GRAMADO – Em sessão solene realizada nesta terça-feira (08) na Câmara de Vereadores, foram premiados os professores vencedores do concurso promovido pelo Legislativo gramadense.
A iniciativa da Câmara de Vereadores de Gramado, por meio da Escola do Legislativo Ivo Bezzi, busca reconhecer, divulgar e homenagear o trabalho de docentes da rede pública ou privada do município, que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem através de práticas pedagógicas inovadoras.
Como critérios de avaliação dos projetos, foram analisados o envolvimento do aluno, a criatividade, o alcance, a consistência pedagógica, relevância para a cidadania, e os resultados do trabalho. A banca avaliadora foi composta pelo vereador Professor Daniel (PT), pela diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação Márcia Fink, e pela diretora da Escola do Legislativo, Juliana Sehn.
Na oportunidade, todos os inscritos receberam certificado de participação e os vencedores das quatro categorias (Educação Infantil, Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio) ganharam um troféu desenvolvido pela artista visual Débora Irion.
Na categoria EDUCAÇÃO INFANTIL a vencedora foi a professora Alessandra Rodrigues Oviedo, da escola Mosés Bezzi, com o projeto: Somos Diferentes e isso é legal – discutindo as diferenças.
“É muito importante trabalharmos a inclusão, e nesse projeto buscamos isso. Trabalhar com os pequenos para que se tornem adultos que vão servir a sociedade e abraçar o outro como ele deve ser abraçado. Apesar das diferenças, todos têm condições de estar em uma escola, em um trabalho e conviver em sociedade“, destacou a professora.
O 1º lugar na categoria FUNDAMENTAL I, que são os alunos das séries iniciais, ficou com a professora da escola Henrique Bertolucci Sobrinho, Vanize da Silva Oliveira, com o projeto denominado: Abraçando a paz.
A professora agradeceu a oportunidade e se emocionou em seu discurso.
“É muito bom mostrar um trabalho que a gente realiza na escola. A educação tem um caminhar, e nesse caminhar nós temos conquistas e adversidades, então esses momentos são importantes. Estou muito feliz, obrigada!”, finalizou.
Na categoria FUNDAMENTAL II, que considera alunos do 6º ao 9º ano, o primeiro lugar foi para as professoras Vivian David e Jeimi Cavichion, da escola Senador Salgado Filho. O projeto desenvolvido recebeu o nome de: Arte Dopamina: 2º edição.
Em depoimento conjunto, as professoras salientaram a arte como inclusiva.
“A arte é uma terapia, na medida que ela pode colorir nossas vidas. Ela também é uma potência para a vida dos estudantes, porque a missão desse conteúdo é fazer com que os alunos se surpreendam com a própria habilidade. Ela é inclusiva por natureza, porque aceita o modo de expressão de cada estudante.”
Já na categoria ENSINO MÉDIO as vencedoras foram as professoras Tatiane Cabistani da Mata e Denise Quitzau Kleine, do colégio Cenecista com o projeto: Vamos Comprar um Poeta: o poder transformador das “inutilidades” da poesia e das artes.
“Aqui, todos os colegas contemplados, estamos na educação porque acreditamos. Estamos todos de parabéns por continuar acreditando na educação. Obrigado a todos que oportunizam esses momentos.”, disse a professora Tatiane.
A secretária de educação do município, Simone Tomazelli Andreis esteve presente e parabenizou os professores pelos trabalhos realizados, além de agradecer a Câmara de Vereadores pela visibilidade que o concurso deu aos profissionais da educação.
Esta foi a 2º edição do concurso e, ao todo, foram 24 projetos inscritos envolvendo 30 professores.
Confira a Lista de todos os vencedores:
Categoria Educação Infantil
> 1º Lugar
Alessandra Rodrigues Oviedo
● EMEF Mosés Bezzi (Projeto – Somos diferentes e isso é legal – discutindo as diferenças);
> 2º Lugar
Catiane Masotti Glienke
Jaqueline Hermann Herold
Silvia Maria Jahn dos Santos
Aline Schneider Negri
● EMEI Paulina Benetti (Projeto – Eu Cuido);
> 3º Lugar
Débora de Vargas Saueressig
● EMEI Delmar Dutra (Projeto – Livros em Ação).
Categoria Ensino Fundamental I
> 1º Lugar
Vanize da Silva Oliveira
● EMEF Henrique Bertolucci Sobrinho (Projeto – Abraçando a Paz);
> 2º Lugar
Amanda da Silva Menger
● EMEF Senador salgado Filho (Projeto – Encontro com a Literatura);
> 3º Lugar
Glaucia Schabarum
● EMEF Nossa Senhora de Fátima (Projeto – Saberes diferentes).
Categoria Ensino Fundamental II
> 1º Lugar
Vivian Clarissa Moraes David
Jeimi Cavichion
● EMEF Senador Salgado Filho (Projeto – Arte Dopamina: 2ª edição);
> 2º Lugar
Iracema Montiel de Oliveira
● EEEF João Benetti Sobrinho (Projeto – Democracia);
> 3º Lugar
Fernanda Pereira Soares
● EMEF Presidente Vargas (Projeto – A Revolução Americana através do Teatro).
Categoria Ensino Médio
> 1º Lugar
Tatiane Cabistani da Mata
Denise Quitzau Kleine
● Colégio Cenecista (Projeto – Vamos Comprar um Poeta: o poder transformador das “inutilidades” da poesia e das artes).