Orientação é para que templos fiquem abertos para que fiéis possam orar individualmente (Foto Divulgação)
Por meio de comunicado, a Diocese de Caxias do Sul informou sobre a decisão de suspender a celebração de missas em todos os municípios sob sua jurisdição a partir da sexta, 20. A última Santa Missa com a presença de fiéis será na quinta, 19, com a solenidade de São José. A medida reforça ainda mais as restrições anunciadas ainda na segunda, 16, quando foram suspensas as aulas de catequese e de atividades que envolvessem encontros ou uso dos salões paroquiais.
Os batizados somente devem ser realizados em casos emergenciais e os casamentos tratados com os noivos para avaliar a conveniência da celebração pública. Quanto aos funerais e exéquias, o comunicado orienta para que sejam restritos a pequenos grupos, em locais arejados, respeitando a distância de dois metros entre os presentes. Informações sobre as celebrações da Semana Santa e Páscoa serão liberadas em momento oportuno.
A orientação é para que, na medida do possível, as igrejas permaneçam abertas para que os fiéis possam orar de forma individual. Diariamente, às 12h e 18h, as igrejas devem soar seus sinos em sinal de súplica, oração e unidade. No comunicado, o bispo Dom José Gislon afirma que as restrições são necessárias considerando a situação emergencial internacional sem precedentes na história recente. A suspensão das atividades é por tempo indeterminado.
CIC cancela atividades
A Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) decidiu cancelar, pelos próximos 30 dias, a contar da terça, 17, todos os seus eventos, cursos, treinamentos, atividades coletivas e participação em agendas externas. Após este período, a entidade reavaliará a situação.
Todos os protocolos de conduta para os funcionários foram adotados, visando à prevenção da Covid-19. Um comitê formado pelo presidente, vice-presidentes, coordenadores de diretorias e presidentes de sindicatos irá monitorar ações preventivas diariamente. A entidade manterá o expediente administrativo.
SESC adia eventos coletivos
O Sistema Fecomércio-RS/ Sesc cancelou ou adiou pelos próximos 30 dias os eventos coletivos que gerem aglomeração, incluindo atividades esportivas, de recreação e ações que possam ser consideradas de risco para os idosos do Programa Sesc Maturidade Ativa. Em restaurantes, academias, bibliotecas, sesquinhos, serviços de atendimento ao cliente, contraturno escolar e demais espaços fechados estão sendo reforçadas ações de precaução. A mesma conduta será adotada em teatros do Sesc e nos espetáculos culturais. Uma nova avaliação será realizada nos próximos dias.
OUTRAS DECISÕES
– ADCE Caxias cancelou o evento Liderança com Valores, marcado para a quarta, 18.
– Câmara dos Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul adiou dois eventos programados para os próximos dias. A inauguração das novas salas da sede, agendada para a quinta-feira (19), foi transferida. O evento gastronômico Homens na Cozinha, que seria realizado em 25 de abril, foi reagendado para o segundo semestre.
– Sindilojas Caxias suspendeu, até o final do mês de março, todos os eventos que estavam agendados para ocorrer que previam a concentração de pessoas. Os treinamentos e os cursos em parcerias com o Senac, que ocorrem no Edifício Sindilojas, serão reagendados. O sindicato continua funcionando em horário normal (8h às 12h e 13h30 às 18h). Mas serão reforçadas medidas internas de orientação à equipe e aos associados que circulam pelo local. No início de abril a entidade avaliará se há necessidade de prorrogação da medida.
– Festival Música de Rua – Música na Tua Rua teve suspensa as atividades previstas para os dias 18 a 21 de março. As datas serão readequadas para as apresentações de artistas locais e nacionais.
– Bento Jazz & Wine Festival está temporariamente suspenso. O evento, que ocorreria entre os dias 27 e 29 de março, em Bento Gonçalves, será transferido para novas datas.
– Núcleo de Psicoterapia Psicanalítica da Serra Gaúcha, responsável por trazer a peça Bailei na Curva para Caxias do Sul, optou por adiar o espetáculo marcado para 28 de março, no Teatro Murialdo. A nova data é 2 de outubro.
– Téti – Festival de Arte e Cultura para a Infância foi transferido para o mês de setembro. O evento ocorreria de 2 a 12 de abril, em Caxias do Sul.
– A Universidade de Caxias do Sul suspendeu por tempo indeterminado, a partir de quarta, 18, a visitação ao Jardim Zoológico. A medida deve-se ao fato de o local ser de constante aglomeração de público, em especial aos finais de semana. A suspensão visa à preservação da saúde coletiva, tanto de visitantes como da equipe de atendentes.