Salões de beleza e estética têm autorização para retomar atividades (Foto Divulgação)
A Prefeitura de Caxias do Sul publicou na tarde de quinta-feira, 9, alteração do decreto nº 20.855, de 2 de abril de 2020, em função do nova orientação do governo do Estado, que flexibilizou a retomada das atividades de alguns serviços a partir da sexta, 10. O decreto nº 20.866 está disponível no Diário Oficial do Município. Também pode ser acessado pelo endereço file:///C:/Users/User/Downloads/diario%20oficial.pdf.
– Restaurantes e lanchonetes podem voltar a funcionar com 50% de público e com distanciamento entre as mesas. Nos shoppings, só os que tem espaço próprio podem abrir; as praças de alimentação continuam apenas com tele-entrega.
– Podem funcionar os estabelecimentos de serviços, como salões de beleza, cabeleireiros e barbeiros com as condições básicas de higiene, por agendamento e restrição de público.
– Estabelecimentos dedicados ao comércio de chocolate poderão funcionar até domingo, 12, devendo observar as questões de higiene e isolamento da área destinada à venda.
– As lojas de conveniência dos postos de combustíveis localizados em estradas e rodovias estaduais e federais podem manter o funcionamento regular. Segue vedado o funcionamento aos demais postos da cidade.
Fiscalização mais rigorosa em praças e parques
Ação foi definida em reunião na manhã da quinta, 9 (Foto Fabiana de Lucena)
A Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social promoveu reunião com as forças de segurança da cidade para organizar uma ação de conscientização mais efetiva a ser realizada nos parques e praças da cidade no feriadão de Páscoa. No final de semana passado, pessoas se aglomeraram nos parques da Lagoa do Desvio Rizzo e dos Macaquinhos. No Jardim Botânico e Ecoparque, fechados pela Secretaria do Meio Ambiente, famílias entraram por acessos secundários, principalmente na tarde de domingo. A Guarda Municipal passou nos locais alertando para a importância do permanecer em casa neste período de transmissão do coronavírus. Veículos com auto falantes foram usados para dispersar as pessoas.
A ação de sexta, sábado e domingo terá o reforço da Fiscalização de Trânsito, Defesa Civil, Brigada Militar, Exército, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Instituto Geral de Perícias e Corpo de Bombeiros. "A comunidade precisa entender que ainda é necessário ficar em casa. É isso que vamos passar aos que insistirem em ir para os locais públicos neste feriado", assegura o secretário Hernest Larrat dos Santos.