Estrutura foi oficialmente entregue na segunda, 27 (Foto José Martim Estefanon, Divulgação)
Com a confirmação de mais sete novos casos de Covid-19, na tarde de segunda-feira, 27, Bento Gonçalves chega a 51 pacientes atestados positivos para a doença. Destes, 15 estão curados, quatro internados em UTIs, seis em isolamento hospitalar e 26 em domicílios. Ainda há três registros suspeitos em UTIs, 10 em isolamento hospitalar e 357 em situação domiciliar.
Nesta segunda-feira, 27, foram entregues os leitos de isolamento no Complexo Hospitalar, junto à UPA, no Bairro Botafogo. A obra foi realizada por meio de parceria entre a Prefeitura e sociedade civil, representada pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços e Associação das Empresas da Construção Civil da Região dos Vinhedos, várias entidades e voluntários.
O espaço comporta 40 leitos isolados para pacientes com Covid-19, com possibilidade de ampliação. Também foram alugados 10 respiradores para integrar o espaço. "Todo o trabalho foi desenvolvido com objetivo de achatamento da curva epidemiológica e para que pudéssemos estruturar o sistema de saúde, com a construção de novos leitos, compra de equipamentos e mais profissionais. A cidade está preparada para enfrentamento deste vírus", afirmou o secretário de Saúde, Diogo Segabinazzi Siqueira. A cidade ainda tem oito mini UTIs em funcionamento na UPA, 70 leitos no Hospital Tacchini, 30 em UTIs e 75 respiradores.
Caxias chega aos 48 casos
Após a confirmação de quatro casos novos do coronavírus, no fim de semana, a segunda-feira foi de estabilidade em Caxias do Sul. A cidade tem 48 registros positivos, dos quais 32 recuperados. Dentre os que seguem em tratamento, três estão em unidades de tratamento intensivo (UTIs), três em enfermarias e 10 em isolamento domiciliar.
A Secretaria Municipal da Saúde ainda acompanha 10 casos suspeitos, dos quais um está em UTI e nove em enfermarias. A cidade já tem 311 testes negativos para a doença.
A ocupação de leitos em UTIs aumentou para 97% nos destinados a pacientes do SUS. Dos 34 disponíveis, 33 estão ocupados. Na rede privada, também cresceu a ocupação, para 56%, o equivalente a 37 leitos.