GRAMADO – No final da manhã de sábado (8) segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), os moradores da Linha Carazal começaram uma manifestação na estrada do bairro, atravessando veículos na pista para impedir a saída dos caminhões pipa que estavam se dirigindo para abastecer a cidade vizinha Nova Petrópolis.
O superintendente da Unidade de Saneamento Especial Hortênsias, Ermógenes Bonadese, explicou a reportagem do Jornal Integração semana passada que, a água que está sendo mandada para Nova Petrópolis é uma parte muito pequena da produção da região e que a comunidade não precisa se preocupar com falta de água por causa deste apoio prestado ao município vizinho. “Produzimos em um minuto a quantidade de água para encher cada caminhão pipa destes. Cada um tem cerca de 20 mil litros. E também não estamos neste momento enfrentando problemas de água, nosso maior problema é no final de ano”, explica.
A Prefeitura de Gramado emitiu uma nota sobre o caso, após se reunir com os moradores da região:
Em relação ao evento ocorrido na manhã deste sábado, dia 8, no Vale dos Pinheiros, onde a Corsan esteve retirando água de um hidrante do bairro para abastecer Nova Petrópolis, a Prefeitura Municipal de Gramado informa:
– Atendendo aos apelos da comunidade local, a Prefeitura negociou com a gerência da Corsan para que fosse interrompida a retirada da água do Vale dos Pinheiros.
– Somos solidários aos nossos vizinhos de Nova Petrópolis, mas a prefeitura tem o dever de priorizar as necessidades dos gramadenses. Assim sendo a Corsan tomou outras medidas para abastecer a cidade de Nova Petrópolis.
– Em breve a comunidade do Vale dos Pinheiros terá normalizado seu abastecimento. Mais uma vez, reiteramos nosso compromisso em estar sempre ao lado dos gramadenses.