Escudos de proteção facial foram doados ao Hospital Geral (Foto Elisangela Dewes, Divulgação)
Marcopolo, Empresas Randon e Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico uniram esforços para apoiar a estruturação da rede de saúde de Caxias do Sul e região. Por meio dessa parceria, serão doados em torno de R$ 3 milhões para a campanha “Caxias contra a Covid-19”, liderada pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços, movimento Mobilização por Caxias e Prefeitura.
Os recursos deverão ser aplicados, de forma prioritária, na aquisição de 20 respiradores mecânicos para serem doados ao Município, que os destinará às unidades de tratamento intensivo em estruturação nos hospitais. Caso a aquisição dos respiradores não seja viabilizada, dada a alta demanda por esse mecanismo em meio ao quadro de pandemia, os recursos obtidos nesta ação conjunta serão destinados para aquisição de equipamentos de proteção individual aos profissionais da saúde e demais necessidades listadas pela coordenação da campanha.
OUTRAS INICIATIVAS
– Acrilys do Brasil, com sede em Caxias do Sul, doou 50 unidades de escudos de proteção facial. O equipamento foi confeccionado pela fábrica e será utilizado por profissionais do Hospital Geral nos atendimentos aos casos suspeitos e confirmados de coronavírus.
– Malharia Anselmi, de Farroupilha, em sua fábrica de Alto Feliz, produz alguns itens essenciais para profissionais de saúde. São 20 funcionários voluntários que transformarão 31 mil metros de tecido em máscaras, jalecos, pijamas cirúrgicos, toucas e propés para doar, primeiramente, aos hospitais Geral, em Caxias do Sul, e São Carlos, em Farroupilha. As peças começaram a ser entregues na quinta, 2. Foram 1 mil jalecos e 500 pijamas apenas para o Geral. A empresa segue a produção para estas e outras instituições, além de casas de repouso da região.
– Instituto Federal de Bento Gonçalves, com apoio de um grupo de voluntários de Caxias do Sul e Bento Gonçalves, doou 35 escudos de proteção facial ao Hospital Geral. A ação ainda contou com o apoio das empresas Neo Technology e PrintUp 3D para a confecção dos equipamentos.
– Sticky Shoes, de Estância Velha, contribuiu com 486 pares de calçados de proteção para funcionários do Hospital Geral. No total, a empresa repassará 2 mil pares, beneficiando também instituições de saúde de Novo Hamburgo, Canoas, Estância Velha, Porto Alegre, Gramado e Canela.
– Grupo Voluntários por Caxias lançou uma campanha de arrecadação de doações para o HG em suas redes sociais. A ação tem como objetivo juntar recursos para a compra de materiais e equipamentos para suprir demandas de atendimento aos pacientes com suspeita ou diagnosticados com Covid-19. As doações podem ser encaminhadas para a conta 06.198600.0.8, agência 0824, Banrisul, em nome da Fundação Universidade de Caxias do Sul.
– Mercosul Motores doou 300 kits de equipamentos de proteção individual à Secretaria Municipal da Saúde. Cada conjunto tem um avental jaleco, uma touca e dois protetores de calçado.
Sem novos casos confirmados
A atualização dos dados da Covid-19, na sexta, 3, pela Secretaria da Saúde manteve em 17 o número de casos confirmados, dos quais nove estão curados. Há, ainda, 80 suspeitos, um a mais do que na quinta, e 89 descartados, sete a mais. Em unidades de tratamento intensivo estão um positivo e seis suspeitos; mais oito pacientes suspeitos estão em quartos hospitalares.