Deputados estaduais eleitos pela cidade foram recebidos no Centro Administrativo (Foto Fabiana de Lucena)
O Gabinete de Crise da Prefeitura de Caxias do Sul estará reunido na quinta, 2, para avaliar o último decreto municipal em virtude da publicação de novas orientações do Estado e da União. Uma decisão, no entanto, está tomada, que é de acompanhar a determinação do governo gaúcho de ampliar até o final de abril a suspensão das aulas na rede pública. "Inicialmente, o Município tinha previsto prorrogar até o dia 22 de abril o decreto da educação. Mediante a decisão do Estado, Caxias irá acatar o decreto", informou o vice-prefeito e secretário de Planejamento, Edio Elói Frizzo. Assim, as escolas da rede municipal, estadual e privada e as infantis de Caxias do Sul seguem fechadas até maio.
A Secretaria da Saúde atualizou os dados sobre as notificações de casos do coronavírus na cidade. Permanecem 16 registros confirmados, dos quais nove estão curados. São sete homens, com idades de 15 a 59 anos, e duas mulheres, de 37 e 57 anos. O número de suspeitos subiu para 61 e, o de descartados, para 75. Dentre confirmados e suspeitos, 11 estão hospitalizados. Destes, dois positivos e dois suspeitos estão em unidades de tratamento intensivo.
Segundo o secretário Jorge Olavo Hahn Castro, as medidas adotadas pela Prefeitura visam justamente conter o aumento gradual dos casos. "Como a maioria dos confirmados não tem necessitado de internação hospitalar, com os casos ocorrendo de forma mais espaçada, temos tempo para que os primeiros se recuperem, evitando que todos utilizem o sistema de saúde de uma única vez", argumenta.
Ao longo da terça-feira, 31, circulou informação sobre a ocorrência da primeira morte por coronavírus na cidade. A Secretaria da Saúde confirmou o óbito, mas esclareceu que o paciente tinha situação suspeita da doença. A coleta do exame foi realizada na quinta, 26, e o Lacen ainda não liberou o laudo. O paciente de 74 anos estava internado no Hospital Geral e apresentava outras doenças. Uma criança de seis anos que estava internada na UTI do hospital teve alta e se encontra em isolamento domiciliar, aguardando resultado do teste.
Visita de parlamentares
Na tarde de terça, 31, o prefeito Flavio Cassina recebeu a visita dos deputados estaduais Carlos Búrigo/MDB, Pepe Vargas/PT e Neri, O Carteiro/SD. Os parlamentares, que acompanham as medidas que estão sendo tomadas pelo Município para o combate ao coronavírus, se colocaram à disposição para ajudar no que for preciso. Ainda estavam presentes o vice-prefeito e secretário de Planejamento, Edio Elói Frizzo; a chefe de Gabinete e secretária de Governo, Grégora Fortuna dos Passos; e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, Gilnei Lafuente.