GRAMADO – Um dos eventos mais esperados pela comunidade gramadense está prestes a começar. A 29ª edição da Festa da Colônia tomará conta da cidade entre 1° e 19 de maio, celebrando as tradições do interior apoiados na cultura dos imigrantes alemães, portugueses e italianos. Com uma farta gastronomia e feira de produtos coloniais, a Festa ocorre no Expogramado e promete alegrar os visitantes com atrações de bandinhas e grupos folclóricos. A expectativa é de que 300 mil pessoas passem pelo evento.
O horário de funcionamento da festa é das 10h às 22h nas terças, quartas, quintas e domingo, e das 10h às 23h nas sextas e sábados. Nas segundas o evento não ocorre. O acesso à Festa e ao estacionamento do Expogramado é gratuito.
A edição foi apresentada oficialmente nesta terça-feira (23), no Restaurante Sabor Rural. Na ocasião, o secretário da Agricultura, Alexandre Meneguzzo, ressaltou que o interior de Gramado possui cerca de 65 agroindústrias que têm na festa a sua grande vitrine. “Mais de 40 já estão com todos os documentos regularizados”, destacou. Sandro Bazzan, que integra a Comissão de Infraestrutura da Festa, afirmou que “nós conseguimos trazer em cada um o espírito comunitário da festa”, disse ele. Já o presidente da Gramadotur, Edson Néspolo, frisou o compromisso de fazer um grande evento. “Estamos todos empenhados em promover um evento melhor do que já foram os anteriores. E vamos fazer. É emocionante ver todo este envolvimento comunitário” salientou.
ATRAÇÕES
Entre as inúmeras atrações do evento destaque para os Fornos de Barro, com o preparo diário de cucas e pães, reunindo oito famílias do interior de Gramado. Outra delícia da festa é o Caffè Della Nonna, que apresenta uma casa do interior estruturada servindo o autêntico café da colônia, devidamente atendido pela Família Foss da linha Bonita. Já as Cozinhas da Oma e da Nonna oferecem a gastronomia típica alemã e italiana. Neste ano, as cozinhas ficam por conta das famílias das linhas Bonita, Nova, São Roque e Ávila. Já a Feira de Produtos Coloniais é outra atração à parte com diversas agroindústrias e famílias que comercializam seus produtos.
Na parte dos Jogos Rurais, mais uma vez a tradicional competição terá grandes disputas com jogos de bocha masculina e feminina, canastra, 3 Setes e o torneio de cartas ‘66’. Vale lembrar também a expectativa pelo tradicional Desfile Cultural de Carretas, que ocorre na avenida Borges de Medeiros, por onde diversos carros são puxados por bois conduzidos orgulhosamente pelos colonos. A organização espera a participação de 30 carretas. Os desfiles acontecem nos sábados, dias 11 e 18 de maio.
Outra atração esperada da Festa será a Escolha das Soberanas da Festa da Colônia para 2020/2021. O momento especial está programado para o dia 18 de maio, após o Desfile de Carretas, no Espaço Pró Cultura LIC-RS, no Expogramado. A Corte atual da Festa da Colônia é formada pela Rainha Aline Wiltgen, da localidade do Campestre do Tigre, e pelas princesas Mariana Marcon, da linha Araripe, e Giovana Marcon da linha Bonita.