GRAMADO – Um projeto da Associação Vale das Montanhas pretende nomear a região sul da cidade, composta por localidades como a Várzea Grande, como “Vale das Montanhas”, assim como o próprio nome da entidade.
O projeto foi entregue aos vereadores pelo presidente da Associação, Dirlei Roberto Benetti Swaizer, e pelo vice-presidente, Josué Neumann Spengler, há cerca de três semanas, durante sessão ordinária descentralizada, realizada no Centro de Cultura da Várzea Grande.
O principal objetivo da associação, conforme propõe o projeto, é o fomento do turismo e o crescimento da região. “A denominação de ‘Vale das Montanhas’ tem o objetivo de vislumbrar as potencialidades do local. Isso irá engrandecer o município, visto que poderá agregar um novo estilo turístico até então não desenvolvido, ou pouco difundido em Gramado”, afirma um trecho do documento.
Ainda, conforme consta no documento, o aproveitamento ecológico existente é essencial e inevitável, pois a grandiosidade dos vales, das montanhas, dos parreirais, plátanos e araucárias é visível e admirado nas últimas décadas.
“Existe uma conexão importante entre turismo ecológico e cultural em nosso vale. Trilhas e rotas deverão ser criadas para conhecer as origens de Gramado, bem como a valorização da história ferroviária com a preservação da Estação da Várzea Grande e recuperação do seu leito para uso turístico com a recuperação dos trilhos. O percurso do trem também está imerso dentro de um destacado e contemplativo ambiente natural que permeia nossa localidade”, segue dizendo o documento.
Dirlei e Josué, ainda defendem que a denominação irá desenvolver uma série de empreendimentos. “O reconhecimento oficial de uma cidade ou região como símbolo de determinada atividade, o que se vê através do projeto, constitui forma de destacar sua excelência, bem como sua importância para o país. O desenvolvimento de uma gama de empreendimentos de apoio ao turismo, como hotéis, pousadas, restaurantes, indústrias de móveis, chocolates, lojas de artesanato, malhas, agroindústrias, dentre outros, reforçam o potencial turístico, industrial, cultural, artesanal e gastronômico de Gramado”.
A proposta foi debatida durante semana passada nas comissões da Câmara de Vereadores. Segundo apurou nossa reportagem, novas conversas vão acontecer para entendimento da proposta e uma audiência pública será realizada na Várzea Grande para que a comunidade possa expor suas opiniões e pensamentos referentes ao assunto. Vale ressaltar, que dois vereadores moram e tem suas bases eleitorais na Várzea Grande, Rosi Ecker Shmitt (Progressistas) e Cícero Altreiter (MDB).
Composição da região “Vale das Montanhas”, segundo a proposição:
– Bairro Várzea Grande, Belvedere, São Luiz, Altos da Viação Férrea, Vila Olímpica, Vila Paraíso, Vila do Sol, Celita, Mazzurana, Michaelsen, Montnha del Fiori, Orlandi, Morro Agudo, Serra Grande Italiana, Serra Grande Alemã, Morro do Arame, Linha Carahá, Linha Moleque, Linha Caboclo, Linha Gambelo e Linha Horlle.
LEIA TAMBÉM: