Tiago Manique
CANELA – Ele é responsável por representar no município uma paixão movida por milhares de pessoas nas cores azul, preto e branco. Esta incumbência está a cargo de Maurício Rodrigues que recentemente assumiu a Consulado do Grêmio, em Canela substituindo Fabiano Cailon, convidado pela direção tricolor para ocupar a função de diretor Regional do Departamento Consular.
Maurício esteve semana passada no estúdio da Rádio Integração Digital, participando do programa Redação Esportes e falou desta missão e do convite realizado por Cailon. “Fui convidado para assumir e abracei esta missão, a equipe diretiva é praticamente a mesma temos outros nomes também para compor a diretoria e participar da nosso Consulado”, explicou.
Para este ano, Maurício quer dar atenção especial na realização de projetos sociais. O tradicional jantar consular, pelas dificuldades em angariar apoiadores como ocorrido no ano passado deve ser descartado neste ano e um grande evento comunitário com a participação do presidente Romildo Bolzan Júnior está sendo planejado.
“Vamos focar bastante ações sociais e uma intenção ainda do Fabiano no passado [Cailon, ex-cônsul] de trazer ainda este ano o Romildo que realiza palestras na questão de gestão, isso não tem custo para o Consulado e estamos agendando com o Grêmio e colocaremos a venda de ingressos e a renda diretamente para a instituição, outro proposta a realização de um galeto beneficente em outubro”, projeta.
Dentre as mudanças para este ano, Maurício revelou por questões de custos o Consulado do Grêmio não possui mais a sede, por isso no momento não há um local específico para reunir os gremistas em dias de jogos, mas a direção consular estuda esta possibilidade.
“Está no nosso planejamento verificar algum local, estamos revendo algumas questões vamos reativar a Banda do Consulado, pessoal já está treinando e sempre ressaltar que o Consulado do Grêmio não é torcida organizada, nós representamos o clube aqui em Canela e todos os torcedores, ocorreram algumas confusões de torcida e tentaram associar ao Consulado”, comentou.
Engajamento da torcida
Outro papel importante do Consulado é a busca por novos associados. O Grêmio disponibiliza diversas modalidades e Maurício mencionou da importância dos torcedores em se associar e ter participação ativa na rotina do clube. Atualmente, o tricolor em Canela conta com cerca de 280 sócios.
“Os torcedores podem procurar o Consulado para se associarem ao Grêmio, agente entra em contato damos um auxílio, enviamos para o Departamento Consular é bem tranqIilo tem várias categorias que dão determinados direitos e de eleição também e como a maioria dos sócios são do interior tem como votar pela internet e se o torcedor não participa como vai votar”?, indagou.
Rivalidade e o Grêmio
A boa relação com o Consulado do Internacional de Canela, segundo Maurício é fundamental e destacou esta sadia rivalidade. “Somos Consulados não inimigos, o Cláudio Casagrande [cônsul do Internacional] faz um belo trabalho e isso que pretendemos fazer, não sou de ficar corneteando, por isso muitos me respeitam e algumas pessoas às vezes misturam as coisas é legal esta interação, tem que ter esta rivalidade imagina se todos forem somente gremistas ou colorados que chato seria”, ponderou.
Claro que o cônsul gremista falou desta temporada para o Grêmio. Na sua avaliação o grupo está mais qualificado em relação ao time do ano passado, elogiou as contratações de Thiago Neves e Diego Souza e diante disso, projeta conquistas neste ano.
“Ano passado uma das falhas foi não ter elenco e este ponderou muito bem nas contratações, estou otimista time encorpado, hoje tem opções do mesmo nível que está no campo e no banco de reservas e a ideia é erguer a taça, gostei da contratação de Thiago Neves, estava desacreditado no Cruzeiro, veio focado, trouxe a família e o Diego Souza da mesma forma, veio de graça, entrou fazendo gol, em 25 minutos fez mais que o André”, finalizou. Para participar do Consulado do Grêmio e das excursões o endereço pela página no Facebook é Consulado Grêmio/RS e pelo telefone (54) 99144.5962.
A entrevista
A entrevista pode ser conferida no Facebook Jornal Integração Hortênsias, na barra vídeos – Redação Esportes ou acessando o site www.leiafacil.com/podcasts clicando no link Redação Esportes 07/02.