InícioGeralGramado e Canela25ª Festa do Pinhão: a celebração da tradição gastronômica na Serra Gaúcha

25ª Festa do Pinhão: a celebração da tradição gastronômica na Serra Gaúcha

Tempo de leitura: < 1 minuto

REGIÃO – São Francisco de Paula, situada na encantadora região serrana do Rio Grande do Sul, está se preparando para sediar a tão aguardada 25ª edição da Festa do Pinhão. Organizada pela Secretaria de Turismo, Cultura e Desporto, a Festa está marcada para os dias 16, 17 e 18 de junho, no Clube Atlético Serrano.

Considerada uma das festas mais tradicionais da Serra Gaúcha, a Festa do Pinhão promete encantar os visitantes com uma programação diversificada, abrangendo a rica cultura musical e a gastronomia típica da região. O evento contará com apresentações musicais de destaque, incluindo a popular Estação Fandangueira, a dupla Lucas e Felipe, João Reis e Fabiano, Volnei Gomes e Marcelo Cachoeira. Os estilos musicais variados, que vão desde o autêntico fandango até o sertanejo, prometem animar o público presente.

No entanto, a festa não se resume apenas à música. A verdadeira estrela do evento é o pinhão, um tesouro gastronômico raro e valorizado. Originário da Araucária, árvore símbolo da região, o pinhão é um fruto de sabor marcante e textura delicada. Sua colheita é uma tradição especial, que requer paciência e dedicação. A raridade do pinhão também é valorizada na Festa do Pinhão. Durante o evento, haverá a distribuição gratuita de pinhões, permitindo que os visitantes desfrutem desse fruto exclusivo da região serrana.

Gastronomia
A área gastronômica da Festa do Pinhão reunirá os restaurantes tradicionais de São Francisco de Paula, que apresentarão receitas clássicas, como o saboroso churrasco de pinhão, mas também trarão criações contemporâneas que exploram as possibilidades culinárias desse produto tão especial, como o donut salgado de paçoca de pinhão, e o bolinho de bacalhau com pinhão. 

O clássico entrevero de pinhão
O clássico dos clássicos, o entrevero de pinhão, combina a suculência das carnes selecionadas com o sabor único e marcante do pinhão, oferecendo uma experiência gastronômica autenticamente serrana. De origem tropeira, o entrevero é um prato à base de carnes, e integra a culinária típica do Rio Grande do Sul. Na região serrana, ele ganha o complemento do pinhão e faz parte da identidade dos moradores de São Francisco de Paula, que o fazem nas suas próprias casas. 

Manuela Teixeira, sócia-proprietária da Doce Café, que apresenta a receita de entrevero nesta edição, destaca a relevância da Festa para São Francisco de Paula.

“A Festa do Pinhão mobiliza diversos setores da economia da cidade. A equipe da Doce Café, por exemplo, já está desde maio se preparando para o evento, comprando o pinhão de vendedores da cidade. Nas duas semanas que antecedem ao evento, o foco da equipe é o manuseio e cortes das carnes para o prato, além de abastecer o estoque de pinhão da padaria. A produção da própria padaria também aumenta nos dias da festa, pois o comércio da cidade absorve do público do evento. Por receber um público de 25 mil pessoas no final de semana da festa, o evento é aguardado com expectativa pela equipe” lembrou.  

O visitante da Festa do Pinhão vai poder acompanhar toda a produção do prato no estande da Doce Café, que é feito no disco de arado, como “manda” a tradição do prato. Manuela Teixeira e sua equipe abriram a receita secreta do Café para a gente.

Receita Entrevero de Pinhão da Doce Café

Ingredientes – rende 8 a 10 porções
500 gr Carne bovina (coxão de dentro ou alcatra)
500 gr Carne suína (lombo)
500 gr Linguiça calabresa
500 gr peito de frango
250 gr Bacon
3 Pimentões coloridos (um verde, um vermelho e um amarelo)
Cheio verde
2 Cebolas
Sal a gosto

Cortar as carnes e pimentões em pedaços (cubos)
Cozinhar e descascar o pinhão. No entrevero, ele é utilizado inteiro e partido ao meio.

Primeiro fritar o bacon em pedaços. Em seguida a carne suína, depois a de frango. Quando a de frango estiver dourando, acrescentar cebola e a linguiça calabresa. A carne bovina é acrescentada por último para que fique ao ponto e macia. Por fim, acrescentar os pimentões, o cheio verde, o pinhão cozido e cortado ao meio. Durante o processo de preparo, marinar no sal à gosto.
O preparo tradicional é feito no disco de arado, mas em casa pode ser feito em uma panela ou frigideira também.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Festa do Figo de Nova Petrópolis define programação e recebe aporte municipal

GRAMADO - O Poder Público Municipal e a Associação Cultural e Esportiva Linha Brasil firmaram termo de fomento nesta quinta-feira, 18 de dezembro, no...

Gazeta Funerária: Curta metragem gramadense será exibido em duas sessões na próxima semana

GRAMADO - As relações pós-vida são o tema do curta-metragem Gazeta Funerária, produzido pela proponente Naiana Amorim e Melancia Filmes, produtora audiovisual de Gramado....

Redes municipais e estaduais definem encerramento do ano letivo na região

João Pedro Boch [email protected] REGIÃO - As redes municipais de Gramado e Canela, além das escolas estaduais, já definiram as datas de encerramento do ano letivo,...

Economistas da Fiergs e Farsul alertam para desequilíbrio fiscal e desaceleração econômica

REGIÃO - A RA (Reunião-Almoço) da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), de segunda-feira (3), reuniu no mesmo...

Novo momento

CANELA - Na tarde desta sexta-feira, 31 de outubro, a reportagem do Jornal Integração esteve na Secretaria de Turismo de Canela para uma entrevista...
error: Conteúdo protegido