Bomba atômica

Tempo de leitura: < 1 minuto

Entrevistamos ao vivo o prefeito de Canela, Constantino Orsolin, nesta terça-feira, no estúdio do Integração. Quem quiser pode assistir no Facebook do JI, foi 1h20min de conversa que tivemos com a autoridade máxima do município, sobre os mais diversos assuntos da administração e da gestão que finda em 31 de dezembro do ano que vem.

Em razão disto e de que em Gramado não tivemos nenhum assunto relevante da política nestes dias, vou dedicar esta coluna a fazer um resumo dos principais pontos da entrevista.

Chateado

A primeira pergunta que fizemos ao Constantino foi sobre se está cansado ou desanimado em relação ao Governo, questão trazida à Câmara de Vereadores pela edil Carmen Seibt. O prefeito disse que seria necessária uma “bomba atômica” para que ele esmorecesse, eis que criado na dificuldade como filho de colono que muitas vezes perde toda a produção para uma intempérie. E emendou que está é chateado com ela mesma que enquanto foi sua secretária era a favor da permuta do Centro de Feiras e agora como vereadora votou contra. Lembrou no mesmo ato que ela se elegeu com o Plano de Governo que fizeram juntos onde consta tal negociação, assim como o outro voto do PSDB (Caputo) e o do MDB (Carla Reis). Constantino acrescentou que a decisão de fazer o projeto de lei para a permuta foi tomada em conjunto com todos os secretários da época.

Burocracia

Ademais lamentou que o país está se tornando cada vez mais burocrático, inviabilizando ações importantes. Citou o exemplo da rua Rui Viana Rocha, no São Luiz, que já está com o recurso, com a empreiteira contratada e com autorização de início da obra assinada há 60 dias e surgiu uma intervenção do ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade-, questionando a obra que atingiria uma pequena parte da floresta ali existe, pois a estrada a ser asfaltada já existe.

Fofoca

Constantino disse que o ano pré-eleitoral está fazendo muito mal a Canela, com muita fofoca e notícias falsas. “O que Canela vive é um momento estúpido, sem respeito, nem pela idade do prefeito. Falta elegância, grandeza e inteligência”, definiu sobre os posicionamentos contundentes da oposição na Câmara de Vereadores. Emendou que em uma eleição como a próxima “todo mundo pensa que pode ser candidato”, o que considera normal.

MDB vai ter candidato

Durante a entrevista o prefeito repetiu diversas vezes que fará o possível pela eleição do seu sucessor, que será definido só em julho próximo, nas convenções. Disse que já está em reuniões, de forma sigilosa, com diversos setores para o Plano de Governo e que a principal pedida é que continue o turno integral das escolas e que os asfaltos e a saúde sigam recebendo toda a atenção. Na eleição de 2017, ele tinha feito um levantamento junto a população e o que mais pediam é que Canela tivesse as ruas igual a Gramado, quase todas asfaltadas e que todas as escolas fossem como a do Canelinha (CIEP, com turno integral) e que a saúde fosse bem cuidada, lembrou. Disse que vai fazer o sucessor e que vai participar do próximo governo auxiliando e zelando pela continuidade dos projetos em andamento. Observa que os proponentes à sua sucessão são jovens com muita energia e capacidade, mas sem o conhecimento de como funciona a máquina pública. Quer que seu sucessor seja melhor do que ele.

Turno Integral

As críticas da oposição na Câmara de Vereadores, onde chegaram a pedir que o projeto seja suspenso, Constantino acredita que se trata de reconhecimento. Para ele a oposição percebe o bem que o projeto causa a sociedade e o quanto pode ajudar para a sucessão e por isso buscam mínimos detalhes para aumentar e até eventual professora interessada em ser candidata para denigrir o projeto.  “Tem aquela professora que tem interesse em ser candidata e chama um vereador (…). Politicagem, ignorância, vai fazer politicagem sobre outro tema”, mandou recado a oposição. “Quem só se preocupa em falar mal dos outros pode até ganhar a eleição, mas vai fazer uma desgraça de governo”, sentenciou. “Falam porque é o ponto forte, todos falavam e eu meti a mão. A escola que essa gente fazia, ia quem queria e misturavam as classes, em galpões sem estrutura. Hoje tem banheiros e três refeições por dia e etc”.

Garantia de seguimento

O prefeito falou que está encaminhando projeto à Câmara de Vereadores para criar uma lei que obrigue o próximo prefeito a seguir com o Turno Integral. 2024 é seu último ano de governo, quando será implantado o sexto ano, restante o sétimo, oitavo e o nono para a gestão 2025/2028. Constantino acredita muito no projeto e comentou sobre uma comparação que fez certa vez. Disse que separou os 4 alunos que melhor liam entre os que ainda não tinham o turno integral e os 4 piores dos que já o frequentavam. Segundo ele o desempenho dos piores do Turno Integral foi melhor dos outros 4, tamanha a diferença entre os que têm essa oportunidade dos demais.

Sem Centro de Convenções

Caso obtenha a autorização legislativa para a venda do Centro de Feiras o recurso será investido em ampliação de escolas e em infraestrutura. Não há a intenção de construir o Centro de Convenções no Parque do Palácio porque os ‘Amigos do Parque do Palácio’, não iriam permitir. Disse que é seu maior desgosto, “a pior mágoa da vida”, a reprovação do projeto da permuta, pelos votos contra na Câmara, inclusive de pessoas que se elegeram com ele, e porque não teve nenhuma manifestação do trade a respeito.

Sonho de Natal

Garantiu que a programação vai ser feita e que tudo vai ficar bem nos próximos dias. Que a burocracia impede muitas ações que teriam de ser rápidas. Sugeriu a terceirização do Sonho para se livrar desta burocracia, mas não citou um modelo e nem sinalizou que já esteja encaminhando algo neste sentido. “Pessoa que só xinga não se conhece e se, se conhecesse, se assustaria”.

Canelodromo’

Sobre a presença dos comerciantes ilegais nos arredores da Igreja, o prefeito não projetou nenhuma solução, nem mesmo a longo prazo. Chegou a ironizar que iria dar alvará aos comerciantes para também irem lá na rua, criticou a postura dos ilegais, mas disse não ter amparo jurídico para uma solução.

Eleições 2024

Frases de Constantino: “Que eu vou fazer meu sucessor, eu vou”; “Como um cara que correu vai pedir votos de novo?”; “A terceira via tinha muito cacique pra pouco índio, todo mundo queria ser candidato”; “Tenho pesquisa, séria, só 7% da população acredita que há corrupção no meu governo, e 82% aprovam a administração”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gilberto Cezar anuncia filiação ao PSD

O prefeito de Canela, Gilberto Cezar, anunciou neste sábado, 30 de agosto de 2025, sua filiação ao PSD. O ato contou com o apoio...

Motociclista é detido após acompanhamento da Brigada Militar em Canela

Na manhã deste sábado (30/08), um motociclista desobedeceu ordem de parada da Brigada Militar e seguiu em alta velocidade pelo centro da cidade. Durante...

Empresária de Canela denuncia tentativa de golpe com PIX falso

Uma empresária do ramo de confeitaria em Canela procurou a reportagem do Jornal Integração para relatar uma nova tentativa de golpe envolvendo pagamentos via...

IGP confirma feminicídio seguido de suicídio em Canela

A tragédia que abalou a comunidade de Canela no final de julho teve nesta semana uma confirmação oficial. Os laudos técnicos do Instituto-Geral de...

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...
error: Conteúdo protegido