Lava Jato

Tempo de leitura: < 1 minuto

Felizmente a Lava Jato não foi esquecida totalmente na eleição. O então juiz Sérgio Moro, que levou o governante mais corrupto da história do Brasil, o Lula, dito por ele mesmo, responder a 26 processos, foi eleito senador da República pelo estado do Paraná. O procurador do Ministério Público, chefe da investigação que juntou as provas para a condenação em todas as instâncias que tramitou, por unanimidade, DeltanDallagnol, também se elegeu e foi o mais votado dos paranaenses, este deputado federal, com 344.917 votos.

Lado obscuro

Porém, os 261.247 votos da também paranaense e que está sempre por perto do ex-presidiário, a Gleisi Hoffmann (PT), para a Câmara Federal, e os 57.259.505 do próprio Lula, para presidente da República, denotam que para muitos ser corrupto não é um critério para decidir em quem votar.

Segundo turno

Se olhar simplesmente para o resultado do primeiro turno, 48,43% a 43,2%, restando portanto apenas 1,57% para alcançar metade dos votos, parece que o segundo turno é apenas para cumprir protocolo. Até porque Simone Tebet (MDB), que fez 4,16% dos votos e Ciro Gomes (PDT) que obteve 3,04% dos sufrágios, declararam apoio. Acontece que esses são apoios envergonhados, nem eles tem coragem de falar o palavrão Lula depois de chama-lo o tempo todo de ladrão e pilantra no primeiro turno.

Enquanto há vida, há esperança

Bolsonaro conseguiu alguns apoios bem interessantes que dão uma nova visão para o segundo turno. Os governadores reeleitos no primeiro turno em estados importantes eleitoralmente como o RJ, Cláudio Castro, PR, Ratinho Júnior, e MG, Romeu Zema, tem potencial para mudar este cenário. Outros figurões como o atual governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, mais Sérgio Moro e DeltanDallagnol, entre outros mais se somando. Vejamos que dos 15 estados com a eleição para governador definida no domingo passado, 8 declaram apoio a Bolsonaro e 5 ao Lula. Restam dois, um do Republicanos (Tocantins), onde o governador do partido aliado de Bolsonaro fez 58% dos votos e o presidente apenas 44% (Interessante que neste estado o segundo colocado é do PL e o PT ficou apenas com 10,64%) e outro do Solidariedade (Amapá).

A fala de Zema

Foi muito forte a fala do governador reeleito de Minas Gerais quando veio a público falar da sua motivação para apoiar Bolsonaro em detrimento ao outro. Disse que foi uma gestão desastrosa a do governador do PT que o antecedeu e que muitos prefeitos “renunciaram, adoeceram e suicidaram” pela falta de repasses do Estado para cumprir os compromissos com a saúde, por exemplo. “Eu mais do que ninguém herdei uma tragédia”, explicou dizendo que já pagou mais de R$ 30 bilhões em dívidas e mandou perguntar para qualquer um dos 853 prefeitos.

Só lembrando que o governador da época 2015/2018 foi Fernando Pimentel, que concorreu à reeleição mas perdeu para Zema em 2018 e nesta eleição não se elegeu nem para deputado federal. Mas, se Lula for o presidente, vocês já sabem né? Tem um lugarzinho para ele, na Petrobrás, na Caixa, no Banco do Brasil…

Malditas pesquisas

Está se falando em CPI no Senado e não é à toa. Desta vez as empresas se puxaram e notoriamente agiram de propósito para influenciar nos três principais cargos que estavam na disputa, presidente, governador e senador.

Mas é isso que deixa uma visão sobre o que pode acontecer no segundo turno. Todos sabemos que uma grande parcela do eleitoral, que deve girar ao redor de 10%, não tem uma preferência entre os presidenciáveis e por isso tende a votar “em quem ganha”. E convenhamos, amanhecemos domingo com a televisão (todos os canais) dando a pesquisa de sábado apontando Lula com 50% contra 36 de Bolsonaro. Há ali com certeza um bom número de eleitores que pode sim mudar seu voto no dia 30 próximo porque votou induzido e mal informado, muito mal diga-se de passagem. Mas, quanto as pesquisas, essas deverão, e irão, mostrar Lula com 59, 60% no dia 30.

Ontem o Ipec (do Lula) já deu 51 a 43, como se 100% dos votos dos demais teriam migrado para o petista e nenhum único para Bolsonaro. A PoderData, publicada também ontem, aponta que Lula (PT) tem 52% dos votos válidos, contra 48% de Jair Bolsonaro (PL). 

Renovação

A cada eleição é bonito de ver uma certa limpeza de nomes tradicionais e que a gente já não aguentava mais. Exemplos disso: Joice Hasselmann, Alexandre Frota, Rodrigo Maia…

Por outro lado alguns anciões são ressuscitados, como Miguel Rosseto que foi eleito deputado estadual pelo RS. E, por pouco, que não ressuscitamos até o Olívio Dutra, aos 81 anos em um mandato de oito. Vê se pode!

