InícioColunistasLivre ExpressãoMais importante da década

Mais importante da década

Tempo de leitura: < 1 minuto

Ministério Público, vereadores e até a equipe do Governo Municipal julgam o Plano Diretor como “o mais importante projeto lei da década”. Ora, isso é apenas uma questão de preferência pessoal. Pois para outra pessoa pode ser qualquer outro projeto, como esse aprovado esta semana sobre a Família Acolhedora, que vai ajudar financeiramente as famílias que acolherem jovens e adolescentes sem lar. Fazer um bom Plano Diretor parece obrigação.

Eventos paralelos

O empresariado têm reclamado a impossibilidade de promover eventos paralelos ao Natal Luz com cobrança de ingressos. É uma discussão que em algum momento teremos de enfrentar. É compreensível que enquanto o formato é este, de o município se responsabilizar pelos principais eventos, com um compromisso de R$ 35 milhões como este de 2022, tenha de ser exclusivo, pois se houver concorrência em venda de ingressos e atração de patrocínios, daqui a pouco todos podem ter problemas financeiros. Particularmente, sou liberal e privatista, mas entendo o motivo social que leva, momentaneamente, a intervenções públicas. Canela não tem eventos com cobrança de ingresso e agora tem o Mega Domo, que é uma novidade que pode nos dar uma ideia do que é certo e errado nestas iniciativas.

Eleição mais importante

Ouço muito que esta eleição é a mais importante de todos os tempos para o Brasil. Ao meu julgamento foi a de 2018. Até o próprio presidente já nos provocou diversas vezes em suas falas para imaginarmos o que seria a nação hoje se naquele pleito tivéssemos eleito o Haddad, candidato do PT. Provavelmente estaríamos tentando fugir daqui. O caos social estaria instalado com certeza. A inflação da Argentina passa dos 80% e da Venezuela não chega qualquer notícia de melhora e o povo não para de evacuar.

Segunda mais importante

De todo o modo seria muito importante o atual governo dar mais um passo. É difícil até de entender como o controle e a superação da nossa economia não está sendo levada em conta na campanha. Lula chega a falar em reorganizar o Brasil, como se tudo estivesse muito ruim, quando na verdade são só números bons. Uma pena que veio a pandemia e mais recentemente a guerra da Rússia para atrapalhar, mas a taxa Selic já estava em 2%. Em tempos normais certamente estaríamos perto de zero. Então se Bolsonaro e Paulo Guedes tiverem mais uma chance e as questões mundiais se acalmarem poderemos experimentar algo jamais visto em termos de desenvolvimento econômico. E, a julgar pelas pesquisas mais recentes, vai dar reeleição.

Plano Diretor

Depois de mais de um ano na Câmara, o projeto foi retirado e um novo apresentado na sexta passada. Nesta terça a comunidade se reuniu com o Executivo e a Câmara de Vereadores no Teatro Elisabeth Rosenfeldt para discutir o projeto, que deverá ser votado em sessão extraordinária dia 16 de novembro.

PRINCIPAIS PONTOS:

Ampliação do Perímetro Urbano

A ampliação urbana acontecerá em várias regiões do município. Na região nordeste, junto ao bairro Carniel, na região sul, nos bairros Várzea Grande e Serra Grande, na região oeste próximo a Tapera/Carazal e principalmente na região norte.

No entorno do Parque dos Pinheiros, após os estudos apresentados pela UFRGS, chegou-se à conclusão que manter em Zona Rural é o ideal. Como Unidade de Conservação de Proteção Integral, deverá ter seu entorno, considerado zona de amortecimento, obrigatoriamentecomo área rural.

Toda a região norte, incluindo as glebas em que já estão em Zona Urbana, estão em Zona 6.2, onde o parcelamento do solo, em qualquer forma, estará condicionado ao Plano setorial que deverá ser realizado como Projeto Urbanístico Relevante, através de Operação Urbana Consorciada. O PUR Nova Centralidade Região Norte, consiste em organizar interesses públicos e privados para o desenvolvimento de um Plano de Ocupação Setorial, da área de expansão urbana.Em resumo, o PLC 03/2021, que foi retirado da Câmara, apresentava uma proposta de ampliação de 60,71% em relação a Zona Urbana atual. Com as alterações propostas agora teremos uma ampliação nas seguintes proporções: 21,35% de ampliação livre e 17,64% de ampliação condicionada ao plano setorial.

