InícioNotíciasCidadesPáscoa impulsiona vendas no comércio e lota hotéis na região

Páscoa impulsiona vendas no comércio e lota hotéis na região

Tempo de leitura: < 1 minuto

REGIÃO – Novamente o feriado de Páscoa mostrou ser o período de maior movimentação turística do ano. Junto com as milhares de pessoas que desembarcaram na região também estava a esperança de comerciantes e da rede hoteleira que, em geral, não se decepcionaram e tiveram suas expectativas ultrapassadas. Com destaque para as lojas de chocolates, que tiveram crescimento acima da meta, inclusive zerando os estoques em alguns estabelecimentos.

De acordo com a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), aproximadamente 40 mil veículos passaram pelas praças de pedágio de Gramado, Três Coroas e São Francisco de Paula nos sentidos Gramado e Canela entre quinta-feira e domingo. O volume de tráfego nas rodovias que dão acesso à região ficou acima da média, causando congestionamentos nas praças de pedágio e principalmente nas vias centrais de Gramado. Os tradicionais engarrafamentos de Páscoa na Avenida Gramado-Canela voltaram a acontecer, alertando para um problema crônico de mobilidade urbana.

Na avaliação do presidente do SindTur Serra Gaúcha, Fernando Boscardin, a rede hoteleira alcançou percentuais próximos à lotação. Hoje a Região das Hortênsias – Gramado, Canela, Nova Petrópolis e São Francisco de Paula – possui cerca de 20 mil leitos. Nem mesmo as crescentes ofertas de aluguel por temporada afetaram o setor hoteleiro neste feriadão.

“Com certeza o movimento foi além da expectativa, melhor do que no ano passado. A ocupação na rede hoteleira esteve muito próxima dos 100%, poucos estabelecimentos tinham leitos vazios. E sobre o aluguel por temporada, sempre tivemos uma posição contrária, entendendo que eles atuam sem regulamentação. Mas isso não atrapalhou os hotéis e pousadas neste feriadão. Isso porque a Páscoa é considerada altíssima temporada, onde a procura é grande, mas nos períodos de baixa voltam a modificar o mercado, fazendo com que o preço das diárias caia”, analisa Boscardin.

Segundo a Gramadotur, a expectativa de que cerca de 400 mil pessoas iriam circular durante a Páscoa em Gramado foi confirmada. “Tivemos um público muito expressivo, o que demonstrou em boas vendas para o comércio local, gastronomia e hotelaria com uma ocupação muito positiva. Ficamos felizes com o resultado da Páscoa em um todo”, avalia o presidente da Gramadotur, Edson Néspolo.

Em Canela, o secretário de Turismo e Cultura, Ângelo Sanches, comemora a movimentação. “Fantástico. Canela se superou. Tivemos um público de cerca de 25% a mais que no ano passado. Os hotéis lotaram, os restaurantes lotaram, os parques lotaram, bateram recordes. Foi um final de semana maravilhoso, especialmente na sexta e no sábado. Os espetáculos na praça lotaram, as paradinhas foram um sucesso. E ainda não acabou, nossa Páscoa vai até o próximo final de semana”.

 

Vendas no setor chocolateiro crescem mais de 10%

Conforme o presidente da Associação das Indústrias de Chocolate de Gramado (Achoco), Altanísio Ferreira de Lima, a Páscoa encerrou com movimentação e vendas acima do esperado. Com a projeção inicial de um crescimento de 8 a 10% nas vendas, o chocolateiro afirma que a margem foi superada por algumas empresas. “Chegamos a registrar um aumento de 15%. Foi realmente muito bom. As 1.200 toneladas produzidas com certeza foram vendidas”, avalia.

O presidente da Achoco, que também é sócio-fundador da empresa Chocolate Gramadense, atribui esse crescimento devido ao período do ano em que a Páscoa foi realizada. Quando a data é mais próxima do inverno, as vendas acabam sendo melhores. “A data com certeza influencia. Quanto mais tarde, melhor para nós. Assim o pessoal já voltou da praia, já pagou os impostos de começo de ano e já comprou os materiais escolares. Então sobra dinheiro para gastar mais com chocolate”, afirma.

Altanísio também comenta que na última semana o comércio já estava com vendas positivas, mas que o fim de semana e o feriado de sexta-feira foram os grandes momentos de venda. “Não dava para entrar nas lojas de tanta gente que tinha. Entre quinta e domingo foi muito intenso, muito positivo. Acredito que estamos no caminho certo e que, no próximo ano, será ainda melhor. Era um sonho que nós tínhamos de oferecer um grande evento, porque nós somos um polo produtor de chocolate. E isso é uma oportunidade de mostrar a nossa criatividade. A tendência é crescer cada vez mais e ficar em um nível de Natal Luz”, projeta.

Além das vendas diretas nas lojas da cidade, Altanísio destaca um crescimento na demanda de empresas de outras regiões que buscam o chocolate gramadense. “A procura para revender os produtos também foi grande, subiu uns 15% com relação ao ano passado. Isso também é muito bom porque divulga a marca de Gramado para outros municípios e faz com que essas lojas acabem se interessando pelos nossos produtos durante o resto do ano”, ressalta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...

O início do fim do comércio irregular?

Quem passou ali pelo entorno da Igreja Matriz, no Centro de Canela, viu que tinha movimento diferente na tarde desta sexta-feira (25). Era a...

Canela e SESAI alinham ações de saúde para comunidade indígena

CANELA – A Secretaria de Saúde de Canela realizou uma reunião, no dia 22 de julho, para alinhar, ações de atendimento de saúde para...
error: Conteúdo protegido