Representantes das empresas listadas na categoria Grande Marca Gaúcha e o diretor-presidente do Jornal do Comércio, Mércio Tumelero (Claiton Dornelles, JC, Divulgação)
Marcopolo e Randon, de Caxias do Sul, e Cooperativa Santa Clara, de Carlos Barbosa, estão no grupo das empresas que despontam na categoria Grande Marca Gaúcha da pesquisa Qualidata/JC, que fundamenta o selo Marcas de Quem Decide. A marca mais lembrada pelos gaúchos é a Gerdau e, a preferida, a Tramontina, de Carlos Barbosa. Os resultados foram tornados públicos em cerimônia realizada na terça, 10, no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul.
O projeto avalia os índices de lembrança e preferência de marcas em 70 setores da economia no Rio Grande do Sul. A pesquisa é aplicada junto a gestores empresariais e profissionais liberais nos principais municípios gaúchos. Desde 1999, o estudo é realizado pela Qualidata Pesquisas e Conhecimento Estratégico e publicado em parceria com o Jornal do Comércio, de Porto Alegre. A relação completa dos vencedores em todas as categorias da 22ª edição será publicada em documento especial do JC na edição de 31 de março.
A Marcopolo foi uma das empresas mais destacadas e lembradas na pesquisa. Foi premiada nas categorias Marca Gaúcha Inovadora, Grande Marca Gaúcha do Ano e, na especial, Marca Gaúcha Ambiental. “As conquistas consolidam todos os investimentos e o nosso foco em inovação, novas tecnologias, sustentabilidade e no respeito e na valorização das pessoas”, destaca Rodrigo Pikussa, diretor do Negócio Ônibus da Marcopolo.
As Empresas Randon é a preferida e a segunda mais lembrada na categoria Marca Gaúcha Inovadora. Também ficou entre as cinco preferidas na categoria Apoio ao Empreendedor. Na categoria Grande Marca Gaúcha do Ano, ficou no 4º lugar na preferência e em 7º na lembrança do público pesquisado.
Pela segunda vez consecutiva, a Cooperativa Santa Clara, de Carlos Barbosa, está entre as Grandes Marcas Gaúchas do Ano. Ainda conquistou a liderança na categoria Produtos Lácteos, alcançando a preferência de 36,4% dos entrevistados e 34,9% na lembrança. Também aparece entre as preferidas e mais lembradas dos gaúchos na categoria Cooperativas Agrícolas, incluída na pesquisa neste ano.
Outras indicações
CONSÓRCIO
A Racon, empresa do Grupo Randon, foi a preferida em seu segmento, registrando 9,3% em preferência. Com 8%, ainda conquistou o segundo lugar de mais lembrada. Para o diretor superintendente do Banco Randon e da Randon Consórcios, Joarez José Piccinini, o resultado reflete o trabalho que vem sendo desenvolvido. “A adaptação às demandas do mercado, com oferta de diferentes modalidades de consórcio, tem contribuído para a expansão de nossa base”, comenta.
SINDICATO PATRONAL
O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (Simecs) aparece como o preferido dos gaúchos e o segundo mais lembrado dentre as entidades patronais do estado. “O reconhecimento é resultado da soma de todas as ações que a entidade está desenvolvendo para promover a competitividade das empresas associadas”, destaca o presidente Paulo Spanholi.
ENTIDADE EMPRESARIAL
Por mais um ano, a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) figurou entre as cinco marcas mais lembradas pelos gestores de negócios do Rio Grande do Sul na categoria entidade empresarial. Também é a única do interior do estado a estar no ranking. O presidente Ivanir Gasparin afirmou que o reconhecimento só demonstra que a entidade está fazendo um excelente trabalho de representatividade da classe empresarial de Caxias e Região.
HOTELARIA
A rede Laghetto, de Gramado, conquistou 16% da lembrança e 16,7% da preferência do público participante na categoria Hotel. “Este resultado mostra que o público gaúcho está percebendo e aprovando a nossa estratégia de expansão para atender a diferentes perfis de viajantes sem deixar de lado a nossa paixão por servir”, afirma o gerente de marketing da rede, Robson Martins.