InícioCoronavírusSem poder estar com o público, espetáculo vai até as casas

Sem poder estar com o público, espetáculo vai até as casas

Tempo de leitura: < 1 minuto

Tiago Manique

[email protected]

 

CANELA – Neste período do ano, muitas atividades culturais estariam ocorrendo no município, se não fosse a chegada inesperada do coronavírus em que várias atividades tiverem que ser suspensas, evitando aglomerações. Uma das apresentações que estava agendada e tão esperada pelas crianças é o Tito, Um Coelho Atrapalhado coordenado pelos artistas e produtores Carla Reis e André Andrade, onde os ensaios já estavam ocorrendo e tudo teve que ser interrompido.

Não podendo subir no palco, os produtores reinventaram a peça teatral criando pequenos bonecos, onde as famílias podem solicitar o material por email e fazer o espetáculo em casa com as crianças.

 

"Tivemos que parar e passado uns dias surgiu a ideia, já que as crianças não podem ir assistir o Tito, que tal Tito e toda sua turma irem até as crianças? Foi quando surgiu a ideia de mandar os papertoys por email para que os pais possam montar os personagens com seus filhos e depois eles podem brincar, uma forma de passatempo com as crianças", descreveu.

 

O material chamado de papertoys foi criado pelo design gráfico Roger Martins para serem vendidos juntamente com os outros produtos do espetáculo (botons, garrafinhas e io-io). Quem quiser adquirir os papertoys da Turma do Tito pode enviar um email para [email protected]e irá receber o material para imprimir em casa em uma folha A4, cada um dos personagens, que são originais.

 

Primeiros a serem atingidos com a pandemia do coronavírus e provavelmente serão os últimos a retornarem ao trabalho, o setor cultural que depende diretamente do público para manter as suas atividades é outra esfera que está paralisada e sentindo os efeitos econômicos. Classe artística, produtores, diretores, profissionais técnicos, artistas em geral também estão sofrendo o impacto como outras frentes de atividades profissionais.

 

"Assim como eu, muitos colegas da região (Canela e Gramado) estão passando por dificuldades, pois as contas de aluguel, água, luz, entre outras não param. Na região nós já estávamos produzindo espetáculos para a programação da Páscoa, investimos para isso, além do Tito, em Canela eu estava produzindo e dirigindo “A Procissão do Encontro” que aconteceria na Sexta-Feira Santa, tive gastos financeiros, pois fazer um espetáculo a produção começa muito antes, apresentaria também o esquete A Origem da Páscoa pela Carla Reis Faces Produções, então a situação é bem delicada. Sinceramente não sei como será o futuro para nós, pequenos grupos e pequenas empresas", salientou.

 

Em Canela, conforme Carla, 200 artistas atualmente vivem da arte e o número de artistas cresce se for contabilizar a classe que tem outra atividade profissional paralelamente a arte e ela citou que neste momento é necessário se reinventar. "O artista sempre está em criatividade, mas os benefícios vem a longo prazo, alguns estão dando aula pela internet, outros fazendo cursos de teatro, aulas online, estamos tentando nos reinventar", explicou.

 

Muitas entidades pelo país, reivindicam junto aos governos municipais, estadual e federal apoio financeiro pela paralisação de várias profissões e a artista e produtora, relatou se esta movimentação está ocorrendo em Canela.

 

"Com relação a alguma mobilização no município, como estamos em quarentena creio que ninguém tenha se movimentado para liderar ainda que de forma virtual. Eventualmente recebemos abaixo assinado que levam até o governo estadual nossa preocupação e anseios por medidas que possam melhorar nossas condições de trabalho, nossa situação", relatou.

 

Sinopse do espetáculo Tito, um coelho atrapalhado

 

Tito é um coelho de muito bom coração e sonhador, mas um pouco distraído e atrapalhado e tem a missão de levar o ovo dourado, para a fábrica de seu pai. A Páscoa está chegando eprecisam começar a fabricar os ovos de chocolate. O Ovo Dourado tem a fórmula do chocolate puro, o chocolate dos chocolates, mas tem mais gente de olho nesse ovo, Gavi o gavião e Red a raposa e no meio do caminho o ovo desaparece misteriosamente.

 

Ele procura ajuda de seus amigos, Anabela, Pepito e Vagaroso para encontrar o ovo dourado e junto com seus amigos vão em busca de recuperar o ovo e salvar a Páscoa.

“Tito, um coelho atrapalhado” é um espetáculo infantil, musical e lúdico.

 

Direção e os personagens

 

O espetáculo tem a criação, roteiro e direção geral de André L. de Andrade (Angá Produtora) e criação, roteiro e direção artísitca de Carla Reis (Faces Produções) e assistente de direção de Paulo Brasil.

 

Tito – Paulo Brasil

Pepito – Pablo Tomazi

Vagaroso – João Paulo Lima

Gavi – Edson Bruno da Silva (Paçoca)

Red – Carla Reis

Anabela – Participação especial de Thaís Pacholek

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Economistas da Fiergs e Farsul alertam para desequilíbrio fiscal e desaceleração econômica

REGIÃO - A RA (Reunião-Almoço) da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), de segunda-feira (3), reuniu no mesmo...

Novo momento

CANELA - Na tarde desta sexta-feira, 31 de outubro, a reportagem do Jornal Integração esteve na Secretaria de Turismo de Canela para uma entrevista...

Smart Cities Park encerra e anuncia duas edições em 2026

REGIÃO - A quarta edição do Smart Cities Park encerrou nesta quinta-feira (30), em Nova Petrópolis, consolidando-se como o maior evento de inovação, tecnologia...

Mutirão para limpeza da Cascata dos Narciso ocorre hoje

GRAMADO – Hoje, sábado (25), a partir das 8h, acontecerá um trabalho voluntário e coletivo, que tem como objetivo limpar e preservar um espaço...

Série Ouro tem líder isolado

CANELA - A bola rolou com intensidade e muitos gols na noite desta quinta-feira (23) pela 5ª rodada do Campeonato Municipal de Futsal –...
error: Conteúdo protegido