REGIÃO – Lavar as mãos com mais frequência e ficar em casa são as principais orientações que muitos profissionais de saúde dão para se prevenir da contaminação pelo coronavírus, porém, muitos acabam esquecendo de mencionar também a importância de higienizar o smartphone.
Conforme publicação do site Tudo Celular, assim como teclados, mouses, joysticks e controles remoto, os celulares acabam acumulando bactérias e vírus, que chegando às mãos (inclusive as recém-lavadas) aumentam potencialmente as chances de contaminação.
Mas os eletrônicos são delicados e podem estragar em contato com a água, então é preciso escolher o produto certo para limpá-los evitando possíveis prejuízos
Álcool
O álcool etílico vendido no mercado tem 70% de concentração, (os outros 30% são de água), por isso, ele pode danificar o aparelho caso o mesmo não traga certificação IP68 ou similar. Importante ressaltar que o álcool gel também não é muito indicado, pois além da água pode conter emolientes, aromatizantes e produtos para hidratar a pele. Enquanto ao álcool isopropílico, esse até pode ser considerado, porém, evapora muito rápido e pode deixar resíduos de vírus e bactérias nos dispositivos.
Indicado
O biomédico Roberto Figueiredo (conhecido como Dr. Bactéria) recomenda a limpeza de celulares e eletrônicos como nada menos do que lencinhos umedecidos para bebês, que podem higienizar os portáteis sem comprometer seu funcionamento.
Outra opção é usar um pano macio umedecido. A limpeza deve ser feita pelo menos uma vez por semana. Caso existam pessoas gripadas por perto, a frequência da limpeza deve aumentar para pelo menos uma vez por dia caso o eletrônico seja compartilhado.
Capinhas
Segundo informações dadas por especialistas as capinhas de borracha, que são bastante populares para proteger o celular contra quedas, acumulam mais bactérias do que as partes de metal, vidro ou plástico. Por isso é essencial também realizar a limpeza desse tipo de acessório, que pode ser higienizado com desinfetante e um pano limpo ou toalha de papel.
Passo-a-passo para limpeza do seu celular:
Antes de iniciar a limpeza, desligue o seu smartphone. Remova qualquer estojo ou capa. Desconecte todos os cabos ou acessórios.
Use um pano de microfibra macio e sem fiapos para fazer a limpeza. Esse pano é similar ao utilizado para limpar lente de câmeras.
Umedeça o canto do seu pano com uma pequena quantidade de álcool isopropílico.
Limpe cuidadosamente a frente e a parte de trás do celular, mas sem aplicar muita pressão.
Evite uma limpeza excessiva.
Fonte: Renovamídia