GRAMADO – Foram duas noites de solenidades que formaram 280 alunos no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD, neste segundo semestre de 2022, em Gramado.
Na segunda-feira (28/11), na Sociedade São Luiz, no Bairro Várzea Grande, foram seis turmas, de cinco escola, com 131 alunos; e na quarta-feira (30/11), na Escola Senador Salgado Filho, no Bairro Piratini, foram outras 149 crianças de sete turmas de cindo escolas. Todas as turmas de 5º anos das escolas.
Durante as cerimônias, houve o juramento do Proerd, onde diante da comunidade os alunos se comprometem a dizer não às drogas e à violência. Todos os alunos receberam certificado de conclusão e medalha. Ainda houve premiação de bicicletas aos alunos que se destacaram com as melhores redações sobre o conteúdo aplicado, e a entrega de um leão de pelúcia (mascote do Proerd) a outros destaques.
No ano de 2022 a Brigada Militar de Gramado alcançou todas as turmas do 5º ano, de todas as escolas de Gramado, da rede municipal, estadual e particular, no total formando 519 alunos, sendo 239 no primeiro semestre e 280 neste segundo.
A ideia é que para o próximo ano a Brigada Militar repita o trabalho nas escolas de Gramado e alcance todas as turmas do 5º ano novamente.
Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência
O PROERD trabalha as habilidades básicas e fundamentais, além do processo de desenvolvimento do indivíduo, necessários à promoção da saúde, incluindo:
– autoconhecimento e autogerenciamento;
– tomada de decisão responsável;
– compreensão dos outros (alteridade);
– habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal;
– habilidade de lidar com desafios e responsabilidades.
A visão do PROERD é a de que os jovens que refletem sobre as diversas situações são capazes de fazer melhores escolhas, de forma não impulsiva, de se comunicar e de se relacionar melhor com as pessoas, além de se manter livres de drogas e obter maior sucesso em todas as áreas de suas vidas.