Hoje à noite tem o jantar da militância do MDB e seus simpatizantes, no pavilhão da Santinha, no Saiqui. Já faz parte, certamente, dos movimentos pró-eleição de 2024. Sim, daqui a alguns dias estaremos a um ano do pleito, que será no dia 06 de outubro de 2024. Este tipo de reunião serve para tirar a febre do eleitorado. Em que pese o evento esteja sendo realizado por uma sigla política e que se suponha maior presença de pessoas ligadas a ela, no caso o MDB, pode-se perceber o ânimo com a atual administração que busca a sucessão. Como sabemos o prefeito Constantino Orsolin não poderá ser candidato neste pleito porque já está no segundo mandato consecutivo e isso abre possibilidade para muitos que desejam sentar naquela cadeira em 1º de janeiro de 2025, após receber a faixa dele.
Canela terá eleição
O certo é que Canela avia ter eleição, disputa. Tem 30 hoje pensando na cadeira de prefeito, desses sobrarão três, no máximo, para oeleitor escolher um.
Gramado não terá eleição
Gramado é o oposto. Até a oposição sabe que desta vez não é hora de gastar cartucho. No máximo deixar uma espera para possíveis reviravoltas, daqueles gigantescos que não se pode imaginar até o momento.
Amserra
Os prefeitos da Amserra, associação que compreende os municípios da região das Hortênsias estrão reunidos na próxima segunda-feira, no Gabinete do prefeito de Canela, Constantino Orsolin.
Segurança e tudo
Na próxima terça-feira o vereador Renan Sartori faz a mediação do Fórum Gramado, Segurança e Qualidade de Vida. Serão painelistas o delegado Regional da Polícia Civil, Gustavo Barcelos, o Promotor de Justiça Max Guazzelli e o Capitão da BM Marcelo Montini, comandante do 1º BPAT. Relevante debate aberto ao público. Como sabemos a segurança é um dos principais capitais humanos e obviamente, aqui na região, turístico.
Será na Câmara de Vereadores, com início às 18 horas.
Minirreforma Eleitoral
Vai ser um dos temais mais interessantes do Congresso de Vereadores e Assessores no final de outubro em Gramado. E dizer que quando montamos o congresso este tema ainda nem existia.
Orelhas em pé
Os agentes políticos estão estáticos aguardando a definição da minirreforma. Antes do dia 06 de outubro, quando este assunto deve ser encerrado, ninguém se mexe. Embora apelidada de mini, as mudanças são significativas em relação ao último pleito.
Prestação de contas
Uma das mexidas na legislação eleitoral é quanto a captação de recursos e prestação de contas dos candidatos. O grande público pode imaginar imediatamente que se trata de afrouxar para que os candidatos possam fazer rolo. Mas quem convive um pouco mais com isso entende como positivas essas alterações. No pleito municipal de 2020 Gramado e camela juntas tiveram mais de 180 candidatos a vereador e são exatamente estes que têm maior dificuldade em enfrentar a burocracia. Imagina que para receber 15,00 em doação tinha toda uma papelada para enfrentar. Enfim, a burocracia realmente era até um impeditivo para a decisão de se candidatar. E, já os concorrentes para cargos maiores, como deputado, esses montam equipes e fazem o que bem entendem de qualquer jeito.
Estará em vigor já em 2024
Em entrevista ao Integração o deputado federal Maurício Marcon, garantiu que as alterações já estarão em vigor na eleição do ano que vem. Segundo seu entendimento as alterações foram propostas exatamente para atingir a eleição municipal. Até o nome, ou apelido, mini é uma forma de tapear, assim a tramitação corre rápida sem a devida atenção da sociedade por achar que são poucas as alterações.
Emendas impositivas
O deputado federal Maurício Marcon encontrou uma maneira diferente para destinar suas emendas. É por critério técnico, cada município recebe o tanto que tem direito pelo número de habitantes. Ele paga o valor total a que dispõe e divide por este critério. E, a aplicação do valor, que no caso de Canela e Gramado gira em torno de R$ 500 mil por ano, é decidido pelo voto popular através do APP MaurícioMarcon. Isso permite, por exemplo, que uma determinada comunidade se uma em torno de um projeto e faça campanha para ter o maior número de citações ali no APP e conquiste o recurso.
PLM
Hoje, por coincidência dia 22, é a posse da Iria de Souza Pinto como presidente do PL Mulher. É na Câmara de Vereadores de Gramado, às 18 horas.
Vereadores do Futuro
No próximo dia 27 de setembro, o Parlamento Jovem da Escola do
Legislativo Ivo Bezzi se reunirá pela terceira vez em sessão ordinária.
No evento, os 18 jovens eleitos farão a leitura de suas proposições que
serão entregues posteriormente ao Executivo Municipal. O evento
acontecerá no plenário Júlio Floriano Petersen, a partir das 18 horas,
onde toda comunidade poderá participar. A sessão também será transmitida
pelas redes sociais da Câmara de Vereadores de Gramado: Facebook e
Youtube.
Câmara realizará Sessão Solene para entrega de quatro moções
No próximo dia 28 de setembro, quinta-feira, o Plenário Júlio Floriano
Petersen será palco para entrega de quatro homenagens.
Na ocasião será entregue uma moção de reconhecimento para Jocemar Mello,
pelo seu trabalho e empenho para divulgar e cultivar a Tradição Gaúcha
em nossa cidade, honraria proposta pelo vereador Rodrigo Paim (MDB). Na
oportunidade três moções de aplausos serão entregues. Os homenageados
serão a Loja Maçônica Estrela de Gramado, que receberá a homenagem pela
passagem dos 30 anos de atividades. Gramado Clínica de Olhos, pela
passagem dos 45 anos de atividades e o Hotel RittaHöppner que receberá
a homenagem pela passagem dos 65 anos de atividades.
O evento acontecerá no Plenário Júlio Floriano Petersen, a partir das 18
horas do dia 28 de setembro. O evento será aberto a toda comunidade,
familiares e conhecidos dos homenageados. A festividade também estará
disponível ao vivo, nas redes sociais da Casa Legislativa, Facebook e
Youtube.
Vereador do Futuro
Vilmar Zanchi é um dos palestrantes confirmados no 1º Congresso Brasileiro para Vereadores e Assessores, em Gramado, dias 26, 27 e 28 de outubro. Zanchin é natural de Marau, onde foi vereador, vice-prefeito e duas vezes prefeito. Atualmente está no terceiro mandato de deputado estadual e é o presidente da Assembleia. O painel em que vai participar juntamente com o Governador do Estado, Eduardo Leite e o presidente da FAMURS, Luciano Orsi.
Laura Sito também vai participar do Congresso como palestrante. Ela é jornalista de formação, ex-vereadora de Porto Alegre e deputada estadual. Laura vai dividir o painel O Vereador e a Imprensa com a deputada federal de Caxias do Sul Denise Pessoa.