CANELA – Há um ano e seis meses se arrasta a obra de pavimentação da rodovia Arnaldo Oppitz,a Rota Panorâmica, que liga Canela à Três Coroas. O asfaltamento é sonho dos moradores do interior que sofrem há décadas com a precariedade da via, causada por excesso de buracos, pedras, poeira e barro. A obra foi anunciada em junho de 2021, com 10 meses de prazo para finalização, e está na fase final após enfrentar problemas com a liberação de licenças ambientais para detonações, que atrasaram os trabalhos.
As atividades estão novamente paradas, mas, desta vez, o motivo são as férias coletivas da empreiteira responsável. O projeto de pavimentação, drenagem e sinalização está orçado em R$ 10.995,29. De acordo com a Prefeitura, as licenças foram concedidas e as obras deverão ser retomadas em janeiro com o retorno dos operários. Dos 7,5 quilômetros, ainda falta cerca de um para ser contemplado. O Executivo não deu uma data para finalização dos trabalhos.
“Uma maravilha”
Morador da Linha São João há 23 anos, Jaime Alencar de Freitas, elogiou o resultado da pavimentação e classificou como “maravilha”. Ele também comentou que muitas promessas foram feitas por diversas administrações e alguns moradores já estavam desacreditados sobre a implementação do asfalto.
“Antes era muito ruim, só poeira, barro e valetas trancadas. Era uma briga, agora está muito bom. Os carros chegavam a determinados pontos e, se deixássemos, ficavam o dia inteiro patinando. Tínhamos que chamar máquinas para tirar. Agora está uma maravilha, todo mundo contente. Têm pessoas que moram aqui há 50 anos e pensavam que nunca o asfalto ia vir”, sublinhou.
Seu Jaime, especialista em serviços de jardinagem, também fez um pedido ao prefeito Constantino Orsolin. Solicitou que, após o término da pavimentação, uma linha de transporte coletivo seja pensada para a localidade, buscando melhorar o acesso dos moradores ao Centro de Canela.
“Esperamos que o prefeito Constantino, antes do fim do mandato, programe um transporte coletivo para os moradores daqui. Dois dias por semana estaria muito bom. Pegar o pessoal de manhã e retorna a noite, com o asfalto vai facilitar”, finalizou.










