Idealizado por Pedro Bertolucci e seus filhos, André, Daniel e Paula, o parque Olivas de Gramado tornou-se uma realidade a partir da persistência da família. Em suas viagens pela Europa, Pedro percebeu que os colonizadores trouxeram e implantaram na Serra Gaúcha a vinicultura assim como outras culturas, mas que ainda faltava o cultivo de oliveira.
Por isso, ele buscou referências sobre a produção de azeite extravirgem e cultivo de oliveiras com o objetivo de fazer uma experiência para saber se era possível plantar oliveiras em Gramado.

Após complexas pesquisas, a família descobriu que no século passado os seus antepassados tinham tentado implantar olivais, mas na época, em 1890, os colonizadores não dominavam as técnicas necessárias de agronomia e não tinham conhecimento sobre o uso do calcário, mineral primordial para semear oliveiras.
Determinados a cultivarem oliveiras em uma propriedade da família localizada na Linha Nova, Pedro e seus filhos iniciaram uma série de ações planejadas e divididas em etapas para dar vida ao complexo turístico.
Inicialmente foi necessário o manejo com a terra. Nessa fase, o cuidado foi redobrado porque o Olivas de Gramado está em uma reserva ambiental e a propriedade era uma grande plantação de pinus elliotti, fator danoso para o solo. Após a extração destas espécies, o próximo passo consistia em uma regeneração ambiental seguida de testes para se contatar qual variedade de oliveira se adaptaria ao solo rochoso da propriedade de 153 hectares.
Após cerca de seis anos de preparo do solo e construções, uma plantação de pinus elliotti deu lugar a um olival com aproximadamente 12.300 pés de seis tipos de azeitonas. O Parque Olivas de Gramado foi aberto ao público em 11 de dezembro de 2018. Logo em sua primeira safra, em 2021, o azeite extravirgem batizado de Terroir Serrano produzido no local onde Gramado surgiu, ganhou destaque mundial, sendo selecionado pelo Flos Olei (Milão-Itália), como um dos 200 melhores azeites do planeta.
Um dos atrativos mais visitados do Estado

A dedicação da família ao empreendimento tornou o Olivas de Gramado um dos atrativos turísticos mais visitados do Estado, sendo um lugar espetacular em cima de um canyon na Linha Nova, rodeado de Mata Atlântica e com o solo permeado de cristais que emanam muita energia e boas vibrações. O parque oferece atrações e atividades para a toda a família desde a degustação de azeites especiais, uma fazendinha com pequenos animais, passeios, trilhas, gastronomia típica da região, Bosque Encantado, piquenique e o mais lindo Sunset da Serra Gaúcha.
A 14 km do Centro, o trajeto bucólico e encantador leva o visitante para o passado, percorrendo a rota do principal roteiro rural da região – o Raízes Coloniais de Gramado.
Pelo caminho, plantações, jardins, galpões, igrejas a casas antigas, legados dos imigrantes italianos, alemães e luso-açorianos que povoaram a Região das Hortênsias e patrimônio histórico de Gramado. O trajeto é asfaltado em todo percurso oferecendo um passeio seguro, confortável e de contemplação.