InícioPolíticaGramado e CanelaCâmara completa 65 anos de instalação

Câmara completa 65 anos de instalação

Tempo de leitura: < 1 minuto

GRAMADO – Na última sexta-feira (28), a Câmara Municipal comemorou os 65 anos de posse e instalação do Legislativo de Gramado. Para tanto realizou uma sessão solene onde homenageou todos os presidentes do Legislativo como uma forma de enaltecer o trabalho realizado pelos 163 vereadores que compuseram o Poder nesse período.

A história de nossa cidade começou muito antes, há mais de 100 anos, na Linha Nova, mas de fato a emancipação deu-se apenas em 1954, mais precisamente no dia 15 de dezembro quando o então governador do Estado do Rio Grande do Sul, Ernesto Dorneles, promulgou a lei estadual 2.522, criando o município de Gramado.

Para conduzir essa cidade, que hoje é uma das maiores potências turísticas do nosso país, realizou-se em 20 de fevereiro de 1955 o primeiro pleito eleitoral. Dias depois, em 28 de fevereiro, às 16h, na Sociedade Recreio Gramadense deu-se a posse dos eleitos tanto ao Executivo quanto ao Legislativo.

A primeira Câmara contou com a honrosa participação de Arno Michaelsen, que assumiu a presidência da Casa, de Júlio Floriano Petersen, que foi vice-presidente, de Remy Henrique Zatti que secretariou os trabalhos e dos demais membros do Legislativo que compuseram o primeiro mandato provisório que durou até o final do ano de 55, Augusto Ferrari, Carlos Altreiter Filho, Francisco Benetti, Ivo José Bertolucci e Theodoro Guilherme Michaelsen.

As sessões legislativas eram semanais, na parte da manhã e, em raras oportunidades à noite. A sede provisória da Câmara foi no Xadres Club, nas dependências do Hotel Fisch.

O primeiro Regimento Interno foi aprovado na Sessão de 16 de março de 1955, e em 21 de abril do mesmo ano foi promulgada, em Sessão Solene, a primeira Lei Orgânica.

Durante esses 65 anos a Câmara Municipal contou com 16 legislaturas, incluindo a atual e a provisória, e com a participação de 163 vereadores, que trabalharam e auxiliaram na construção de Gramado.

Uma das grandes conquistas da Câmara aconteceu em 2010 quando o Legislativo Gramadense passou a ter sua sede própria. O então Centro de Cultura passou por reformas e então tornou-se Câmara Municipal de Gramado. O Legislativo, em contrapartida, auxiliou financeiramente para a aquisição do Parque Hotel, onde hoje o Centro Cultural e o Arquivo Histórico estão localizados.

Centenas de projetos de leis foram criados na Casa Legislativa e outros milhares votados pelos Legisladores. A comunidade foi ouvida, e suas reivindicações colhidas e levadas a quem de direito. Inúmeras homenagens foram feitas e assim, dia a dia, a Câmara Municipal de Gramado foi conquistando o seu espaço junto à comunidade Gramadense, pois a Câmara de Gramado é a tua Casa, a tua Voz. 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...

O início do fim do comércio irregular?

Quem passou ali pelo entorno da Igreja Matriz, no Centro de Canela, viu que tinha movimento diferente na tarde desta sexta-feira (25). Era a...

Canela e SESAI alinham ações de saúde para comunidade indígena

CANELA – A Secretaria de Saúde de Canela realizou uma reunião, no dia 22 de julho, para alinhar, ações de atendimento de saúde para...

Tour de France Gastronomie celebra um ano em Gramado com novo cardápio e homenagem aos clientes

GRAMADO - O Tour de France Gastronomie completou, segunda-feira (14), seu primeiro ano de funcionamento em Gramado e marcou a data com o lançamento...
error: Conteúdo protegido