REGIÃO – O boletim divulgado nesta noite em Gramado consta um caso suspeito aguardando resultado de exame laboratorial e Nova Petrópolis está com outros dois casos suspeitos. Em Canela não é divulgado boletim em final de semana, mas de acordo com o boletim desta sexta-feira, existe um caso suspeito em análise laboratorial.
GRAMADO – O boletim epidemiológico do Centro de Operações de Emergências (COE) deste sábado (4), registra um novo caso suspeito de Covid-19. Este é o único em investigação, no momento, e aguarda resultado do exame laboratorial. A pessoa está em condição de saúde estável e sob monitoramento e isolamento domiciliar.
Conforme o COE, desde 10 de março são 21 registros, sendo 18 já descartados, dois confirmados e curados (eram dois turistas) e um caso suspeito.
Segundo o COE, toda a contenção e monitoramento estão sendo feitos no sentido de evitar a disseminação do vírus no município, impossibilitando que a cidade tenha casos autóctones (transmissão local).
SÍNDROMES GRIPAIS
Neste sábado, o COE Gramado também emitiu alerta para o crescimento de registros de casos de síndrome gripal (não são considerados suspeitos). No dia 30 de março, por exemplo, eram 72 casos. No boletim deste sábado o número registrado é de 97. São 25 casos a mais em cinco dias.
A síndrome gripal se caracteriza por um conjunto de sinais e sintomas respiratórios que podem ser causados por diferentes vírus, como por exemplo pelo H1N1, H3N2, sincicial e também pelo SARS-COV-2 (que causa a Covid-19).
Segundo o COE Gramado, em decorrência da pandemia de Covid-19, há um monitoramento mais aprofundado dos casos de síndromes gripais para que seja prestado atendimento oportuno aos pacientes com quadro respiratório agravado, sobretudo por outras doenças (comorbidades) ou envelhecimento. Como não há disponibilidade de testes da Covid-19 para toda população, o acompanhamento frequente dos casos gripais pelos profissionais de saúde e o isolamento do paciente e seus contatos domiciliares por 14 dias é uma medida de enfrentamento e cuidado importante dos casos de síndromes gripais e da redução da disseminação dos vírus respiratórios.
Números de coronavírus
Estado – 7 mortes e 418 casos confirmados
Brasil – 432 mortes e 10.278 pacientes infectados