que gerou atraso no pagamento dos salários, o governador eleito afirmava que era uma simples questão de administração do fluxo de caixa do governo. Na prática, a venda de ações do Banrisul para fazer caixa, mostram o contrário.
  • Uma ação civil pública talvez impeça o empréstimo de R$ 14 milhões destinado a asfaltar estradas do interior (Nove colônias e Linha Nova) e vias urbanas no município de Nova Petrópolis. Prefeito Lelo se diz frustrado e triste com o fato.
  • Entendo estarmos razoavelmente bem servidos de escolas de todos os níveis, no entanto um educandário cívico-militar seria um plus de qualidade. Que tal secretário Tolão? Especular este assunto e revelar intenções de Canela se integrar ao programa federal. Bagé foi o primeiro município do RS a aderir.
  • Houve tempos em que era indispensável ter boa voz para trabalhar nos microfones de rádios ou TV. Passou. Mas escutem a sonoridade da voz da Sandra Annenberg da Globo. É incomparável. Nem falo em simpatia.
  • O Dr.Uli (Hermann UlrichNelz) de Gramado é o convidado especial do “Café de Homens” da Comunidade Evangélica (IECLB) deste sábado, dia 21, com início às 8 horas. Vida, medicina,Gramado, orquídeas,lôdoterápico deverão pautar o encontro.
  • Faz 54 anos do falecimento do ex-vereador Altenor Telles de Souza do antigo PTB. Foi vereador nas duas primeiras legislaturas do município e é o pai do também ex-vereador Claudio Telles de Souza.
  • Nos meus amarelados apontamentos consta a data de 16 de setembro de 2001 como o dia deocorrência de neve em Canela, sem acumular, mas com intenso frio. Não tivesse eu mesmo feito a anotação nem acreditaria. Bem na metade do mês de setembro!

 

“Nunca devemos mudar de cavalo no meio do rio”.

Abraham Lincoln

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...

O início do fim do comércio irregular?

Quem passou ali pelo entorno da Igreja Matriz, no Centro de Canela, viu que tinha movimento diferente na tarde desta sexta-feira (25). Era a...

Canela e SESAI alinham ações de saúde para comunidade indígena

CANELA – A Secretaria de Saúde de Canela realizou uma reunião, no dia 22 de julho, para alinhar, ações de atendimento de saúde para...

Tour de France Gastronomie celebra um ano em Gramado com novo cardápio e homenagem aos clientes

GRAMADO - O Tour de France Gastronomie completou, segunda-feira (14), seu primeiro ano de funcionamento em Gramado e marcou a data com o lançamento...
error: Conteúdo protegido