InícioColunistas“Eu estou pronto”

“Eu estou pronto”

Tempo de leitura: < 1 minuto

A frase é do presidente do PSDB de Gramado, Celso Fioreze. Ele esteve no programa Manhã com Informação da Rádio do Jornal Integração, quarta passada, quando foi entrevistado pelo Daniel Santos. Ele disse que há muitas especulações e conversas sobre o que o PSDB vai fazer daqui a um ano quando terá que decidir sua participação na eleição municipal, que há várias possibilidades, mas que hoje prevalece a ideia de candidatura própria. “O PSDB quer estar na linha de frente com candidatura própria”, disse. E, ao ser indagado se o candidato seria ele, respondeu: “Eu estou pronto, mas isso quem decide é o Diretório”.

 

PSDB sempre coligou

O presidente tucano seguiu comentando que o partido sempre buscava apenas uma coligação e ficava nesta indefinição, mas que atualmente a realidade é outra: “O PSDB sempre foi aquilo, ou coliga aqui ou coliga lá, aquela coisa e tal e nunca colocou o nome à disposição para estar na majoritária, para assumir também uma candidatura a prefeito da cidade (…) o partido tem de entrar em campo e jogar, esta é a nossa condição hoje”, disse, explicando que é o que sente diante dos filiados.

 

Analisando o passado

Entre fazer coligações e ter candidato próprio, Fioreze analisou o histórico do partido na cidade e concluiu que “não foram muito positivas as experiências de estar coligado com A, com B ou com C, porque hoje nós estamos sem ninguém na Câmara (PSDB não tem vereador na atual legislatura). Para a próxima eleição garante que a nominata estará completa, com nove homens e cinco mulheres. Lembrando que não haverá mais coligação para o legislativo, cada partido terá de concorrer sozinho e fazer o coeficiente para obter uma cadeira. Fioreze se disse feliz, pois há muitas pessoas o procurando para participar do PSDB, muitos que nunca antes militaram em partido algum.

 

Novo ciclo

Sobre uma possível nova coligação e ocupação de espaço junto com outros partidos na administração, ele afirmou que o partido não está para aluguel e que é hora de inaugurar um novo ciclo, um novo modelo. “Não estamos alugando e acho que temos de ter um novo modelo, é um novo ciclo, não é o toma lá, dá cá. Isso já foi provado que não tem mais espaço”, comentou.

 

Os dez que partiram

Pouco antes da eleição passada, o PP captou dez filiados tucanos para a sua sigla. Entre eles nomes com alto potencial para ser candidato, praticamente quebrando as pernas dos tucanos. Ainda assim o partido acabou fazendo a coligação com o PP, aceitando o cargo de vice. Sobre isso, Celso Fioreze pensa assim: “Esse assunto, ele está em aberto. Não está curado. Tem uma ferida aberta. Então não vai ser com um carguinho a mais ou coisinha assim que vamos resolver isso. Então por isso esse sentimento do partido de colocar candidatura própria. Porque a gente já sabe os modelos que tem e se o PSDB não colocar candidatura vai ser sempre um partidinho ali (…) de aluguel, e isso não, isso não está no nosso projeto”.

 

União

Sua tarefa do momento é fazer um “bom plano de Governo” e já passou a elencar alguns itens que não podem estar de fora deste compromisso dos tucanos para com o eleitorado. Pregou a união de todos em prol dos interesses coletivos, preocupação com a empregabilidade e até mesmo de condições de moradia. A mobilidade urbana ganhou atenção especial na fala do líder tucano e até a drogadição da juventude, alguns com doze, treze anos, lhe preocupa e exige atenção.

 

Turismo

Como empresário do setor, Celso Fioreze lamentou muito o rumo que o município de Gramado tomou nos últimos anos, fazendo sérios alertas, um deles para a necessidade urgente e inadiável de termos um aeroporto para que o turismo siga sendo sustentável. Também ponderou os muitos prédios e principalmente com o modelo de fracionados que foram liberados para construção de forma “exagerada”.

 

Avaliação do Fedoca

Resumidamente disse isso o Fioreze: “Teve alguns erros, nepotismo, justamente o que reclamava e fez igual, não sabe por que cometeu esse erro. Mas não está tão mal como dizem, de ser necessário salvar a cidade. Governo está tentando, lento, poderia ser mais rápido, mas os males já vem de mais tempo. É o modelo dele (Fedoca). O modelo anterior era mais forte, muitas obras particulares importantes, mas que tinham de ser freadas, monte de construções que traz uma série de problemas como o saneamento.

 

Gre-Nal

Belas campanhas até aqui da nossa dupla, nas copas. No Brasileirão ainda podem melhorar um pouco. Amanhã inicia a peleja do Inter contra o Cruzeiro, que embora abaixo de mau tempo com todo o tipo de problemas, até jurídicos, de polícia, perdeu o clássico domingo por 2 a 0, Mano colocou o cargo à disposição, tudo isso, segue sendo o temido Cruzeiro, o rei das copas. Acho que o Inter tem plenas condições de passar e ir para a final, mas precisa ficar alerta. O Grêmio pega o Athletico Paranaense, primeiro jogo dia 14 na Arena, que é menor em termos de peso de camisa, mas que também sempre complica para a dupla, especialmente ao Grêmio, mas também o tricolor deve passar. Assim, considerando tudo, a Copa do Brasil deverá ser decidida em Porto Alegre.  Na Libertadores também deveremos ter Gre-Nal e a terra vai tremer.

Quero dar os parabéns ao consulado Colorado pela festa de sábado. Claudinho e Cia, vocês são muito legais.

 

MDB regional

O ex-governador do Estado José Ivo Sartori esteve em Gramado, sábado, para o encontro regional do MDB Jovem, que reuniu mais de 400 lideranças da sigla. Foi a primeira participação pública oficial de Sartori após deixar o governo em 31 de dezembro do ano passado. Inclusive em Caxias do Sul os correligionários gostariam tanto que ele fosse candidato a prefeito no ano que vem, pois assim o páreo estaria definido com a sua vitória, mas ele segue dizendo que não quer mais, que já deu a sua contribuição. Na visão de muitos, inclusive deste colunista, é o único político caxiense em condições de apaziguar, unir, acalmar o meio político neste pleito. Sem ele a disputa eleitoral fica aberta ao inimaginável, outra vez, na cidade mais importante do Estado, além da Capital.

 

Agregar a família

Vale muito a pena ler a matéria feita pelo Fernando Gusen, nesta edição, mas eu pincei uma fala do Sartori sobre de onde ele percebe que terá de vir a melhora para o Brasil, que é a família: “Esse tema ninguém ousa falar, mas é lá que se constroem valores, limite, disciplina e hierarquia. Se a família não faz a sua parte, dificilmente a escola conseguirá recuperar”.

 

Assessoria de Imprensa do Sonho de Natal

Os amigos, meus e entre si, Halder Ramos e André Aguirre (Betão), farão a assessoria de imprensa do Sonho de Natal. A licitação foi quinta-feira passada (31). Desejo sucesso aos guris, que iniciaram suas carreiras aqui na escolinha do professor Cláudio Integração. Ambos têm formação, capacidade e muito entusiasmo. Entra na parceria a também jornalista Adriana Silveira, muito conhecida na região pela sua passagem como editora do Jornal de Gramado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dono de restaurante em Canela morre aos 47 anos após mal súbito

Gabriel Sarago Cattólica, 47 anos, faleceu neste sábado (9) após sofrer um mal súbito pela manhã, de acordo com a Brigada Militar. Ele era...

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...
error: Conteúdo protegido