InícioEconomiaGramado e CanelaFesta da Colônia começa na próxima quinta-feira: “Vamos resgatar nossas histórias”

Festa da Colônia começa na próxima quinta-feira: “Vamos resgatar nossas histórias”

Tempo de leitura: < 1 minuto

GRAMADO – O evento mais querido e aguardado pelos gramadenses está batendo na porta. A 32ª Festa da Colônia acontece de 27 de abril a 14 de maio, no complexo do Expogramado. O evento celebra a tradição, cultura, trabalho e a contribuição dos imigrantes alemães, italianos e portugueses no desenvolvimento do município.

 A festa terá 18 dias de duração, funcionando diariamente das 10h às 22h no complexo do Expogramado. Não abrirá somente nas quartas-feiras, 3 e 10 de maio.

Segundo a coordenadora da Festa da Colônia, Paula Kohl, a edição deste será muito especial. “Vai ser muito especial essa festa, vamos dar cor e alegria para os gramadenses e, acima de tudo, vamos resgatar nossas histórias e origens”, salienta.

O Museu das Etnias terá um espaço novo amplo no Complexo da Expogramado e contará com o trabalho do museólogo do município, Márcio Dillman de Carvalho. O objetivo do espaço será resgatar a história dos imigrantes alemães, italianos e portugueses.

Uma das novidades que serão vistas pela comunidade que se fará presente na festa é a Casa das Soberanas, um lugar destinado à Rainha, Júlia Brezolla Fritsch da Linha Quilombo e as Princesas Manuela Cavichion da Linha Furna e Ana Paula Thomazi da Linha Gambelo. No espaço, um ambiente aconchegante que vai permitir com que a imprensa e a comunidade conversem e conheçam a corte.

Uma brizoleta, transferida da Serra Grande para a Expogramado, oferecerá oficinas de brinquedos artesanais, painel histórico sobre a colonização do Município de Gramado e o nascimento da Festa da Colônia, e um momento gastronômico com aprendizado da culinária regional. “Essa escolinha [a brizoleta] é uma das atrações mais especiais, não podemos deixar morrer nossas origens e o objetivo de trazer toda a estrutura da brizoleta pra cá é isso, valorizar e relembrar cada vez mais as histórias que nos fizeram chegar até aqui”, lembra Paula Kohl.

Nos canteiros do centro da cidade e no local da festa, muitas mudas de verduras e hortaliças foram plantadas. A ideia partiu do Secretário de Agricultura, Rafael Ronsoni e do Coordenador do Horto Municipal, Márcio Pottratz.

“Queremos mostrar como é realmente uma propriedade do interior, mostrar a festa como se tivéssemos chegando na casa de algum produtor lá do interior. A ideia é que as pessoas sintam a energia e as tradições do interior”, afirmou Rafael Ronsoni.

A força das agroindústrias do município poderá ser conferida na Feira de Produtos, onde serão comercializadas compotas, licores, embutidos, facas artesanais, mel, queijos, chás, geleias, vinhos, cervejas e artesanato rural. Também haverá venda dos tradicionais bolinhos de batata e sucos de uva.

O Desfile de Carretas ocorrerá em dois sábados, dias 6 e 13 de maio, às 16 horas, na Avenida Borges de Medeiros, no trecho entre a Expogramado e a rótula na esquina com a Avenida das Hortênsias, retornando pelo mesmo trajeto. Estarão participando cerca de 28 carretas decoradas.

Bandinhas e Grupos folclóricos

No Palco Principal ocorrem apresentações culturais de bandas, grupos de danças e corais, proporcionando momentos únicos de encantamento e diversão. Neste ano a Festa terá a presença de grandes bandas do cenário musical nacional. Super Banda Choppão, Brilha Som, Portal da Serra, La Montanara e Banda Real são alguns nomes que estarão no evento.

Corte na Rádio Integração Digital

A Rainha, Júlia Brezolla Fritsch da Linha Quilombo e as Princesas Manuela Cavichion da Linha Furna e Ana Paula Thomazi da Linha Gambelo, estiveram no estúdio da Rádio Integração Digital e participaram da programação para fazer o convite para a festa aos ouvintes. A entrevista com a corte, conduzida pelo jornalista Fernando Gusen, pode ser conferida no Facebook do Jornal Integração.

Texto: Gabriel Bremstrop

[email protected]

2 COMENTÁRIOS

  1. Eu sempre participava dessa festa, dês da primeira, tocando em bandinhas tocando e cantado em corais, fazia música italiana romântica solo, e a duas festas atrás não sei por que cargas d água não me convidaram mais, chateado com a Gramadotur!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...

O início do fim do comércio irregular?

Quem passou ali pelo entorno da Igreja Matriz, no Centro de Canela, viu que tinha movimento diferente na tarde desta sexta-feira (25). Era a...

Canela e SESAI alinham ações de saúde para comunidade indígena

CANELA – A Secretaria de Saúde de Canela realizou uma reunião, no dia 22 de julho, para alinhar, ações de atendimento de saúde para...

Tour de France Gastronomie celebra um ano em Gramado com novo cardápio e homenagem aos clientes

GRAMADO - O Tour de France Gastronomie completou, segunda-feira (14), seu primeiro ano de funcionamento em Gramado e marcou a data com o lançamento...
error: Conteúdo protegido