Acompanhe este colunista todos os dias das sete às oito da manhã na Rádio do Jornal Integração. Ou para concordar, ou para discordar (disconcordar, como dizia um amigo meu). Já são mais de dois anos que faço isso e aproveito para agradecer a audiência que aumenta todo o dia. Muito Obrigado!
Gre-Nal
Bela rodada do Brasileirão para a dupla, agora é aguardar amanhã para o primeiro jogo do Inter na decisão da Copa do Brasil. Não é ali que a coisa se define, mas um bom encaminhamento facilita para o jogo derradeiro, na outra quarta no Beira Rio.
Ar nas torneiras
O projeto de lei do vereador Volnei da Saúde, obrigando a Corsan, após solicitação do consumidor, instalar um aparelho (válvula) que elimina o ar da tubulação, causada pela falta de água nos reservatórios, antes de passar pelo hidrômetro, é a matéria do Facebook do JI que mais repercutiu nos últimos dias, com quase 27 mil pessoas alcançadas. Segundo disse o edil, ontem à noite na Câmara, ao todo, entre todos os meios de comunicação da região, o alcance foi de quase sessenta mil, pessoas.
Recado
O presidente da República mandou um recado claro à Globo na cerimônia de Sete de Setembro, em Brasília, no sábado. No palanque, ao seu lado estavam os diretores das TVs SBT, Silvio Santos, Record, Edir Macedo e Rede TV, Marcelo Carvalho. E, para variar, “furou” o protocolo e passeou na avenida recebendo o carinho do povo. Está em alta Bolsonaro.
Bienal
Quanto destaque para o livreto de histórias de heróis com cenas LGBT: "Vingadores – A Cruzada das Crianças". Uma imagem com dois guris se beijando causou furor. A Globo e a Justiça só falam nisso. Acaba que não é bom pra ninguém. A tentativa de recolher os exemplares deu mídia ruim, acaba criando um certo mal-estar entre nós todos seres humanos iguais. Particularmente não acho necessária tal publicação e muito menos tamanha repercussão.
Loteamento Carazal
A Secretaria da Cidadania e Assistência Social (SMCAS) e o Conselho Municipal de Habitação (COMHAB) realizarão nesta sexta-feira (13), às 19h, no ExpoGramado, o sorteio público de classificação dos inscritos para o Loteamento Carazal. Tomara que tudo corra bem para que esta novela chegue ao fim e essas famílias possam iniciar, logo ali, uma vida nova. Vamos acompanhar.
Concessões
Estão próximas de acontecer, várias concessões que mexem com a vida dos gramadenses, e canelenses. A EGR, que cobra o pedágio nas cancelas que nos travam, está sob estudos e temos de ficar atentos pois o contrato pode ser de 20 anos. O Parque dos Pinheiros de Gramado (menina dosolhos do trade turístico) e o Carrieri, lá perto do Lago Negro, são os espaço gramadenses que irão para licitação logo ali, após aprovação dos termos pela Câmara de Vereadores. Contrato para 30 anos, renováveis por mais 20. Ou seja, meia vida.
Audiências Públicas
Dia 17, às 17 horas, a comunidade está convidada (convocada) a participar da discussão sobreo Carrieri e o Parque dos Pinheiros. E, no dia seguinte, 18 de setembro, às 19h, a audiência é sobre a infraestrutura logística da região, onde podemos nos orientar e saber sobre a terceirização da ERS-235 e ERS-115. Participemos!
Bolada
Ontem no fim da tarde apareceu no cantinho (inferior direito) da tela do computador a seguinte manchete: “Lula e irmão são denunciados pela Lava Jato”. Adivinhem se eu abri a matéria… O freio levava uma bolada da Odebrecht. Com certeza esses caras achavam que jamais alguém iria mexer com eles.
Farpas
De Luia (na sessão de ontem à noite), para Flávio Souza, secretário de Obras: “Não leu ou não entendeu, ou quis causar polêmica. É novo na área pública e em experiência. Sem conhecimento; tem que caminhar mais um pouco na vida pública”.
Vila Suíça
Resumo da fala dos vereadores ontem à noite, antes da votação.
LuiaBarbacovi: “Vi, nestes últimos meses, como poucas vezes, exercício da democracia, trabalho democrático e persistente com as partes envolvidas transformaram um projeto ‘muito ruim’ em algo bom para todas as partes. Se não é o melhor projeto, se não é o suprassumo dos projetos, mas é o projeto que vai em parte, agradar todas as partes”,
Manu da Costa: Por defender a democracia disse que vai sair da mesa Diretora da Câmara onde é segunda secretária por “decisões tomadas de forma ‘unilateral’, sem a participação da mesa diretora que é desrespeitada”. “Não posso desonrar a democracia”. “Falta de diálogo”. Ela se referia principalmente à tramitação do projeto da Vila Suíça e citou ainda três vereadores colegas de partido de Rafael: RosiEcker, Volnei da Saúde e Dr. Ubiratã, que também estariam sendo desrespeitados. Inclusive o afastamento da Procuradora da Câmara, Sônia Molon, teria sido causada por este “autoritarismo” da presidência.
Rafael Ronsoni: “Regimento tem que ser respeitado e a comunidade igualmente. Tenho que me manter conforme manda o regimento e o regimento está sendo trabalhado na íntegra, linha por linha. Tenho vinte anos de casa e sei o que estou fazendo. A verdade sempre prevalece. A verdade, não usem de manobra, para enganar as pessoas, vocês sabem o que eu estou dizendo. Não nasci ontem”. O tom foi de ameaça, mas vamos aguardar os próximos capítulos.
Professor Daniel: “Eu defendo a democracia; eu vou dormir bem esta noite; eu aqui sou quem eu sou, eu não crio personagem quando subo aqui (na tribuna); eu voto pelo que é melhor para Gramado; eu não ofendo ninguém”. Martinho o ofendeu na rede social, o que ele não fez e chama sua atenção “olhando na sua cara”.
Volnei da Saúde: “Projeto tramitando desde cedo do ano, Executivo oficiado de que se não mandasse os esclarecimentos o projeto sairia da pauta dos vereadores. Alterações, emendas, reuniões, Comdema, Visão e demais interessados e sexta-feira se chegou a um consenso”.
Dr. Bira: Disse que é a favor do meio ambiente e contra o desmatamento e acha que o Governo está fazendo um mau negócio.
Everton Michaelsen: Acha as contrapartidas insuficiente e considera que o prometido tratamento de esgoto na Vila Suíça não vai corrigir o problema de toda a Gramado.
Votação 6X2
Aparentemente após as reuniões de sexta-feira havia um consenso. Mas uma boa parte dos moradores da Vila Suíça acompanharam a sessão e se manifestaram contra a aprovação. Ontem à noite, a votação foi 6 votos a favor e dois contra, dos vereadores Everton e Dr. Bira. Não sem antes cada um dos vereadores fazerem o seu lado com o eleitor e com todos, ficar de bem com todo mundo e sair como herói. Foram 25 emendas e, aparentemente, ficou de bom tamanho para todos. E, os projetos arquitetônicos ainda estão por vir e serão debatidos oportunamente.
Manu e Rafael, embora a troca de farpas e o visível constrangimento dos dois sentados lado a lado, pensam igual sobre o projeto. Manu votou a favor de tudo, inclusive das emendas do presidente. O presidente só vota para desempatar, o que não ocorreu, mas foi autor de várias das emendas.