InícioCoronavírusUCS produzirá solução antisséptica recomendada pela OMS

UCS produzirá solução antisséptica recomendada pela OMS

Tempo de leitura: < 1 minuto

Laboratórios da Universidade de Caxias do Sul estão envolvidos na produção de novos produtos de saúde (Foto Divulgação)

Em enfrentamento ao novo coronavírus, a Universidade de Caxias do Sul passa a produzir uma solução antisséptica substitutiva ao álcool gel com formulação recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O produto será destinado ao Hospital Geral com excedentes a serem doados para uso em Unidades Básicas de Saúde.

A iniciativa tem a parceria da empresa de motores Eberle Mercosul, que se comprometeu em contribuir com o volume integral de insumos e recipientes para a fabricação de 1.200 quilos do produto. Também se dispôs a doar máquinas para auxiliar os processos – as tratativas estão em andamento para avaliação das necessidades.

O diretor Carlos Eduardo França, o gestor de suprimentos Mayron Becker e o consultor Cleber Azambuja se manifestaram favoráveis à possibilidade de produzir outros equipamentos, de forma gratuita, para uso nos laboratórios da UCS em ações de prevenção e combate à Covid-19 e outras doenças. O reitor Evaldo Antonio Kuiava ressalta a importância da mobilização do empresariado. "A colaboração denota sensibilidade e responsabilidade social. Se cada um contribuir com pouco, é possível fazermos muito", define. Interessados em auxiliar devem contatar a partir do e-mail [email protected].

A UCS já estava mobilizada em torno da produção de álcool gel 70%, que será feita na Farmácia Escola a partir desta semana. Nesta ação teve apoios da cooperativa Sicredi e da Rodoil Distribuidora de Combustíveis.

Respirador mecânico local deve ser testado na próxima semana

Trabalho deverá resultar na produção inicial de 100 unidades para abastecer os hospitais de Caxias e região

Está programada para segunda, dia 6, no Hospital Geral (HG), a testagem de um protótipo de respirador mecânico para ventilação pulmonar desenvolvido por engenheiros, técnicos e outros voluntários, sob a orientação de médicos e coordenação do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade de Caxias do Sul – TecnoUCS. A iniciativa pretende equipar a rede hospitalar regional para o atendimento de pacientes que vierem a ser acometidos pela Covid-19.

Com mais de 30 pessoas envolvidas continuamente desde a formação do grupo de trabalho, na terça, dia 24, o projeto foi desenvolvido por empresas e profissionais de Caxias do Sul a partir dos conceitos necessários para o atendimento provocado pela pandemia do coronavírus. Embora o protótipo esteja quase pronto, melhorias técnicas estão sendo feitas para garantir o desempenho, eficiência e segurança necessários ao uso hospitalar. "Trata-se de um equipamento para uso em condições extremas, como as enfrentadas na Europa. O protótipo vem sendo desenvolvido com alto padrão de funcionalidade, desempenho e segurança, em um nível surpreendente de detalhamento”, descreve Alexandre Avino, diretor técnico do HG.

A intenção, segundo o coordenador-executivo do TecnoUCS, Enor Tonolli Jr, é acionar a produção assim que o protótipo for aprovado, tendo como meta a fabricação de 100 unidades em um primeiro momento, visando atender aos hospitais de Caxias e região. A logística de distribuição será definida na próxima semana. 

Outro grupo trabalha na produção de mangueiras e de um derivador, componente a ser acoplado na saída de ar dos tubos de oxigênio, para que até quatro pacientes possam ser ventilados simultaneamente – normalmente o respirador é de uso individual. O molde do componente está pronto e a produção deve se iniciar nos próximos dias. A UCS ainda deslocou para o HG 11 respiradores mecânicos que normalmente são usados por cursos da Área de Ciências da Vida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gilberto Cezar anuncia filiação ao PSD

O prefeito de Canela, Gilberto Cezar, anunciou neste sábado, 30 de agosto de 2025, sua filiação ao PSD. O ato contou com o apoio...

Motociclista é detido após acompanhamento da Brigada Militar em Canela

Na manhã deste sábado (30/08), um motociclista desobedeceu ordem de parada da Brigada Militar e seguiu em alta velocidade pelo centro da cidade. Durante...

Empresária de Canela denuncia tentativa de golpe com PIX falso

Uma empresária do ramo de confeitaria em Canela procurou a reportagem do Jornal Integração para relatar uma nova tentativa de golpe envolvendo pagamentos via...

IGP confirma feminicídio seguido de suicídio em Canela

A tragédia que abalou a comunidade de Canela no final de julho teve nesta semana uma confirmação oficial. Os laudos técnicos do Instituto-Geral de...

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...
error: Conteúdo protegido