Bento Gonçalves recebeu mais de 1 mil testes rápidos, financiados com recursos do Poder Judiciário (Foto Emanuele Nicola, Divulgação)
A Secretaria da Saúde de Farroupilha registrou cinco casos confirmados da Covid-19, na sexta, 24, todos de mulheres com idades de 34, 36, 37, 42 e 49 anos. Com estes, são 16 pacientes positivos, dos quais seis estão curados. Por meio dos testes rápidos, adquiridos pela Prefeitura, foram confirmados três casos; os outros dois tiveram identificação pelo Lacen, em Porto Alegre. Das pacientes, duas estão internadas e três em isolamento domiciliar. A cidade ainda tem três casos suspeitos e 52 foram descartados.
Bento Gonçalves aumentará número de testes
Na sexta, 24, Bento Gonçalves recebeu 1.025 testes rápidos para o coronavírus, adquiridos com recurso de R$ 120 mil encaminhado pelo Poder Judiciário. O valor é proveniente de aplicação de penalidades de prestação pecuniária, suspensão condicional ou transação penal.
"Iniciaremos a estruturação por meio de critérios clínicos com os pacientes em suspeita ou aqueles que se encontram em isolamento domiciliar”, informou o secretário de Saúde, Diogo Segabinazzi Siqueira. O município também recebeu 260 testes do governo do Estado.
O Comitê de Atenção ao Coronavírus confirmou mais dois casos na cidade, elevando o total para 39, dos quais 13 estão curados. Em leitos de unidades de tratamento intensivo estão nove pacientes, sendo três positivos e seis suspeitos, um deles na ala pediátrica. A cidade ainda tem igual número de pacientes suspeitos em isolamento hospitalar, sendo dois confirmados e sete suspeitos. Em isolamento domiciliar estão 21 casos confirmados e 357 suspeitos.
Garibaldi registra morte
A primeira morte por Covid-19, em Garibaldi, foi confirmada na sexta. O homem, de 43 anos, não estava na lista de notificações do município. A confirmação da causa da morte foi obtida no final do dia, após análise do exame feita no Lacen, em Porto Alegre. A vítima será sepultada em Lagoão, sua cidade de origem. Garibaldi ainda tem 10 casos positivos e aguarda a resposta de um teste.
Ambulatório começa a atender em Flores da Cunha
Construído em frente ao Centro de Saúde de Flores da Cunha, o ambulatório da Covid-19 já está atendendo com uma equipe de quatro profissionais, sendo um médico, duas enfermeiras e uma assistente social. O espaço, localizado na área central, tem dois consultórios, salas de espera e triagem, vestiário e local para entrada da ambulância. O Hospital Nossa Senhora de Fátima abriga estrutura para receber os pacientes, com 16 leitos especiais, um ventilador adulto, um neo-pediátrico e dois de transporte.
A cidade está há 48 horas sem coleta de material para testagem de coronavírus. Dos 10 casos suspeitos, oito foram descartados e um teve confirmação, que se encontra em isolamento domiciliar. Na quinta, a Secretaria da Saúde registrou a morte de um paciente, de 54 anos, que aguardava o resultado do exame. Ainda há 37 pessoas em isolamento domiciliar nos últimos 14 dias, que é o prazo de manifestação da doença.