GRAMADO – O Gramado In Concert chega nesse ano a sua 9º edição e promete muitas atrações para os moradores turistas. O evento inicia hoje (3), às 20h, no centro de eventos do Expogramado com a apresentação da Orquestra Sinfônica de Gramado.
O Gramado In Concert teve a sua 1º edição em fevereiro de 2015, o festival foi uma idealização do, também diretor, Allan John Lino e da então secretária de turismo do município na época, Rosa Helena Volk. Na ocasião, o idealizador do projeto convidou o maestro gramadense, Leandro Libardi Serafim para coordenar e dirigir o festival. Hoje, Allan e Leandro são os diretores artísticos da Gramado In Concert que, desde 2015, realiza o evento sem interrupção, inclusive na pandemia de coronavírus.
A história de Leandro Serafim mostra como os trabalhos musicais realizados nas escolas são fundamentais para a vida das pessoas. Ainda no ensino fundamental, começou a tocar na Banda Marcial da Escola Senador Salgado Filho, colégio onde estudava e que ficava próximo a sua casa. Lá, sob a regência de Hugo Knorst, Serafim começou a se identificar com a música e já vislumbrava que era isso que queria como profissão.
Ao terminar o ensino fundamental, as participações em bandas marciais não terminaram. Leandro foi estudar no colégio Santos Dumont e integrou a equipe da banda da escola estadual. Além das bandas, tocar em bailes nas noites de festas também era algo que encantava. “Eu já tocava nas bandas e com 16 anos, fui convidado para tocar em bandas de baile, com 17 anos eu vi a primeira orquestra, foi num festival que havia antes do Gramado In Concert, quando vi eles tocando eu decidi que era aquilo que eu precisava fazer”, disse o maestro.
O gramadense que iniciou nas bandas marciais de colégios da cidade, é formado em Licenciatura em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, doutor em música pela Université Laval, no Canadá e doutor em educação musical pela. Além disso, Leandro é professor concursado e ministra aulas na Universidade Federal do Ceará.
Por não ser uma área muito conhecida, algumas adversidades também o acompanharam. Enfrentar as dificuldades foi preciso para ir em busca do sonho e da vida desejada. “Quando fui a universidade federal, era a chance que eu tinha de fazer um curso inteiro, gratuito, claro que eu tinha que me manter, mas era aquilo que eu queria. Eu enfrentei muita resistência para cursar música, mas usei isso como motivação”, disse Serafim.
Hoje, a direção do Gramado In Concert continua a cargo de Leandro e Allan. São esperados 350 alunos de música de nove países e vinte estados brasileiros. Serão 47 concertos, recitais e formações de elenco e todas as apresentações serão gratuitas ao público. O evento acontece até o próximo dia 11 de fevereiro. Para conferir a programação completa, acesse nosso site: leiafacil.com