Plano diretor terá novo projeto

Os vereadores chamaram coletiva de imprensa ontem para atualizar sobre o andamento do Plano Diretor que está com eles desde o dia 24 de setembro de 2021, há um ano e pouco já. O presidente Renan chamou de “tramitação final” o atual estágio. Mas na verdade o que vai acontecer é que este projeto será descartado e um novo, já com os ajustes feitos pelos vereadores, pela Secretaria de Planejamento da Prefeitura e as assessorias contratadas fizeram, será apresentado na terça-feira dia 11.

Votação dia 11/11

Entre a apresentação do novo projeto pelo Executivo, a tramitação com audiências públicas e um Fórum marcado para o dia 18 de outubro, a previsão é que a votação ocorra dia 11 de novembro, sexta-feira, em sessão extraordinária. Ao que foi dito o novo projeto é fruto de um consenso entre todas as partes envolvidas e por isso, ainda que tenha de ser cumprido o rito com audiências públicas e a tramitação nas comissões internas, novas alterações maiores não deverão ocorrer. Pois, daqui a pouco, a bola de neve pode seguir aumentando de tamanho.

400 artigos

Ao que deu para entender na coletiva de imprensa os nove vereadores, a Prefeitura, MP e entidades em geral, estão todos alinhados com a nova redação do Plano Diretor, que dizem ser a lei mais importante e mais discutida de todos os tempos em Gramado. As assessorias contratadas custaram R$ 370 mil e ao que afirmam foi um bom investimento, eis que nenhum dos nove edis entendia pivicas sobre o tema. Celso Fioreze chegou a dizer que passou um fim de semana lendo o projeto e que no final não entendeu nada e que quando um cidadão lhe disse que o presidente teria de devolver o dinheiro da assessoria, se colocou à disposição do mesmo para ajudar a pagar se fosse o caso.

MP está atendido

O presidente Renan Sartori disse que este será o melhor Plano Diretor que Gramado já teve, que vai “garantir que a cidade cresça organizada” e que as ponderações do MP e da sociedade organizada foram contempladas. Quem mais parecia realizado e feliz com o novo esboço de projeto era o vereador do PSDB, Celso Fioreze. Ele chegou a dizer que outros municípios, inclusive Canela, já querem saber quem foi que ajudou a traçar o novo projeto. Ele destacou que o novo projeto vai contemplar as áreas ocupadas irregularmente. Também foi antecipado na coletiva que as construtoras terão uma taxação em percentual de construção que pode chegar a 20% a destinar para moradias populares. Exemplo: A construtora faz um prédio de 300 apartamentos e faz de 30 a 60 habitações populares em áreas pré-definidas pela lei (Plano Diretor). Também foi antecipado que no interior, nas áreas rurais, poderão serem construídas pousadas.

O tempo é agora

A sociedade esperneou por este tempo todo, mas os vereadores seguiram seu ritmo e se agarraram na ideia de que não importa o tempo. A sociedade obviamente não poderia entender que algo demore tanto para ser feito, afinal de contas se somar o tempo que o projeto levou para ser confeccionado pela prefeitura já são três anos, iniciou lá com a equipe do Fedoca ainda. Celso Fioreze ratificou ontem aos que reclamam deste tempo “o tempo é agora e precisou deste tempo”. Há muitos projetos aguardando para serem protocolados, de todas as medidas, grandes pequenos, empresariais e residenciais. Portanto a Secretaria de Planejamento que se reforce porque após sancionado o novo Plano Diretor de Gramado centenas irão para a fila.

Fórum dia 18

O novo projeto será ‘esmiuçado’ à sociedade no dia 18, no Teatro Elisabeth Rosenfelt em Fórum a iniciar as 14h30 e encerar às 20h30, com intervalo de uma hora as 17h. A Câmara prevê reuniões em bairros e produzir material explicativo simplificado para que toda a sociedade entenda o que está sendo proposto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gilberto Cezar anuncia filiação ao PSD

O prefeito de Canela, Gilberto Cezar, anunciou neste sábado, 30 de agosto de 2025, sua filiação ao PSD. O ato contou com o apoio...

Motociclista é detido após acompanhamento da Brigada Militar em Canela

Na manhã deste sábado (30/08), um motociclista desobedeceu ordem de parada da Brigada Militar e seguiu em alta velocidade pelo centro da cidade. Durante...

Empresária de Canela denuncia tentativa de golpe com PIX falso

Uma empresária do ramo de confeitaria em Canela procurou a reportagem do Jornal Integração para relatar uma nova tentativa de golpe envolvendo pagamentos via...

IGP confirma feminicídio seguido de suicídio em Canela

A tragédia que abalou a comunidade de Canela no final de julho teve nesta semana uma confirmação oficial. Os laudos técnicos do Instituto-Geral de...

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...
error: Conteúdo protegido