Sessões serão transferidas do plenário para a Sala das Comissões (Foto Gabriela Bento Alves, Divulgação/Banco de Dados)
A Câmara Municipal de Caxias do Sul reduzirá de três para duas o número de sessões ordinárias semanais. A determinação consta de resolução da Mesa Diretora, oficializada na terça, 17, com validade até 31 de março. Os vereadores se reunirão nas terças e quintas, com suspensão da sessão de quarta. A decisão teve anuência dos demais parlamentares e busca ampliar as medidas de prevenção ao coronavírus.
As sessões ocorrerão na Sala das Comissões Vereadora Geni Peteffi, sendo permitidas apenas as presenças de vereadores, assessores legislativos, direção legislativa, direção-geral e imprensa. Também até o fim de março ficam suspensos os eventos internos e externos do Legislativo caxiense. A restrição abrange o acesso de visitantes às dependências da Casa, exceto em caso de prévio agendamento com os gabinetes parlamentares.
A resolução prevê que as atividades das comissões dependerão de convocação específica dos respectivos presidentes. Ficam dispensados de comparecimento às instalações da Câmara Municipal, em qualquer hipótese, os servidores com 60 anos ou mais, gestantes, imunossuprimidos e outros grupos de risco para doença, conforme orientações da Secretaria Municipal da Saúde.
Visate reduzirá oferta de linhas
Em razão da suspensão das aulas nas escolas públicas do Município e do Estado, bem como nas particulares, a Visate irá alterar alguns itinerários do transporte. As variações se darão, principalmente, nos horários de pico, devido à baixa demanda de passageiros. A medida terá validade por 15 dias, a partir de quinta, 19.
A medida reforça uma série de ações que a operadora adotou de auxílio à comunidade e funcionários para diminuir o impacto da propagação do vírus na cidade. Dentre as medidas, campanha informativa sobre a doença para funcionários e disseminação do assunto à população nas redes sociais. Todos os setores da empresa receberam recipientes de álcool gel 70, incluindo a Central de Relacionamento com os Clientes, a loja do Prataviera Shopping e os guichês das EPIs Floresta e Imigrante, locais de grande circulação.
A empresa também ampliou a programação de higienização dos ônibus. Além da água e sabão, tradicionais para a limpeza, houve adição de desinfetante, importante para combater a proliferação do vírus. A orientação é para que as janelas dos ônibus sejam mantidas abertas e que os clientes lavem as mãos, com água e sabão, antes de embarcar e após o desembarque dos ônibus.