InícioGeralGramado e Canela“Considero a Santa madrinha da minha filha”, relata devota

“Considero a Santa madrinha da minha filha”, relata devota

Tempo de leitura: < 1 minuto

CANELA – Devoção, promessas e as marchas até a Santa marcarão a 63ª Festa em honra a Nossa Senhora do Caravaggio que começou hoje (26). Milhares de canelenses, gramadenses e turistas de todo o país participarão da tradicional Romaria a Pé, que sairá da Igreja Matriz, a partir das 8h, acompanhando e rezando perante a imagem de Nossa Senhora por sete quilômetros, nesta sexta-feira. O evento segue com a Romaria dos Jovens e da Jornada Diocesana da Juventude, no sábado (27), e com a Romaria Motorizada e dos Ciclistas, no domingo (28), encerrando o evento.

A reportagem do Jornal Integração conversou com devotos que participam da festa há muitos anos e acompanharam a Santa, mais uma vez, durante a celebração. Marilda Susin participa da Romaria há 29 anos e fez sua primeira caminhada, em 1994, por um motivo familiar: a Santa abençoou o filho Taylor, que contraiu uma pneumonia com dois meses de vida.

“Minha história com ela começou, em 1994, quando meu filho, com dois meses de idade,teve pneumonia e pedi para que ele ficasse bem e nunca mais fosse internado. Minha promessa foi que nunca faltaria a Romaria enquanto pudesse andar. A devoção aumenta porque ela me socorreu atendendo meus pedidos. Sempre tive uma resposta para minhas orações”, destacou ela, acrescentando que há 12 anos vai com os pés descalços até o Saiqui.

Marilda conta que Nossa Senhora do Caravaggio também respondeu quando a irmã Ivanete, diagnosticada com câncer nos pulmões, recebeu uma perspectiva de um mês de vida, após uma consulta.

“Em 2011,minha irmã foi diagnosticada com neoplasia (câncer de pulmão), e o médico me disse que, se não tratasse logo, ela teria um mês de vida. Fiquei desesperada e, de imediato, recorri a ela. De joelhos em frente ao monumento, pedi que desse mais uma chance para minha irmã,que Nossa Senhora curasse ela. Neste momento de oração e aclamação, um raio de sol apareceu iluminando a imagem da Santa e ali tive a resposta do meu pedido. Um ano depois, a médica da minha irmã me disse em uma consulta: o que aconteceu com ela foi um milagre, ela está curada”, explanou.

A irmã de Marilda acabou falecendo, no ano passado, vítima de outro câncer, desta vez, no cérebro. “O último pedido que fiz foi para que a Santa não deixasse ela sofrer, que se estivesse na hora dela partir, fosse sem sofrer. Assim foi feito, sem dor e sem sofrimento”, finalizou.

“Considero a Santa madrinha da minha filha”, relata devota

A explanação de Fernanda Vaccari leva os leitores até 26 de maio de 1996, na 36ª Festa em Honra de Nossa Senhora do Caravaggio. Na época, a devota estava grávida há quase nove meses e participou da Romaria a Pé, onde pediu que a filha Daiane nascesse com saúde e em uma ‘boa hora’. Após o evento, na madrugada do dia 27 de maio, a filha Daiane nasceu no Hospital de Caridade de Canela (HCC) do jeito que a mãe Fernanda havia pedido para a Santa.

A devota Fernanda com o neto Gabriel e a filha Daiane

Segundo ela, o elo com Nossa Senhora foi selado ali. “A ligação mais forte veio depois que fui em uma romaria a pé no dia 26 de maio de 1996, grávida de quase 9 meses.Depois desta caminhada fui para o hospital na madrugada e tive minha filha Daiane Vaccari. Sempre rezávamos, eu e minha mãe, para Nossa Senhora de Caravaggio para que eu tivesse uma “boa hora”, que minha filha tivesse saúde e fosse perfeita. Assim foi. A devoção com certeza só aumenta porque sempre pedi e peço a Ela proteção e saúde pro ter tido minha filha em uma data tão especial, então a considero “madrinha” da minha filha. Minha conversa com ela é diária, sempre agradecendo por tudo que temos e por sermos abençoados pelas oportunidades que temos na vida”, justificou.

Fernanda relata que acompanha a festa desde muito nova por conta dos pais, onde participava das novenas, que antecedem as celebrações, até as romarias que abrilhantam o evento. “Desde criança sempre estive meus pais nas novenas e nas festas de Caravaggio, eles trabalharam muitos anos nas tendas de bebidas e pastelaria e nós sempre ficamos ali ajudando. Todo ano era aquela expectativa para a chegada de maio e ir lá ajudar”, sublinhou.

Para ela, a Santa significa amor, gratidão, um porto seguro. Nos momentos de dificuldade, as esperanças são depositadas em Nossa Senhora buscando conforto e auxílio. O costume que recebeu dos pais foi passado para a filha Daiane, que passa para o filho Gabriel, integrante mais novo da família, neto de Fernanda.

“Ela é amor e gratidão. Sempre alcancei muitas graçaspor meio da fé. Quando estou preocupada, nervosa, ou com algum problema, procuro conversar com ela, pedir com fé uma solução, uma luz. Tenho uma imagem em casa que ganhei da minha mãe, comprada em Farroupilha. Fica em um lugar de destaque com flores e velas. É meu altar particular, nunca saio ou chego sem me ajoelhar nos pés dela e pedir proteção e sabedoria para o dia que inicia e quando volto agradeço. Já estamos ensinando o Gabriel a juntar as mãozinhas e agradecer. Ele já faz e diz Mamãe do Céu, do jeito dele!”, comentou.

 

Programação 

Hoje – 26 de maio 

Romaria a Pé, a partir das 8h 

Sábado – 27 de maio 

Romaria dos Jovens e da Jornada Diocesana da Juventude, a partir das 9h

Domingo – 28 de maio 

Romaria Motorizada e dos Ciclistas, a partir das 9h

*As Missas campais ocorrerão no Monumento da Prece nas chegadas das Romarias. Os demais atrativos como missas, confissões  e adoração ao Santíssimo na Cripta serão realizados no decorrer dos dias. Estão montados no Santuário diversas opções de gastronomia .

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...

O início do fim do comércio irregular?

Quem passou ali pelo entorno da Igreja Matriz, no Centro de Canela, viu que tinha movimento diferente na tarde desta sexta-feira (25). Era a...

Canela e SESAI alinham ações de saúde para comunidade indígena

CANELA – A Secretaria de Saúde de Canela realizou uma reunião, no dia 22 de julho, para alinhar, ações de atendimento de saúde para...

Tour de France Gastronomie celebra um ano em Gramado com novo cardápio e homenagem aos clientes

GRAMADO - O Tour de France Gastronomie completou, segunda-feira (14), seu primeiro ano de funcionamento em Gramado e marcou a data com o lançamento...
error: Conteúdo protegido