Áreas de Interesse Social

A proposta do Plano Diretor aprofundou o tema, dividindo a questão social em duas formas de atuação, trazendo para dentro do plano as áreas de ocupação clandestinas ou irregulares, denominadas de AIS 1 e que deverão ser regularizadas com base na Lei do Reurb. Assim, todas as ocupações, foram contabilizadas 20, nesta modalidade, estejam em Zona Urbana ou Zona Rural foram mapeadas e tiveram seu perímetro delimitado.

Já as AIS 2 são áreas onde os investimentos em produção de novas habitações populares, seja pela iniciativa privada ou pelo poder público serão prioritários e terão incentivos. Identificadas no ANEXO VIII, estão localizadas em vazios urbanos, em meio ou próximos a áreas consolidadas, em diversos bairros da cidade.

O plano traz também um importante instrumento que é a previsão de contrapartidas para investimentos em produção de habitação social. Desta forma fica estabelecido que todas as obras a partir de 1000 m² e as atividades geradoras de demanda de infraestrutura urbana e social deverão contribuir neste sentido. Esta previsão deverá ser regulamentada em Lei posterior, onde será definido os parâmetros, as isenções e etc.

Zona Rural

Em relação a zona rural, foram estabelecidas regras para o uso hoteleiro, limitado a 35 unidades, com coeficiente hoteleiro definido em 5.000 m²/unidade, desta forma, para chegar ao número máximo de unidades, a área necessária será de 17,5 hectare. O objetivo de valorização e reconhecimento da importância da área rural para o futuro do Município, possibilidade de novos usos cotidianos com objetivo de manter as famílias na área rural e fomentar o turismo rural e as agroindústrias, em harmonia com a preservação ambiental e cultural é uma das premissas da proposta. Outra importante definição foi o número de casas em condomínio. Com o objetivo de possibilitar que as famílias que vivem na área rural, onde não seja possível o desmembramento da terra, será possível a organização jurídico/fundiária através da constituição de condomínio, sendo o número máximo de casas limitado a 10 unidades por matricula, respeitando a fração de 1 casa por hectare.

Limites para Grandes Obras

O plano diretor traz diversos instrumentos para limitar as grandes obras, que alteram a dinâmica e a paisagem local. Entre os instrumentos, alguns já estão no plano vigente, como a limitação em 40 metros para o comprimento e largura máximos por edificação, o coeficiente hoteleiro, que determina quantas unidades podem ser construídas em determina zona, levando em conta o tamanho do lote. Com o objetivo de manter o equilíbrio e a proporção entre paisagem, infraestrutura e futuras edificações, ficará determinado como limite máximo por empreendimento hoteleiro e/ou residencial plurifamiliar 150 unidades. Em algumas zonas esse limite será ainda menor, chegando ao máximo de 100 e outras ao máximo de 60 unidades.

Não termina aqui

Na próxima edição vamos aprofundar um pouco mais sobre o texto do novo Plano Diretor abordando os temas:

Regras para Expansão Urbana

Mobilidade Urbana

Zoneamento Regime de Usos e Requisitos Urbanísticos

Projetos Urbanísticos Relevantes

(A coluna agradece o secretário Rafael Bazzan pela ajuda nos tópicos referentes ao Plano Diretor)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gilberto Cezar anuncia filiação ao PSD

O prefeito de Canela, Gilberto Cezar, anunciou neste sábado, 30 de agosto de 2025, sua filiação ao PSD. O ato contou com o apoio...

Motociclista é detido após acompanhamento da Brigada Militar em Canela

Na manhã deste sábado (30/08), um motociclista desobedeceu ordem de parada da Brigada Militar e seguiu em alta velocidade pelo centro da cidade. Durante...

Empresária de Canela denuncia tentativa de golpe com PIX falso

Uma empresária do ramo de confeitaria em Canela procurou a reportagem do Jornal Integração para relatar uma nova tentativa de golpe envolvendo pagamentos via...

IGP confirma feminicídio seguido de suicídio em Canela

A tragédia que abalou a comunidade de Canela no final de julho teve nesta semana uma confirmação oficial. Os laudos técnicos do Instituto-Geral de...

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...
error: Conteúdo protegido