População está sendo conscientizada para uso da máscara, que será obrigatório a partir de sexta, 1º de maio (Foto José Martim Estefanon)
A Secretaria da Saúde do Estado confirmou na terça-feira, 28, o primeiro óbito por coronavírus em Bento Gonçalves. O exame positivado pelo Laboratório de Saúde Pública (Lacen) é de uma paciente de 80 anos, que não tinha registro de comorbidades. Ela foi atendida na UPA e a situação evoluiu para síndrome respiratória aguda. A morte foi registrada no domingo, 26. Já havia ocorrido um óbito na cidade, mas o paciente era morador de Serafina Correa. O Comitê de Atenção ao Coronavírus notificou, na terça, mais 22 casos confirmados, elevando o total para 73. Destes, 15 estão curados.
Como parte do planejamento de combate ao coronavírus foi realizada na terça-feira, 28, na Via Del Vino, uma ação de medição de temperatura e distribuição de orientações e máscaras. A blitz orientativa foi realizada pelas secretarias de Segurança e da Saúde, com apoio da Câmara dos Dirigentes Lojistas e Sindilojas. A medida visa conscientizar a população para utilização de máscaras a partir de 1º de maio, conforme determinação do decreto 10523/2020, publicado na terça, no Diário Oficial. Quem descumprir será multado.
Caxias tem novo caso
A Secretaria Municipal da Saúde registrou o acréscimo de mais um caso confirmado por coronavírus, elevando o total para 49, dos quais 32 estão curados. Há 22 pacientes aguardando resultado e 311 testes negativos. A cidade tem sete pacientes em unidades de tratamento intensivo: três positivos e quatro suspeitos. Ainda há 15 pessoas em leitos de enfermaria, sendo dois casos confirmados e 13 suspeitos. Garibaldi registrou mais dois casos confirmados na terça, 28, totalizando, agora, 14.
Em Flores da Cunha, não foi feita nova coleta de material para testagem de coronavírus. A paciente de paciente de 24 anos, trabalhadora da área da saúde e que aguarda resultado, está em isolamento domiciliar. Até o momento, a cidade registra 11 casos, dos quais nove foram descartados, um está em análise e um confirmado, mas já curado. Ainda há 16 pessoas em isolamento domiciliar nos últimos 14 dias, prazo de manifestação da doença.
No Rio Grande do Sul, a doença foi registrada em 134 municípios, totalizando 1.350 casos confirmados e 49 óbitos. A Secretaria Estadual da Saúde tem notificados 784 casos curados e 517 em recuperação.