InícioCoronavírusSolidariedade com quem está na linha de frente

Solidariedade com quem está na linha de frente

Tempo de leitura: < 1 minuto

Fiscais do Urbanismo circulam com máscaras doadas por organizações de Caxias do Sul (Foto Fabiana de Lucena)

Em período de grande angústia de toda a população, como o momento atual, a solidariedade é tarefa fundamental para amenizar este sentimento dos que mais sofrem e necessitam. Razão para que surjam iniciativas sob diferentes formas para auxiliar a reduzir o peso que muitos carregam. É o que se tem visto em várias cidades da região por conta da covid-19, doença que obrigou a população a ficar em isolamento social.

Se para boa parte da população permanecer resguardado, em quarentena, pode causar problemas à saúde mental, o que dizer dos profissionais que permanecem diariamente na linha de frente de hospitais? Por isso, um grupo de psicólogos de Caxias do Sul se uniu para fornecer atendimento online e gratuito para profissionais que trabalham em hospitais da Serra Gaúcha e precisam de atendimento psicológico. Serão três sessões gratuitas.

Até agora, são dezenas de psicólogos que atenderão em plataformas online os mais diversos profissionais que buscarem pelo recurso: enfermeiros, auxiliares de enfermagem, médicos, fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos, entre outras profissões. Psiquiatras também acompanharão o projeto para dar o suporte necessário aos profissionais e pacientes.

O projeto leva o nome de Apoio Psicossocial à Saúde e tem por meta atender pacientes de Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha e São Marcos, além de outras cidades da região. “A ideia surgiu de forma despretensiosa e percebemos a necessidade deste público em receber atendimento. Quando comentamos a ideia entre colegas, a adesão foi instantânea. Trabalharemos dentro do campo da Psicologia das Emergências e dos Desastres, que estuda o comportamento humano dentro de contextos como estamos vivendo”, explica a professora universitária e diretora da Assert.e. Gestão de Pessoas, Tatiane de Lima. 

Psicólogos que queiram fazer parte do projeto e se unir ao grupo podem manifestar interesse por meio do telefone 9 9181.1082, com Aline Cechinato. Os pacientes interessados em agendar consultas devem ligar para 9 9160.3392, com Tatiane de Lima.

Alimentação e itens de segurança

A Le Fuê Gastronomia, da empresária Maria Rita Gonçalves, doou almoços para as equipes que estavam de plantão, domingo, no Alô Caxias, e que registraram perto de 600 atendimentos. O restaurante Kando Temaki e Sushi, também de Caxias, envia em dobro os pedidos de refeição solicitados por profissionais da saúde, com entrega gratuita, em hospitais, clínicas e postos de atendimento. O cardápio pode ser consultado nas redes sociais do restaurante. A intenção é manter a ação até 31 de março.

O Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG) fez a doação de 1 mil luvas e 250 máscaras. Já a Marcopolo entregou 878 máscaras e 1.023 óculos. As empresas Randon encaminharam 200 óculos de proteção e 1 mil máscaras de proteção facial. Os equipamentos foram distribuídos para os servidores que estão na rua, como fiscalização da Secretaria do Urbanismo, guardas municipais, agentes de trânsito e equipes da Secretaria da Saúde.

Em Flores da Cunha, entidades empresariais se mobilizaram para a compra de respiradores. Em Bento Gonçalves, o movimento foi em torno da construção de um hospital com mais de 40 leitos para internação de pacientes com codiv-19.

Outro representativo gesto de solidariedade veio de quem doou roupas e colchões para ajudar na montagem do abrigo para pessoas em situação de rua, no Parque da Festa da Uva. O volume doado em dois foi suficiente para atender demanda. Tanto que a Defesa Civil suspendeu as doações, momentaneamente. "Estamos supridos de muitas coisas que precisávamos. Os caxienses estenderam a mão e agora é hora de agradecer. Se precisarmos, chamaremos novamente", informa o diretor da Secretaria da Segurança e coordenador da Defesa Civil, Alexandre Bortoluz. 

Na segunda à noite, as pessoas abrigadas na jantaram no local (Foto Defesa Civil, Divulgação)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Assembleia aprova doação do Parque do Palácio a Canela

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou nesta terça-feira (16) o Projeto de Lei 272/2025, que oficializa a doação definitiva do Parque...

Gilberto Cezar anuncia filiação ao PSD

O prefeito de Canela, Gilberto Cezar, anunciou neste sábado, 30 de agosto de 2025, sua filiação ao PSD. O ato contou com o apoio...

Motociclista é detido após acompanhamento da Brigada Militar em Canela

Na manhã deste sábado (30/08), um motociclista desobedeceu ordem de parada da Brigada Militar e seguiu em alta velocidade pelo centro da cidade. Durante...

Empresária de Canela denuncia tentativa de golpe com PIX falso

Uma empresária do ramo de confeitaria em Canela procurou a reportagem do Jornal Integração para relatar uma nova tentativa de golpe envolvendo pagamentos via...

IGP confirma feminicídio seguido de suicídio em Canela

A tragédia que abalou a comunidade de Canela no final de julho teve nesta semana uma confirmação oficial. Os laudos técnicos do Instituto-Geral de...
error: Conteúdo protegido