Na sessão de segunda passada o vereador Volnei denunciou na tribuna da Câmara que os repasses por meio de contratos de convênios estão aumentando substancialmente, da Secretaria de Saúde para o Hospital, mas que os atendimentos diminuíram. Já no dia seguinte, na terça de manhã, ele foi lá no meu programa Chimarrão e Atualidades onde ampliamos a conversa. Quem ainda quiser ouvir é só procurar pela data no Face do Jornal ou no site e APP Leia Fácil.
João Teixeira vem amanhã
Conforme os números que o vereador Volnei apresentou tiveram muitos procedimentos cirúrgicos que diminuíram em até 80%, em comparação a 2016. Entre as que mais perderam é a de Cataratas que tinha uma previsão de 15 por mês naquele ano e agora está com apenas quatro. Varizes caiu de sete para quatro. Essas questões nós vamos esclarecer amanhã, quarta-feira, no programa Chimarrão & Atualidades com o secretário João, que virá bater um papo conosco.
“Guerra de informações”
Assim definiu o vereador Luia na sessão de ontem à noite o vaivém de informações sobre os convênios com o Hospital São Miguel. Por isso ele pediu que a Comissão de Acompanhamentos dos Contratos vá até uma sessão para esclarecer os fatos. Já é o 11º aditivo de seis meses à intervenção… Paulo Rogério de Sá entregou o cargo de Interventor para Nestor Trein.
Deslocados
Embora tivessem um evento aqui, os atores e atrizes que decidiram protestar na Rua Coberta perderam a noção de espaço e de tempo. Por isso levaram na cabeça. Em geral a sociedade está percebendo o esforço do presidente Bolsonaro em melhorar o Brasil e em se manter o mais próximo possível do que dizia na campanha, ao contrário da maioria.
A principal grita dos artistas é em relação a uma anulação de edital, feito em outro governo, que previa investir em filme com cenas LGBT. Eles acham isso cerceamento. Quando na verdade o governo só não quer investir, nisso, dinheiro público. E está certo. Enquanto tem tanta coisa mais importante em precárias condições, como a saúde, não há que se falar em patrocinar isso daí.
Turismo faturou
Falei ontem com o presidente da Abrasel, Felipe Andreis, sobre o movimento durante os dias do Festival de Cinema. Segundo ele foi muito bom e inclusive o público das festas foi bem melhor que outros anos, estendendo, inclusive, a permanência na cidade.
Gastronomia
Na quinta-feira da semana que vem, dia 5, começa o Festival da Gastronomia que ocorre até o dia 22. Também sobre este a expectativa da Abrasel é de que “tem tudo para ser um espetáculo”, nas palavras do Felipe. A intenção é dobrar os 800 mil em vendas de 2018, que havia posto 150% em cima de 2017. Sobre a mudança total para a rua Pedro Benetti, ao lado da Matriz, disse que no ano passado quando seu estabelecimento (Nonno Mio) tinha um espaço em cada endereço vendeu cinco vezes mais ali do que na Rua Coberta. Para ele a Rua Coberta não comporta mais o evento.
Estacionamento pago
O vereador Luia solicitou na sessão de ontem à noite, que a empresa Reck Parking, responsável pela cobrança do estacionamento rotativo de Gramado, que invista em manutenção e melhorias nos equipamentos cobradores. Também reclamou a falta de operários, com algumas ruas praticamente sem monitores.
Secretaria de Trânsito tem de colaborar
Outro dia, um dos gerentes da Reck Parking procurou o colunista para interferir junto a Secretaria de Trânsito para que colabore com a efetivação das multas, afim de melhorar a qualidade do serviço prestado. Sobre os reclames do vereador Luia, ontem à noite, quando a coluna o consultou, o referido gerente garantiu que até o final deste ano haverá novidades importantes.
Convenção emedebista
Perguntei ontem ao presidente eleito, Everton Michaelsen, sobre sua eleição no sábado. A resposta eu publico na íntegra, eis que esclarecedora: “Boa tarde. Tudo certo na Convenção. Fui eleito por aclamação. Muito trabalho e valorização do Diretório, buscando qualificação de nossos candidatos, sejam eles aos cargos necessários. Para 2020, estamos em conversações com diversos partidos e ouvindo intensamente a comunidade através de reuniões permanentes. Pretendo novamente concorrer a vereança. Como objetivo principal, participar do processo eleitoral com propostas construtivas, observada a condução ética tão necessária na atividade pública”. Em razão disso, Everton passou, na sessão de ontem à noite, a liderança do partido na Câmara ao vereador Renan Sartori.
Andréia Rech
Assumiu ontem à noite, a suplente do PSDB Andréia Rech. Com 577 votos ela ficou como segunda suplente, atrás de Celso Fioreze, que abriu mão para que ela pudesse assumir os 15 dias em que a titular Manu da Costa está licenciada. Em sua fala, Andreia fez agradecimentos e prometeu defender “a voz do povo” em suas demandas. Também disse que pretende fazer a “nova política”, falando menos e agindo mais. “Enquanto um velho político fala um novo se prepara e enquanto o velho político fala de novo o novo age”. Neste sentido apresentou alguns pedidos de providências já na primeira sessão.
Homenagem
Os vereadores de Gramado homenagearam, na sessão de ontem à noite, o Grupo Renascença (alcoólicos anônimos AA), pelos seus 42 anos de atividades. Falou em nome do Grupo o fundador, Vasco Orlandi, que também enfrentou a doença, conforme explicou. Segundo colocou, já são mais de 1.600 gramadenses ajudados pelo grupo e cerca de 12% da população está suscetível à doença do alcoolismo. Parabéns!