InícioNotíciasEducaçãoEstado anuncia reforma para desinterditar escola David Canabarro

Estado anuncia reforma para desinterditar escola David Canabarro

Tempo de leitura: < 1 minuto

GIAN WAGNER – [email protected]

 

GRAMADO – O Governo do Estado anunciou que fará as reformas necessárias para a desinterdição da escola Davi Canabarro, no bairro Jardim. O anúncio foi realizado na tarde de sexta-feira (13), pelo diretor de articulação com os municípios da Secretária Estadual de Educação, Luiz Schenkel, que esteve em Gramado para anunciar o investimento estadual. “O contrato já seria assinado hoje, aqui mesmo na escola pelo secretário de Educação [Faisal Karam], mas ele não pôde vir por causa de uma reunião convocada de última hora pelo governador por causa do coronavírus”, explicou Lui.

 

A licitação já foi realizada e a empresa que fará a reforma é a Loto Engenharia. O custo da reforma é de R$ 578.804,09. O início da obra depende agora da assinatura do contrato, que será realizada em Porto Alegre, e de uma vistoria da 4ª Coordenadoria Regional de Obras Públicas (Crop) junto com a empresa vencedora da licitação. “Essa vistoria deve ocorrer nos próximos dias e há grandes chances desta obra começar ainda neste mês”, avisou Schenkel.

Já pensando em como lidar com as aulas em período de provas, a vice-diretora Rosana Justo, que está assumindo a diretoria durante as férias da diretora, explica que a ideia é fazer um rodízio com as turmas que estudam nas três salas que ficam próximas onde ocorrerá a obra. “A ideia é tentar prejudicar o mínimo possível os alunos, fazendo este rodízio”, disse.

INTERDITADO HÁ QUASE DOIS ANOS – A Escola Davi Canabarro está interditada desde agosto de 2018 (há um ano e oito meses). A diretora da escola, Tatiana Dalle Molle, explicou que o que motivou a interdição foi a situação do prédio que começava a apresentar riscos às crianças. “Estava começando a ficar perigoso demais para os alunos. Imagina se cai alguma coisa na cabeça de um aluno? Seria uma tragédia. Precisávamos fazer algo para prezar pela segurança dos alunos e dos profissionais que trabalham aqui”, explicou.

Com quatro salas interditadas, ‘tudo’ virou sala de aula

A parte interditada da escola possui quatro salas de aula, além dos banheiros e de uma área coberta usada pelos alunos em dias chuvosos e em eventos escolares. Essa estrutura fica na parte inferior do terreno. Na parte de cima funcionavam biblioteca, sala de informática e auditório. Todos foram transformados em sala de aula para atender os 180 alunos de pré a 9º ano do ensino fundamental. “A única turma que não sofreu com as mudanças foi a do pré”, explicou Tatiana.

Sem biblioteca e sala de informática, uma outra salinha, que funcionava como laboratório de ciências, abriga hoje três dos dez computadores e alguns livros para uso dos alunos. O auditório, espaço maior, foi dividido ao meio e transformado em duas salas de aula. “É só uma divisória, mas uma turma escuta toda a aula da outra. É bem complicado”, disse Rosana.

PRESENTÃO – A obra foi quase um presente de aniversário para a escola, que coincidentemente, no dia do anúncio, comemorava em uma festinha os 81 anos da instituição. “Vai ser muito bom pra nós essa obra, mas principalmente para os alunos. As obras causaram muitos problemas no ano passado”, conta a vice-diretora.

“Estamos com alguns problemas estruturais ainda, mas estamos nos virando. Falta um professor de educação física, que a Coordenadoria Regional de Educação já prometeu resolver, e serventes, que não temos nenhum. A comunidade nesta situação está ajudando muito, se voluntariando pra vir na escola ajudar a manter ela limpa”, conta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...

Dono de restaurante em Canela morre aos 47 anos após mal súbito

Gabriel Sarago Cattólica, 47 anos, faleceu neste sábado (9) após sofrer um mal súbito pela manhã, de acordo com a Brigada Militar. Ele era...

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...
error: Conteúdo protegido