REGIÃO – O trecho entre Nova Petrópolis e Caxias do Sul na BR-116 segue bloqueado devido ao deslizamento de terra que ocorreu no KM-181, nas proximidades do Ninho das Águias no dia 7 de junho, após a passagem do ciclone extratropical que atingiu o Rio Grande do Sul. Equipes da Secretaria de Obras de Nova Petrópolis terminaram a limpeza da pista.
Na sexta-feira (23), técnicos do Departamento Nacional de Trânsito (DNIT) estiveram no local para fazer a avaliação do trecho da rodovia e constataram a necessidade de realizar um trabalho emergencial no trecho. Porém, como a base do asfalto e os muros de contenção da estrada cederam, os técnicos ainda estão avaliando o que pode ser feito e a pista ainda não tem previsão de ser liberada.
Além disso, mesmo com a parada da chuva, as encostas seguem instáveis devido à grande quantidade de água, com risco de novos deslizamentos. Em dias chuvosos, a água chega a levar semanas para escoar totalmente.
Com o trecho bloqueado, a recomendação para acessar a Região das Hortênsias, para quem está em Caxias e cidades próximas, é pela Rota do Sol (Caxias-São Francisco de Paula) e, após, ingressar na ERS-020, que leva a São Francisco de Paula. A partir dali, basta acessar a RS-235 e seguir para Canela, Gramado ou Nova Petrópolis.
Outra alternativa é utilizar a RS-452 para acessar Feliz e, a partir daí, seguir em direção ao município de Linha Nova pela Estrada São Roque. Em seguida, é possível seguir em direção a Nova Petrópolis passando pela localidade de Linha Olinda.
Ônibus – A Citral, empresa responsável pelo transporte coletivo intermunicipal na região, informou que as linhas de ônibus Caxias x Nova Petrópolis/Gramado/Canela e São Francisco de Paula estão operando com desvio pela ERS-452, na cidade de Feliz. O tempo de percurso aumentou em uma hora, segundo a empresa.
Confira os horários:
Saída de São Francisco de Paula com destino Caxias do Sul
6h40 / 9H30 / 13H / 18H
Saída de Caxias do Sul com destino São Francisco de Paula
6h / 11h / 13h30 / 17h30