InícioNotíciasEsportesConquistas dentro e fora das quatro linhas

Conquistas dentro e fora das quatro linhas

Tempo de leitura: < 1 minuto

Tiago Manique

[email protected]

GRAMADO – Lugar de mulher ou garota é onde ela quiser. Esta frase ganhou força nos últimos anos em estádios e ginásios, mas principalmente após a realização da Copa do Mundo da Futebol Feminino ocorrido ano passado na França que teve uma ampla cobertura por parte da imprensa nacional. O Brasil de Marta foi eliminado pelas donas da casa na oitava de final, mas a competição tornou-se um marco para impulsionar e incentivar meninas e mulheres no esporte.

Um dos exemplos deste impulso está bem pertinho. O Centro Esportivo Gramadense (CEG) que contempla com futebol e futsal feminino ao todo cerca de 45 participantes dos 10 aos 37 anos. Carla Feijó, auxiliar técnica e a goleira Eduarda Hencke Masotti, conhecida como Duda, estiveram na Rádio Integração Digital, no programa Redação Esportes e falaram sobre a modalidade e a primeira conquista do ano.

Entre os dias 20 e 27 de janeiro, foi realizado em Porto Alegre no Centro de Treinamentos do Grêmio Hélio Dourado, em Eldorado do Sul, a Ibercup – Torneio de Futebol Infantil Internacional. O Gramadense com as meninas do sub-13 fizeram bonito. Ficaram com o vice-campeonato sendo superadas na decisão pelo Grêmio, mas durante as fases anteriores de mata-mata, a equipe venceu o Grêmio B, o Internacional e a Chapecoense.

Carla citou que a participação foi possível graças a parceria com professores da Escola Getúlio Vargas de Parobé que cedeu algumas atletas, iniciando a preparação para esta competição internacional em outubro passado. Além de gramadenses e parobeenses, jogadoras de Canela, Nova Petrópolis, Esteio e Lindolfo Collor também fizeram parte do elenco. A professora elogiou o grupo que chegou até o momento de decisão, pela seriedade e foco demonstrado nos treinamentos e no campeonato.

“A confiança nas meninas foi fundamental, mas elas tiveram um foco total e se preocuparam somente em jogar futebol, fizemos jogos para ficar na história, chegamos como pequenos e saímos como times grandes, além é claro do aprendizado que tivemos com esta troca de informações e experiências com profissionais de outros clubes”, relatou.

A mais jovem do grupo, a goleira Duda de apenas 10 anos vivenciou este momento de ter atuado em um torneio internacional e relatou este convívio. “Participei e foi uma experiência incrível, esta que foi minha primeira grande competição, valeu mesmo ter ido e agradecer o apoio de todos os professores”, disse. A pequena apesar da pouca idade, já é conhecida no meio esportivo. Ela iniciou atuando com apenas seis anos, inspirada na madrinha Fernanda Masotti, também jogadora e da goleira Lúcia, da Donna F.F, sendo que é corriqueira a participação de Dudinha, como também é conhecida carinhosamente, nos campeonatos municipais de futsal, em Gramado.

“Minha dinda já jogou, família inteira também sempre gostei de futebol e atuo com os meninos no projeto do Gramado Futsal, onde já ficamos campeões”, relatou. Carla pontuou que o exemplo de Duda e de outras meninas de iniciarem jogando com garotos, facilita na iniciação no futebol ou futsal. “Ter atuado com os meninos com certeza facilita, a grande maioria vem de escolinhas onde jogam juntos, difícil alguém vim direto e acho que elas tem que ter esta experiência. Está crescendo o futebol feminino é um bebê que está firmando a cabecinha”, avaliou.

Projeção para 2020

O ano que começou promissor com a participação na Ibercup promete ser intenso nesta temporada. Sábado (1º) foi a reapresentação das atletas de todas as categorias que iniciaram os treinamentos na sede do Independente, na Serra Grande. Com objetivo de fomentar e qualificar o grupo, Carla juntamente com os demais integrantes da comissão técnica, entre eles o técnico Pelé, pretendem promover competições convidando equipes como Grêmio e Internacional a participarem.

“Estamos planejando realizar competições trazer para Gramado alguns torneios em diversas categorias projetando nossas atletas, colocá-las incutindo o espírito de competitividade é um trabalhão aos poucos, queremos dar continuidade neste projeto”, mencionou.

Carla falou do orgulho e aprendizado de estar trabalhando com as meninas e mandou um recado para que aproveitem as oportunidades que estão sendo oferecidas, todas elas de forma gratuita. “Gosto muito de estar com a juventude aprendo muito coisa com elas trato com meus filhos se tiver que ser durona serei e quando tiver que dar carinho, darei, vai ser, esta fórmula acho que dá certo. Tem meninas que começaram há cinco anos no projeto, hoje são mães e continuam atuando, sendo que a participação é gratuita, precisa levar a vontade e material de esporte, está aí a oportunidade, somente elas querer”, avisou.

Dizer que tantos mennso e menians se dediquem se tivesse o que tem hoje, atualmente tem mais incentivo e apoio, Gramado é oferecido tudo gratuito e mesmo assm muitos não vão, atleta dá certo, porque se dedicou se quiserem tem que ter dedicação e humildade em qualquer profissão que for seguir.

Duda procurou incentivar as meninas a jogarem e no encerramento da entrevista deixou uma mensagem: “Comecei com um pouco de medo de machucar, pois jogava somente com meninos, mas vale a pena, agora com o crescimento do futebol feminino acredito que mais meninas devem jogar nos projetos, gosto muito de atuar”, finalizou.

Saiba mais

Para participar do projeto de futebol e futsal feminino do Centro Esportivo Gramadense (CEG), os treinamentos ocorrem neste primeiro momento todos os sábados a partir das 8h30 na sede do Independente, na Serra Grande, sendo que é totalmente gratuito. O transporte também sem necessidade de pagar passagem, parte do Perinão às 8h passando por alguns bairros e estação rodoviária. Mais informações pelos telefones (54) 99612.2501 ou (51) 99836.3275.

A entrevista

A entrevista pode ser conferida no Facebook Jornal Integração Hortênsias, na barra vídeos – Redação Esportes ou acessando o site www.leiafacil.com/podcasts clicando no link Redação Esportes 04/02.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...

Dono de restaurante em Canela morre aos 47 anos após mal súbito

Gabriel Sarago Cattólica, 47 anos, faleceu neste sábado (9) após sofrer um mal súbito pela manhã, de acordo com a Brigada Militar. Ele era...

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...
error: Conteúdo protegido