Dois grandes assadores
Registrei o abraço fraternal de dois grandes apaixonados pela arte do churrasco, Fernando Schimanoski (o Chima) e Marcelo Sartori. Claro, não poderia ter sido em outro lugar que não a Confraria SG, sábado, dia 11, na Serra Grande. Foi mais um belo evento do amigo Maciel Burtet.

Ocasião
O governador do Estado, Eduardo Leite, esteve em Gramado, sexta passada, para a inauguração do asfaltamento da rua José Alexandre Benetti, acesso ao Parque Olivas de Gramado, na Linha Nova. O prefeito Nestor Tissot, durante seu discurso, aproveitou para fazer mais pedidos: Recursos para a construção do desfilódromo do Natal Luz, no estacionamento do ExpoGramado e o projeto para o trecho da perimetral que liga a ERS-115 à ERS-235, do bairro Três Pinheiros a Avenida Central, próximo a Prawer. Não tem bola perdida pro Nestor. “Obrigado pelas obras, mas nós precisamos mais isso”…
Por ora o governador aproveitou para chorar as mazelas, os R$ 9 bilhões de déficit anual da previdência dos servidores do Estado e os R$ 29 bilhões de estoque de precatórios, que precisam ser quitados até 2030. Mas prometeu olhar com atenção. Ademais era dia do seu aniversário de 38 anos, ganhou uma torta e os parabéns a você.

Novo Sicredi
A nova sede da Sicredi Pioneira no Centro de Gramado chama atenção pela imponência. O local que por muitos anos abrigava um posto de combustíveis ganhou um lindo prédio com dois mil metros quadrados, construídos sob medida para a cooperativa. A inauguração foi na segunda-feira à noite em mais uma bela cerimônia da mais antiga cooperativa de crédito da América, completou 120 anos em dezembro passado. Na foto, eu, o presidente do Sindilojas, Guido Thiele e sua esposa Odete, o vice do Sindilojas, Sandro Schmidt e o presidente da Sicredi, Tiago Luiz Schmidt.

Prefeito na Câmara
O prefeito Nestor foi na Câmara de Vereadores para a sessão inaugural do ano legislativo, segunda passada. Não me perguntem por que sessão inaugural a esta altura do ano. Por 16 minutos falou, principalmente dos investimentos em saúde e educação. Ele só poderia falar por 20 minutos, então não daria tempo para tecer sobre o restante do Governo.
Deselegância
Após a fala do prefeito os vereadores teceram comentários sobre a presença do prefeito. Só que ele não podia mais replicar, eram aqueles 16 minutos e depois ouvir. Por isso, obviamente, os vereadores teriam de serem razoáveis. O Professor Daniel, por exemplo, contestou os números apresentados sobre a geração de vagas de creche, sendo que o prefeito não tinha mais a oportunidade de explicar. Aí o último dos vereadores, Neri da Farmácia, também aproveitou limpar o fígado em cima da oposição. No final das contas ficou zero a zero.
Moção de Aplausos
Quero agradecer a Moção de Aplausos oferecida ao Jornal Integração pelos seus 20 anos, por parte da Câmara de Vereadores de Gramado, que recebemos durante sessão solene, quarta-feira à noite. Aceito a homenagem de iniciativa da vereadora Rosi, aprovada por unanimidade, considerando não influenciar em nada no trabalho do Integração e nem nesta coluna. Os vereadores são livres para se expressar e nós jornalistas para interpreta-los. O time todo do Integração agradece. Até que fiquei bem na foto, de autoria da jornalista Letícia Lima, não é?














