GRAMADO – Foi concluída, na última semana, a pavimentação na localidade da Linha Furna, no interior do município. A obra contempla, não apenas os moradores da Furna, mas da Linha 15 e Pedras Brancas também. Aliás, o prefeito Nestor Tissot angariou recursos em Brasília, que devem ser direcionados para asfaltar até o fim da Linha Pedras Brancas, que será a via de acesso ao aeroporto regional de Caxias do Sul.
As obras iniciaram no mês de junho deste ano e a previsão de entrega era para o primeiro trimestre de 2023, entretanto ela foi concluída e entregue à população com alguns meses de antecedência. Ao todo foram feitos cerca de 4,5 km de asfalto, que vai até o campo de futebol da comunidade.
Para muitos pode ser, apenas mais uma obra sendo executada, mas para quem mora lá, é uma conquista de anos, conquista essa, que traz bem-estar, qualidade de vida e valoriza os moradores.
O morador e presidente da Sociedade da Linha Furna, Milton Cavichion, comemorou a conclusão da obra. “ Estamos aí com o asfalto, tudo novo… o serviço da empresa que fez ficou muito bom. É somente agradecer pela obra pronta e o asfalto estar aqui, eu ficava o dia todo vendo eles trabalhar, é importante para nós”, disse Milton.
Para alguns moradores, essas melhorias têm uma relevância maior, pois muitos trabalham no Centro e o movimento é frequente na estrada. Assim estão mais seguros para andar e podem trafegar com mais tranquilidade.
Outras localidades do interior também estão recebendo melhorias na pavimentação: Linha 28: 3 km de asfalto foram concluídos; Linha Marcondes: 2,5 km de asfalto concluídos; Rua Irineu Masotti, na Linha Bonita: 1,4 km de asfalto concluídos; Vereador José Alexandre Benetti, na Linha Nova: 1,5 km de asfalto concluídos; Vale dos Pinheiros: 4,5 km de asfalto concluídos; Carahá: 3,3 km de pavimentação em andamento, esta obra deve ser concluída até o dia 20. Caracol: 3,3 km de pavimentação em andamento. A obra começou em setembro e o cronograma prevê 15 meses para a conclusão e a Linha Ávila Baixa: 1,3 km de pavimentação em andamento. A obra deve ser concluída em janeiro.
O trabalho para a comunidade

O interior de Gramado é rico em histórias, tradições e culturas, mas para que isso continue em destaque nas comunidades, é preciso que pessoas com espírito comunitário se empenhem e trabalhem para manter essa chama acesa.
Um exemplo desse espírito comunitário é o do seu Milton Cavichion, que é responsável por cuidar e organizar os eventos na sociedade da Linha Furna.
É pelo trabalho dessas pessoas que grandes histórias acontecem nos almoços da comunidade, nos jogos de bocha ou futebol e principalmente nos grandes bailes que lá acontecem.